Desvendado o mistério da mistura "explosiva" da Coca-Cola diet e da bala Mentos

Contribuição da Profa. Claudia M. de Rezende (IQ-UFRJ) enviada em 1/10/2008
(Fonte: C&EN, July 14, 2008, p. 56)

O efeito efervescente produzido pela adição da balas Mentos ao refrigerante Coca-Cola Diet, conhecido vulgarmente como reação de “Mentos-Diet Coke”, é bastante propagado em portais de vídeo e na Internet devido a impressionante propulsão dos jatos do refrigerante da garrafa, muito semelhante ao que acontece em algumas fontes termais conhecidas como gêiser.

Embora o efeito tenha sido amplamente discutido nos últimos anos, somente agora, em junho de 2008, o físico Tonya S. Coffey e seus colaboradores descreveram no periódico American Journal of Physics [vol 76(6), 551-557], em detalhes, a natureza física do fenômeno.

O efeito não se deve diretamente ao tipo da bala Mentos (frutal ou mentolada), nem tão pouco a cafeína do refrigerante ou ao pH do meio, como em princípio foi suposto. O fenômeno é devido à presença da goma arábica presente na bala Mentos. Este surfactante, presente na camada externa da bala, diminui a tensão superficial do meio acarretando a liberação rápida do CO2 da garrafa. A saída rápida de gás resulta num jorro forte e contínuo. Esse efeito é potencializado pelo aspartame e pelo benzoato de potássio, presentes no refrigerante, que contribuem para diminuir a tensão superficial do meio facilitando a formação de bolhas.

Coffey e cols. usaram a microscopia eletrônica para investigar a aspereza da bala Mentos, mostrando que na superfície dessas balas são formados sítios de nucleação de CO2.

 

Outros materiais como areia, sal e detergentes lava-louças provocam o mesmo fenômeno, mas em escala bem inferior ao das balas Mentos.


Outro aspecto importante para criar o fantástico efeito efervescente deve-se à rapidez com que as balas Mentos chegam ao fundo da garrafa, dada a sua densidade, contribuindo para o aumento da velocidade da reação.

Veja outras notícias da SBQ Rio: mais notícias

 

Coca e Mentos

http://en.wikipedia.org/wiki/Diet_Coke_and_Mentos_eruption

Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Sociedade Barsileira de Química Isi Web of Knowledge - site de pesquisa científica restrito Busca de patentes - livre acesso Busca de periódicos nas bibliotecas Publicações eletrônicas de países em desenvolvimento Portal de busca científico-acadêmica de livre aceso Portal de busca de literatura acadêmica de livre acesso
Última Atualização 21-Oct-2008