A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo o acesso eqüitativo ao conhecimento científico em saúde. Distingue-se do conjunto de fontes de informação disponíveis na Internet por obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade.
O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.
O Portal .periodicos.CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.
Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Governo Federal, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.
Objetiva disponibilizar e difundir a produção científica, acadêmica e intelectual da Universidade em formato eletrônico/digital de: artigos, fotografias, ilustrações, teses, obras de arte, registros sonoros, revistas, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio-cultural.
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS utiliza como ferramenta de busca o seu catálogo online SABi, o qual reúne as teses e dissertações defendidas na UFRGS, assim como aquelas defendidas em outras instituições por seus técnicos e docentes.
O Núcleo de Documentação é constituído de vinte e quatro bibliotecas (seis da área médica, oito da área de ciências exatas e tecnológicas, oito da área de ciências humanas e sociais e duas dos colégios agrícolas), do Arquivo Central, do Centro de Memória Fluminense, do Laboratório de Reprografia (LARE) e do Laboratório Conservação e Restauração de Documentos (LACORD), além de três Divisões e seus Serviços.
Organizada pela U.S. National Library of Medicine (NLM) e publicada na internet pela Community of Science, Medline é a mais abrangente fonte de literatura biomédica do mundo, contendo aproximadamente 11 milhões de registros, de mais de 7.300 diferentes publicações, de 1965 até 2005.