Agenda de defesas

Julho 2014
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Apresentação

 
Programa:  PPGSC/UFF
 
O programa de mestrado em saúde coletiva da Universidade Federal Fluminense foi criado em 2007 e iniciou a primeira turma em 2008. O curso tem como objetivo: 1) desenvolver formação em nível de pós-graduação, comprometida com a produção de conhecimento e a formação acadêmica em Saúde Coletiva, proporcionando uma reflexão crítica sobre o campo da Saúde Coletiva, considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas. 2) Apoiar a formação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a capacitação para a docência no campo da Saúde Coletiva, contribuindo para a conscientização, no interior da universidade e na opinião pública, dos problemas de saúde da população brasileira. 3) Contribuir com a produção de conhecimento na área, e colaborar com instituições de outros países no desenvolvimento de projetos conjuntos relacionados ao campo da saúde coletiva.
 
O programa consta com uma área de concentração e duas linhas de pesquisa:
 
 Área de concentração: Saúde Coletiva
 
 Linhas de pesquisa:
 
- Planejamento, formação e avaliação em saúde
- Estudos das condições e determinantes de saúde da população
 

O tempo de duração do mestrado é de 24 meses e o aluno deverá cursar 40 créditos, sendo que a qualificação do projeto corresponde a 6 (seis) e a conclusão da dissertação 9 (nove) créditos. Além disso, 16 créditos são de 5 disciplinas obrigatórias para todos os alunos: Introdução à saúde coletiva; Planejamento, educação e avaliação na saúde; Epidemiologia em saúde coletiva; Introdução à bioestatística e Seminários de acompanhamento. Os demais créditos podem ser cursados nas diversas disciplinas optativas e/ou em outros programas de outras Instituições devidamente credenciados pela CAPES.
 
As disciplinas do primeiro semestre fundamentam os aspectos epistemológicos e metodológicos do curso com cinco disciplinas obrigatórias a todos os alunos e outras optativas. No segundo semestre os alunos aprofundam os conhecimentos teóricos e metodológicos de cada linha de pesquisa, apresentam e discutem os projetos de dissertações, no seminário de acompanhamento e outras disciplinas optativas, sendo algumas específicas de cada linha de pesquisa.No terceiro e quarto semestres os alunos podem participar de disciplinas que subsidiam a prática docência (estágio docência), fazem o exame de qualificação, continuam a elaboração da dissertação e produção científica, e defesa da dissertação em 24 meses, sendo que há banca prévia.