Política de publicação
A Revista procura divulgar a produção acadêmica dos alunos, monitores e professores da UFF, bem como de temas que tenham despertado o interesse da comunidade acadêmica fluminense. Na realização dessa finalidade, a Revista foi estruturada de forma, notadamente, interdisciplinar. As três primeiras seções - direito público, processual e privado- revelam muito mais uma forma de controle metodológico com intuito de manter a pluralidade temática do que uma divisão cartesiana a excluir as interconexões. Não se excluiu a jurisprudência, os projetos de pesquisa, resenhas de livros e as demais produções para as quais são destinadas seções próprias.
Consideradas essas características, a Revista De Direito dos Monitores da UFF percebe, em alguma medida, a influência recíproca entre a graduação e a pós-graduação em Sociologia e Direito e Relações internacionais da Faculdade de direito da UFF. Instituiu, por isso, uma política editorial compatível com as características da mesma, privilegiando a publicação de textos com teor interdisciplinar, senso crítico, historicidade ou que revelem alguma tendência à internacionalização do direito.
Regras de formatação textual
Os textos enviados devem respeitar algumas regras de formatação a fim de facilitar o processo de confecção e finalização da Revista de Direito dos Monitores da UFF.
São elas, resumidamente:
Margens da página
Superior: 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm
Título
Fonte: Times New Roman, em negrito
Tamanho da fonte: 14 pt.
Corpo do texto
Fonte: Times New Roman
Tamanho da letra do corpo do texto: 12 pt.
Espaçamento entre as linhas: 1,5 linha
A primeira linha do parágrafo: recuo 1,5 cm
Citação: fonte 10pt, recuo 4 cm; espaçamento simples
Nota de rodapé
Fonte: Times New Roman
Tamanho da letra da nota de rodapé: 10 pt.
Espaçamento entre as linhas: simples
Espaçamento "depois": 6 pt
Obs. Todas as referências bibliográficas devem respeitar o padrão ABNT, orientando-se pelo seguinte modelo:
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS*
Citação direta curta
Até três linhas deve ser utilizada entre aspas no decorre do texto. Ex:
Numa cultura organizacional que favoreça a aprendizagem, as pessoas sabem que necessitam permanentemente de buscarem mais conhecimentos e que nunca o saber será completo, pois “é da natureza do conhecimento que ele mude rápido e que as certezas de hoje se tornem os absurdos de amanhã” (DRUCKER, 1999, p. 121).
Citação direta longa
Mais de três linhas deve aparecer em parágrafo distinto, iniciando-se a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas e sem as aspas. Ex:
O símbolo ABC, puro evento físico, na verdade, além de ser para ele o significante do significado denotativo (nível 0), também lhe conota perigo, o que não acontecia de acordo com a máquina. A comunicação depende do contexto onde ela ocorre, ou seja, a palavra vaca leiteira pode fazer-me evocar a idéia de pasto, leite trabalho, enquanto que para o hindu despertará a idéia de ritualidade, religiosidade e respeito (ECO, 1997, p. 20).
Omissões em citação – possível caso não modifique o sentido do texto, deve ser usado reticências entre colchetes ex:
As transformações na base técnica da produção agropecuária "[...] trazem como conseqüência uma alteração na organização da produção, na medida em que, com o uso dessas técnicas, há um aumento na produtividade da terra e do trabalho".
Citação de citação. Exs:
Segundo Motta citado por Fraga (2005, p. 42), “a mudança aparece não só como inevitável, mas necessária à sobrevivência. Os fatos se alteram com rapidez, e o mesmo acontece com as idéias, [...]”
Segundo Motta apud Fraga (2005, p. 42), “a mudança aparece não só como inevitável, mas necessária à sobrevivência. Os fatos se alteram com rapidez, e o mesmo acontece com as idéias, [...]”
quando houver mais de uma obra de um mesmo autor, a diferenciação é feita pelas datas de publicação. Caso haja coincidência de datas, deve-se acrescentar ao ano uma letra minúscula, de acordo com a lista de referências no final do trabalho.
Exemplo:
(TEIXEIRA, 1995a, p.23)
(TEIXEIRA, 1995b, p.27)
* Estas orientações e exemplos foram retirados do MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DA FACULDADE PIO XII – 4ª Edição – organizado por Marcelo Loyola Fraga e que está disponível em: ttp://www.aguidamonografias.com.br/noticia/15/manual-para-elaboracao-de-trabalhos-academicos-dos-cursos-da-faculdade-pio-xii
Referências Bibliográficas
Todas as referências bibliográficas devem respeitar minimamente o padrão ABNT, orientando-se pelo seguinte modelo:
No caso de Artigos em periódicos o nome do Artigo deverá aparecer sem negrito antes do nome do próprio periódico, este em negrito.
A legislação deverá ser citada seguindo o seguinte modelo:
As referências aos julgados devem respeitar o seguinte modelo, no qual se entende título pela natureza da decisão ou ementa:
Todos os documentos que foram encontrados na internet deverão conter após a citação o texto Disponível em . Acesso em: data.
Sumário
Os artigos devem conter um sumário, com recuo 3, entre o nome do(s) autor(es) e o corpo do texto. Além disso, devem dispor de um resumo em português e um abstract em inglês.