RDM | UFF - Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense

QUEM SOMOS

A Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense (RDM-UFF) é um periódico eletrônico para a divulgação de trabalhos e pesquisas com foco na graduação. Fundada em 2008, o projeto nasceu de um grupo de alunos que acreditavam em um espaço de pesquisa e extensão voltados para a graduação. Desta forma, nasceu a primeira revista do gênero no Estado do Rio de janeiro e uma das únicas no Brasil. Muito desacreditada em seu começo, progressivamente adquiriu o respeito da comunidade acadêmica fluminense e dos próprios alunos e professores da Casa. Novos alunos e monitores passaram a compor os quadros da Revista, mediante um processo seletivo aberto a todos os discentes da Faculdade de Direito, realizado pelos próprios membros da revista o que permitiu o seu crescimento.

Hoje, em 2012, depois de dois prêmios Josué de Castro e mais de 10 edições on-line, podemos dizer que o projeto atingiu seu objetivo: a criação de um espaço sério e respeitado para que os alunos de graduação possam publicar seus artigos e pesquisas acadêmicas, um local onde alunos deixam de ser meros repositórios de conhecimentos dos professores para se tornarem sujeitos ativos de sua própria formação.       

A Revista atualmente é semestral e setorizada, encontra-se divida em cinco seções, a saber: Direito Público, Direito Privado, Direito Processual, Teoria e Pesquisa, Laboratório de Jurisprudência. Também recebemos artigos de mestrandos, pós- graduandos e doutorandos que serão publicados em uma seção especial.

Desde a sua criação a RDM vem acompanhando o gradual e contínuo processo de valorização das atividades acadêmicas na UFF e nas demais Universidades do país e do exterior. Sem abraçar qualquer ideologia político-partidária, pretendemos promover novas iniciativas e divulgar estudos e pesquisas já desenvolvidas no âmbito universitário, integrando esforços de alunos e professores.

 

 

Julho de 2012.

 

Conselho Editorial da Revista de Direito dos Monitores