INFORMAÇÕES SOBRE O DEPARTAMENTO

História do curso de Engenharia Química

No âmbito do Centro Tecnológico, o Departamento de Engenharia Química – TEQ foi criado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Resolução nº 06/74, de 21/01/74), tendo como função congregar as disciplinas específicas do curso de Engenharia Química. Essa mesma resolução estabeleceu, também, as disciplinas no currículo.

Em março de 1974, começaram a ser oferecidas as três primeiras disciplinas do TEQ com professores contratados para formar o quadro do Departamento.

Os primeiros professores recrutados para o TEQ eram jovens profissionais, com cursos de especialização e/ou mestrado, e exerciam atividades em empresas privadas e públicas.

Essa dupla atividade, universidade/empresa, aliada ao fato de que no início o TEQ não dispunha de laboratórios, fez com que o curso fosse mais voltado para o setor de projeto e planejamento industrial, o que em momento algum interferiu na qualidade do ensino. Desde o princípio, ex-alunos têm obtido boas colocações em empresas privadas e públicas e em cursos de pós-graduação.

Com o passar do tempo, novos professores foram sendo agregados ao TEQ que hoje conta com 25 professores. Os Professores da TEQ possuem trabalhos publicados em revistas renomadas mundialmente, e têm participado de inúmeros congressos, seminários e encontros no Brasil e Exterior.

O Curso de Engenharia Química da UFF por meio da ação integrada do seu departamento, Coordenação, Corpo Docente, Direção da Escola de Engenharia, Centro Tecnológico e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação iniciou em 2005 o curso de Especialização (Lato Sensu) na área de Petróleo e Gás Natural.

História do curso de Engenharia de Petróleo

O Curso de Engenharia de Petróleo da UFF possui duração de 5 anos e carga horária de 3823 h, sendo oferecidas anualmente 45 vagas, para início de atividades no primeiro semestre letivo de cada ano.

As primeiras ideias para a criação de um Curso de Engenharia de Petróleo na UFF remontam a outubro de 2003, quando a direção do então Centro Tecnológico designou uma comissão de professores para elaborar a proposta do curso. A partir de dezembro de 2003, os diversos departamentos envolvidos da Escola de Engenharia e a PROAC – Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos deram apoio à iniciativa.

Em 23 de fevereiro de 2005, por intermédio da Resolução 50/2005, o Conselho Universitário aprovou a criação do Curso de Engenharia de Petróleo, cujo funcionamento iniciou-se em março de 2006, com a oferta de 30 vagas. Esta primeira turma concluiu o curso em dezembro de 2010.

O reconhecimento do Curso de Engenharia de Petróleo pelo Ministério da Educação ocorreu em 11 de janeiro de 2011, pela Portaria MEC/CNE 84, e seu cadastramento no CREA foi aprovado pela Decisão Plenária PL/RJ 3967/2011 em 05 de setembro de 2011.