Abreviaturas, símbolos e siglas são mais utilizados em literatura científica e técnica do que em qualquer outra área. As abreviaturas permitem aos autores poupar tempo espaço. Hoje, um monte destes termos são usados para designar tudo, de sde comunicações e sistemas de computador a sociedades científicas e revistas de química e nomes de constantes matemáticas. Em um esforço para aumentar a velocidade das comunicações, mais e mais destes termos estão aparecendo cada ano. Este título é o mais completo guia que existe para decifrar as siglas, símbolos e abreviaturas usadas em ciência e tecnologia, com 200.000 registros.
Beilstein Handbook of Organic Chemistry. Uma fonte clássica de dados de compostos orgânicos, cuja origem remonta ao século dezoito. Beilstein foi convertido ao formato eletrônico na última década do século vinte. Mais de oito milhões de compostos e cinco milhões de reações químicas são cobertas agora, com uma ampla faixa de propriedades físicas, bem como métodos sintéticos e dados ecológicos. O banco de dados é acessível através do software CrossFire.
Gmelin Handbook of Inorganic and Organometallic Chemistry - um subconjunto de informações da série impressa foi convertido para o formato eletronico e é distribuído do mesmo modo que o Beilstein. Além das propriedades físicas padrões, a cobertura inclui uma ampla gama de propriedades de transporte, óticas, magnéticas, espectroscópicas, e térmicas para aproximadamente um milhão e quatrocentos mil compostos.
A Capes, fundação do Ministério da Educação, investe no desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu focada na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior. É responsável por mais da metade das bolsas de pós-graduação no país, avalia cursos de mestrado e doutorado, além de financiar a produção e a cooperação científica.
Cambridge Crystallographyc Data Centre. Mantém o banco de dados de estruturas de Cambridgecom mais de 250 mil compostos. Os arquivos de dados e os softwares de manipulação são distribuídos de vários modos.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.
DECHEMA distribui o banco de dados DETHERM, que enfatiza os dados usados no desenvolvimento de processos na indústria química, incluindo propriedades termodinâmicas e de transporte de aproximadamente 20 mil compostos puros e 90 mil misturas. O acesso é disponível atrvés de bancos de dados locais ou via internet.
Design Institute for Physical Property Data. So os auspícios do American Institute of Chemical Engineers [ www.aiche.org/dippr/ ], DIPPR oferece dados de compostos químicos de importância industrial. O maior projetolida com propriedades físicas, termodinâmicas e de transporte de compostos puros.
Mantem extensos bancos de dados sobre propriedades termodinamicas e de transporte de compostos puros e misturas de interesse industrial. São distribuídos através de DECHEMA, FIZ CHEMIE, e outros. Um banco de dados mais simples também está disponível para uso educacional.
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ – é a agência de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
Além de vários bancos de dados bibliográficos, FIZ Karlsruhe mantém o Inorganic Crystal Structure Database em colaboração com o National Institute of Standards and Technology. O ICSD contém as coordenadas atomicas e dados relacionados de mais de 50 mil cristais inorganicos.
International Union of Pure and Applied Chemistry. IUPAC apoia vários projetos a longo prazo, incluindo estes exemplos: a- Solubility Data Project - avalia todos os tipos de dados de solubilidade. Os resultados são publicadosno Solubility Data Series, incluso no Journal of Physical and Chemical Reference Data [ www.unileoben.ac.at/~eschedor/ ] b- Kinetic Data for Atmospheric Chemistry - mantém um banco de dadossobre cinéticas de reações importantes na química da atmosfera. [ www.iupac-kinetic.ch.cam.ac.uk/ ] c- International Thermodinamic Tables for the Fluid State - prepara tabelas de propriedades termodinânicas de fluidos industrialmente importantes. treze volumes foram publicados pela IUPAC [ http://www.iupac.org/publications/books/seriestitles/ ]
Landolt-Börnstein Numerical Data and Functional Relationships in Science and Technology - Landolt-Börnstein cobre uma faixa bastante ampla de dadosfísicos, químicos, cristalográficos,de ciencia dos materiais, biofísica, astronomia e geofísica. Volumes em capa dura da New Series (que teve início em 1961) ainda estão sendo publicados, e a coleção completa agora é acessivel via internet.
National Institute of Standards and Technology - sob seu programa Standard Reference data, o NIST apoia diversos centros de dados em ciência dos materiais, física e química. Esse link é da área de cerâmica.
National Nuclear Data Center - Mantem bancos de dados de reações e estruturas nucleares, incluindoseções cruzadas de neutrons. O NNDC é o nó dos Estados Unidos em uma rede internacional de centros de dados nucleares.
Portal para todos os dados do National Institute of Standards and Technology. O NIST apoia vários centros de dados na área de química, física e ciência dos materiais. Os tópicos cobertos incluem termodinâmica, propriedades de fluidos, cinética química, espectroscopia de massas, espectroscopia atomica, constantes físicas fundamentais, ceramica e cristalografia.
Desde 1921, Organic Syntheses tem suprido a comunidade química com coleções anuais de procedimentos de síntese orgânica detalhados e confiáveis, cuidadosamente checados. Alguns procedimentos descrevem métodos práticos para a preparação de compostos específicos de interesse, enquanto outros procedimentos são ilustrativos de métodos sintéticos importantes de uso comum. Em comparação com os procedimentos experimentais típicos de outros periódicos, no Organic Syntheses cada procedimento é escrito com muito mais detalhes , e os dados de cada reação e caracterização tem sido checados e reproduzidos no laboratório de um membro da editoria.
International Center for Diffraction Data. - mantém e distribui o Powder Diffraction File, um arquivo de padrões de difração de raios x usados na identificação de materiais cristalinos. O ICDD também distribui o NIST Crystal Data File, que contém parametros de mais de 235 mil materiais cristalinos orgânicos e inorgânicos.
Particle Data Group - Centro internacional para dados de física de alta energia, mantém banco de dados de propriedades de partículas fundamentais, que é publicadonas formas eletronica e impressa.
Research Collaboratory for Structural Bioinformatics - mantem o Protein Data Bank (PDB) um arquivo de estruturas tridimensionais de proteínas e outras macromoléculas biológicas.
Agora localizado no National Institute of Standards and Technology, o TRC mantem um arquivo extensode dados cobrindo proriedades termodinamicas,termoquímicas e de transporte de compostos orgânicos e misturas. Os dadossão distribuídos na forma impressa e eletronica.
Portal para o Kirk-Othmer Encyclopedia of Chemical Technology, Ullman´s Encyclopedia of Industrial Chemistry, Encyclopedia of Reagents for Organic Synthesis, etc