Permanentes
Afonso de Albuquerque
Doutor em Comunicação e Cultura, pela UFRJ (1996), tem como temas prioritários de pesquisa a Comunicação Política e o estudo do jornalismo brasileiro sob uma perspectiva comparativa. Publicou artigos em periódicos internacionais, como Journalism, International Journal of Press/ Politics e Journalism Studies. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e é, atualmente, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Política (Compolítica).
Contato: afonsoal@uol.com.br
Ana Lucia Enne
Ana Lucia Enne possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Antropologia Social (1995) e doutorado em Antropologia (2002) pelo PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade) e o GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação e Sociedade – site e blog). É vice-coordenadora do curso de graduação em Estudos de Mídia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cultura e Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, mídia, memória, Baixada Fluminense, cultura popular, política, juventude, consumo e violência.
Contato: anaenne@gmail.com
Antonio Carlos “Tunico” Amancio
Professor associado do Departamento de cinema e video da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ensina Argumento e Roteiro, Cinema latino-americano e Estudos específicos de cinema brasileiro. Tem pesquisado sobre a identidade cultural brasileira no cinema e publicado em revistas nacionais e estrangeiras. É o coordenador do LIA (Laboratório de Investigação Audiovisual), que produz cds educativos sobre cinema.
Contato: tunico@cruiser.com.br
Benjamim Picado
Benjamim Picado é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. No Programa de Pós-Graduação em Comunicação, coordena o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e de Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI). Trabalha no campo da análise de materiais expressivos da cultura mediática, com ênfase nos modelos semióticos e estéticos da discursividade visual e da figuração narrativa (no campo do fotojornalismo, da retórica visual da publicidade e do universo das narrativas gráficas e dos quadrinhos).
Cezar Migliorin
Professor, pesquisador e ensaísta concentrado no cinema e no audiovisual. Nos últimos anos teve seus trabalhos em vídeo apresentados em mostras na Tate Modern e Centre George Pompidou. É membro do Conselho Executivo da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Pesquisa e publica sobre o cinema brasileiro, sobretudo aquele ligado ao campo do documentário em seus aspectos políticos e estéticos. Organizou o livro Ensaios no Real, editado pela Ed. Azougue. Doutor em Comunicação e Estudos Cinematográficos pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle (Paris 3).
Contato: migliorin@gmail.com
Fernando Morais da Costa
Doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense. Suas pesquisas têm como interesse principal o som no cinema. É autor de O Som no cinema brasileiro (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008).
Fernando Resende
Doutor em Ciências da Comunicação (USP, 2002) e Mestre em Estudos Literários (UFMG, 1995). Coordena o [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia (CNPq/UFF). Pesquisador do CNPq, trabalha com ênfase em teoria e estudos da Comunicação e do Jornalismo, atuando principalmente em temas relacionados à narrativa, discurso, cultura, conflitos e alteridade. Autor do livro Textuações: ficção e fato no Novo Jornalismo de Tom Wolfe (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002).
Contato: fernandoresende1501@gmail.com
João Luiz Vieira
Doutor em Cinema (New York University, 1984). Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF. Desenvolve pesquisa sobre “O corpo do voyer: Alair Gomes e Djalma Batista”.
Contato: urbanosantos@terra.com.br
Kleber Mendonça
Doutor em Comunicação (UFF, 2007), Mestre em Comunicação Imagem e Informação (UFF, 2001) e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia. Desenvolve pesquisa na área da Comunicação (e em suas interfaces com o Discurso e a Geografia), com ênfase em filosofia política, movimentos sociais e a análise dos discursos da violência no jornalismo. Coordena o Núcleo de Estudos em Violência e Comunicação (NevCom) e é autor do livro A punição pela Audiência (Quartet/Faperj, 2002).
Marco Roxo
Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia – UFF; Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação – PPGCOM-UFF; Editor Assistente da Revista Contracampo, PPGCOM UFF; Bolsista recém-doutor – UFRJ (2008-2010); editor da revista Eco-Pós do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Doutor (2004) e Mestre (2003) em Comunicação pelo PPGCOM-UFF.
Maria Cristina Ferraz
Professora Titular de Teoria da Comunicação, com 3 estágios de pós-doutoramento em Berlim (2004, 2007 e 2010). Coordenadora local do Doutorado Internacional Erasmus Mundus “Estudos Culturais em Interzonas Literárias”. Doutora em Filosofia pela Universidade de Paris 1-Sorbonne (Paris, 1992). Autora dos livros: Nietzsche, o bufão dos deuses (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994; Ediouro/Sinergia: 2009 e Paris: L’Harmattan, 1998), Platão: as artimanhas do fingimento (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999; Ediouro/Sinergia, 2009 e Lisboa : Nova Vega, no prelo), Nove variações sobre temas nietzschianos (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002) e Homo deletabilis – corpo, percepção e esquecimento: do século XIX ao XXI (Rio de Janeiro: Garamond/Faperj, 2010).
Contato: mcfferraz@hotmail.com
Mariana Baltar
Doutora em Comunicação pela UFF (2007), onde desenvolveu a tese “Realidade Lacrimosa – diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática”. Atua principalmente nos seguintes temas: cinema e audiovisual, ficção seriada, gêneros narrativos, melodrama, horror, pornografia e documentário. Coordena também o Nex!!! – Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais.
Contato: marianabaltar@gmail.com
Marildo Nercolini
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UFF; professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia – UFF. Coordenador do Curso de Mídia. Editor-chefe da Revista Contracampo – Revista do PPGCOM-UFF. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ (2005). Mestre em Sociologia pela UFRGS (1997).
Contato: marildonercolini@uol.com.br
Maurício de Bragança
Graduado em História e Cinema, com mestrado em Comunicação, Doutorado e Pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas pesquisas se concentram no interesse pelos estudos latino-americanos a partir do cinema e da literatura.
Paula Sibilia
Fez graduação em Comunicação e em Antropologia na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, onde também lecionou e pesquisou até 1993. Já no Brasil, fez mestrado em Comunicação (UFF), um doutorado em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) e outro em Comunicação e Cultura (UFRJ). É autora dos livros O homem pós-orgânico: Corpo, subjetividade e tecnologias digitais (2002) e O show do eu: A intimidade como espetáculo (2008), ambos publicados em português e espanhol. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do CNPq e bolsista da FAPERJ.
Contato: sibilia@bol.com.br
Simone Pereira de Sá
Simone Pereira de Sá é Doutora em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ -1997), onde defendeu a tese “Baiana Internacional – o Brasil de Carmen Miranda e as lentes de Hollywood”, que discute música e identidade nacional a partir da imagem de Carmen Miranda em Hollywood. Cursou estágio pós-doutoral na McGill University, em Montreal, Canadá (2008), trabalhando junto ao grupo de Jonathan Sterne. Sua área de interesse acadêmico gira em torno das temáticas das sonoridades e da música, articulada às tecnologias da comunicação e às materialidades, a partir da perspectiva dos Estudos de Som e das reflexões sociológicas aplicadas ao campo da cibercultura.
Contato: sibonei.sa@gmail.com
