Departamento de Planejamento em Saúde - MPS

Obra de Paul Gauguin

Professores

Monitores

Apresentação:

A disciplina "Planejamento e Gerência em Saúde II" (PGS II) possibilitará aos alunos conhecer e discutir alguns conceitos do Planejamento Estratégico e da Clínica Médica, tendo por referência as práticas, tecnologias de cuidado e as prioridades em saúde loco-regionais. Por isto a disciplina tem uma forte diretriz de trazer a realidade vivida pelos alunos no estágio prático (usando TCSIII que ocorre simultânea) para a análise, através do ponto de vista clínico e situacional.

Um dos objetivos principais de PGSII é apresentar fundamentos básicos do enfoque estratégico do planejamento que permitam compreender a dinâmica da clínica e da rede de serviços de saúde em sua complexidade e multiplicidade de determinações. Ao mesmo tempo, objetiva-se também que o aluno possa se apropriar de instrumentos operacionais que permitam a construção de projetos terapêuticos e planos de ação para o enfrentamento de problemas estratégicos em consonância com as necessidades de saúde da população, apoiados em ampla análise da realidade local e articulada a distintas dimensões da prática médica, em uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial. O Planejamento Estratégico Situacional (PES) ao reconhecer e incorporar o papel e capacidade de ação de diferentes atores no jogo social busca soluções criativas para o enfrentamento de problemas concretos, com base no conceito de explicação situacional.

As ferramentas teóricas oferecidas pelo PES permitem analisar os processos de trabalho em saúde e traçar planos de ação para enfrentamento de problemas, incorporando os sujeitos envolvidos – trabalhadores, usuários, gestores, estudantes, entre outros. A metodologia de ensino tem por diretriz a "pedagogia do fator de exposição", isto é, procura expor os alunos aos cenários de práticas, trazendo à cena do processo ensino-aprendizagem, o vivido e experienciado pelo próprio discente, que é o principal sujeito na produção de si como profissional médico e sujeito do saber e fazer em saúde.

© 2006-2017 Planejamento e Gerência em Saúde II. Alguns Direitos Reservados. Visitas: To Be Guarany