A formação do cartógrafo é o mundo: corporificação e afetabilidade

Laura Pozzana

Resumo


Este texto discute a formação do cartógrafo colaborando na construção de pistas do método da cartografia. Ao considerar a processualidade na produção de conhecimento, o texto argumenta que tal formação se faz na abertura atenta do corpo ao plano coletivo de forças em meio ao mundo. O aprendizado e a transformação do pesquisador se fazem no acompanhamento dos efeitos das ações de pesquisa, produzem habilidades e rigor ético. Varela e Latour nos dão suporte na afirmação de que a formação do cartógrafo se faz como inscrição corporal, é acompanhada por processos de corporificação do conhecimento e práticas que configuram regimes de afetabilidade. Neste sentido, aponta para a necessidade de ativação do potencial de ser afetado para além de sua função sensível trivial, ativando uma dimensão de virtualidade que só se amplia à medida que é exercitada. Concluímos que ao pensar na formação do cartógrafo pensamos na produção de mundo.


Palavras-chave


método da cartografia; metodologia de pesquisa; formação; corpo; afeto

Referências


ALVAREZ, J.; PASSOS, E. Cartografar é habitar um território existencial em pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 131-149.

BERGSON, H. L’évolution crêatrice. Paris: Presses Universitaires de France, 1962.

DEPRAZ, N.; VARELA, F. VERMERSCH, P. On becoming aware: a pragmatic of experiencing. Philadelphia: Benjamin, 2003.

KASTRUP, V. O método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa-intervenção. In: CASTRO, L. R. de; BESSET, V. L. (Org.). Pesquisa e intervenção na infância e adolescência. Rio de Janeiro: Trerepa/FAPERJ, 2008.

LATOUR, B. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.). Objetos impuros: experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Afrontamento, 2007. p. 40-61.

OITICICA, H. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

OITICICA, H. Hélio Oiticica: a pintura depois do quadro. Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte, 2008.

PASSOS, E., BENEVIDES DE BARROS, R. A Cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 17-31.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre, Sulina, 2009.

POZZANA, L. O corpo em conexão: Sistema Rio Aberto. Niterói: Eduff, 2008.

POZZANA, L. Oficina de movimento e expressão com deficientes visuais: uma aprendizagem coletiva. In: MORAES, M.; KASTRUP. V. (Org.). Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual. Rio de Janeiro: Nau, 2010. p. 76-95.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina / UFRGS, 2007.

SADE, C.; KASTRUP, V. Atenção a si: da auto-observação à autoprodução. Estudos de Psicologia, v. 16, n. 2, p. 139-146, maio-ago. 2011.

SALOMÃO, W. Hélio Oiticica: qual é o parangolé? e outros escritos. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

SILVA, F. H. Atividade docente: implicações ético-formativas. 2011. Tese (Doutorado)__Programa de Pós-Graduação em Educação / Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

VARELA, A. Um percurso nos Bólides de Hélio Oiticica. 2009. Dissertação (Mestrado)__Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

VARELA, F. O Reencantamento do Concreto. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 71-86, set. 2003.

VARELA, F. Ética y accion. Santiago do Chile: Dólmen / Granica, 1996.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

http://www.uff.br/periodicoshumanas/public/site/images/sssantan/apoio_03_2014_30_357