Acervo
Vídeos
Galeria
Projetos


Jovens de espaços populares: percursos biográficos e modos de vida

Tipo de Projeto: 
Grupo
Status do Projeto: 
Concluído

 entrevista_marcao.jpgSob este eixo temático foram desenvolvidos dois projetos coletivos de investigação no Observatório Jovem. Seguem descrições e links. 

Projeto: Modos de Vida na cidade de jovens de favela: entre posições sociais e singularidades

Descrição: Este projeto de produtividade em pesquisa dá prosseguimento ao movimento de investigação que tenho empreendido e que tem se preocupado em compreender como jovens em elaboram seus modos de vida em suas relações com os territórios da cidade. O objetivo é a compreensão sobre como jovens de espaços populares constroem a vida em suas circulações pelo bairro e a cidade e como a partir de distintas redes sociais de relacionamentos e práticas do espaço elaboram suas condições de ser jovem no jogo relacional que se dá entre os vetores oriundos das posições sociais ocupadas e as possibilidades e dificuldades que se apresentam no curso das trajetórias individuais. A pesquisa, além do inventário bibliográfico sobre a produção relacionada com o problema de investigação, terá dois momentos empíricos . O primeiro será a retomada analítica do acervo de imagens e sons produzidos em duas pesquisas e um projeto de extensão universitária que desenvolvemos na cidade de Niterói. Essas ações geraram expressiva quantidade de material de entrevistas e filmagens com jovens de espaços populares que foi apenas parcialmente aproveitado na produção de artigos e vídeo-documentário de pesquisa. O segundo momento de produção de dados empíricos e análise será resultado do reencontro com os mesmos jovens e territórios anteriormente investigados atualizando o problema de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Prof. Dr. Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projeto: Percursos urbanos de jovens de espaços populares: usos da cidade e modos de vida 

Este projeto tem como problemática central de pesquisa os relacionamentos que jovens moradores de espaços populares estabelecem com a cidade. Através do inventário das trajetórias urbanas de jovens moradores do Morro do Palácio – zona sul da cidade de Niterói – foi desenvolvido estudo exploratório que interrogou a realidade urbana através dos relacionamentos, tramas sociais e segregações vividas por jovens em suas experiências de cidade. A conexão inicial do projeto de pesquisa se deu com jovens participantes do Projeto Arte Ação Ambiental desenvolvido como “atividade extra-muro” pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) desde o ano de 1999. A investigação sobre os trajetos sociais dos jovens participantes da pesquisa permite a ampliação dos conhecimentos sobre as redes sociais que configuram o espaço urbano e que podem se constituir em potencialidades ou entraves para o exercício da cidadania juvenil. A pesquisa procurou não deixar escapar a rede de relações sociais e práticas que contribuem para configurar o espaço social e expressam modos peculiares de vivência e enfrentamento das situações de pobreza e segregação social às quais os jovens de espaços populares estão imersos.

Coordenação: Prof. Dr. Paulo Carrano

Período: 2009-2011

Equipe:

Luciano Dayrell (Bolsista I.C. Faperj)

Patrícia Abreu (Bolsista I.C. CNPq)

Débora Monteiro (Bolsista I.C. CNPq/PIBIC-UFF)

Luciana Ribeiro (Bolsista I.C. CNPq/PIBIC-UFF)

Produtos da Pesquisa:

Artigos:

CARRANO, Paulo. Jovens do Morro do Palácio: cinco caminhos na cidade. In: Osmar Fávero; Maria das Graças S. P. Pinheiro. (Org.). Diversidade na educação de jovens e adultos. 1ed.Brasília: Líber Livro, 2012, v. 1, p. 51-82.

O Jovem Milton: a individuação entre a igreja e a educação social. Geraldo Magela Pereira Leão, Paulo César Rodrigues Carrano. Revista Educação e Realidade. v. 38, n. 3 (2013).

Álbum de fotos

Documentário "Jovens do Palácio: cinco caminhos" - Assista ao filme completo e debate de lançamento na Internet

JOVENS POBRES: MODOS DE VIDA, PERCURSOS URBANOS E TRANSIÇÕES PARA A VIDA ADULTA

Paulo Carrano. Ciências Hum. e Soc. em Revista. Seropédica, RJ, EDUR, v. 30, n. 2, jul-dez., p. 62-70, 2008.

Trajetórias e modos de vida de jovens de espaços populares
Paulo Carrano (Universidade Federal Fluminense)
Geraldo Leão (Universidade Federal de Minas Gerais)

Comunicação apresentada no GT 23 Jóvenes, cultura y poder en las ciudades – na VIII RAM – Buenos Aires,
29 /09 a 02/10 - 2009.

Dois jovens do Palácio: arte, vida cotidiana e projetos - Monografia de conclusão do Curso de Pedagogia - Autora: Patrícia Abreu

Vídeo Clip que descreve a metodologia da pesquisa (5 min.)

 

  

 

Equipe: 

Paulo Carrano (coordenador) - Bolsista Produtividade CNPq - nível 2

Geraldo Leão (UFMG) (Pesquisador visitante - Estágio de pós-doutoramento)

Daniele Monteiro (Assistente de Pesquisa)

Bolsistas:

Débora Monteiro (CNPq/Pibic/UFF)

Luciana Ribeiro (Pibic/CNPq)

Luciano Dayrell, Vanessa Silva (CNPq) , Patricia Abreu e Sarah Esteves (Faperj)