Menu
  • Home
  • Docentes
  • Funcionários
  • Disciplinas
    • Medicina Veterinára
      • Obrigatórias
      • Optativas
    • Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Laboratórios
    • Nutrição Animal
    • Genética Animal
    • Aquicultura e Pesca
    • Genética Quantitativa
  • Fazendas
    • Fazenda Escola de Cacheiras de Macacu
    • Núcleo Experimental de Iguaba Grande
  • Linhas de Pesquisa
  • Atividades Complementares
  • Eventos
  • Contato
Home Atividades Complementares

Atividades Complementares

Os alunos interessados em participar de qualquer desses ítens devem procurar o professor responsável pela atividade e se informar.

Atividades de Iniciação à Docência

  • Iniciação à Docência em Administração Rural
  • Iniciação à Docência em Economia Rural
  • Iniciação à Cinofilia
  • Grupo de Estudos de Aves e Suínos UFF (GEASUFF)

Atividade de Iniciação Profissional

Organização de Eventos

  • SEMANA DE MEIO AMBIENTE
  • ENCONTRO DE ZOOTECNIA

Atividades de Iniciação à Pesquisa

  • Potencial do uso de ambientes hipersalinos para o cultivo de peixes: a lagoa de araruama - RJ, como sistema-modelo.
  • A ictiofauna da lagoa de araruama ao longo de gradientes de salinidade.
  • Adequação Ambiental da Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu.
  • Grupo de Estudos Zootécnicos.
  • Avaliação de alimentos utilizados na alimentação animal
  • Análise e Interpretação de dados aplicados a produção Animal

  • Atividades de Iniciação à Docência

    Iniciação à Docência em Administração Rural (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Luiza Carneiro Mareti Valente

    Resumo: Os alunos participantes ficarão responsáveis por auxiliar os alunos inscritos na disciplina, participar na elaboração das aulas, acompanhar as aulas práticas e, ao final da disciplina, escolher e apresentar uma aula sobre um tema que conste da ementa.

    Perfil do Aluno: Alunos que já tenham cursado a disciplina de Administração Rural, proativos e interessados no conteúdo da disciplina.

    Iniciação à Docência em Economia Rural (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Luiza Carneiro Mareti Valente

    Resumo: Os alunos participantes ficarão responsáveis por auxiliar os alunos inscritos na disciplina, participar na elaboração das aulas, acompanhar as aulas práticas e, ao final da disciplina, escolher e apresentar uma aula sobre um tema que conste da ementa.

    Perfil do Aluno: Alunos que já tenham cursado a disciplina de Economia Rural, proativos e interessados no conteúdo da disciplina.

     

    Iniciação à Cinofilia (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Ingrid Lyrio Figueira Rodrigues

    Resumo: Os alunos participantes serão incluídos na rotina da disciplina de cinofilia, incluindo nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    Perfil do Aluno: Alunos que já tenham cursado a disciplina de Cinofilia, proativos e interessados no conteúdo da disciplina.

     

    Grupo de Estudos de Aves e Suínos UFF (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Cristina Kimie Togashi

    Resumo: Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos que já cursaram a disciplina Zootecnia II e despertar o interesse dos alunos que ainda não cursaram, o grupo de estudos será realizado em encontros semanais para discussão, estudo e apresentação de temas relacionados às áreas de avicultura e suinocultura. Estão previstas atividades como planejamento, elaboração, montagem e apresentações de aulas e seminários.

    Número máximo de alunos por semestre: 10

    Perfil do Aluno: Alunos com interesse na área de produção, que possua conhecimentos de informática e inglês e disponibilidade de tempo para eventuais visitas e atividades a campo.

     


     

    Atividades de Iniciação à Pesquisa

    Potencial do uso de ambientes hipersalinos para o cultivo de peixes: a lagoa de araruama - RJ, como sistema-modelo. (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Alejandra Filippo Gonzalez Neves dos Santos

    Resumo: Objetiva-se com o presente projeto, realizar um levantamento ictiofaunístico na Lagoa de Araruama/RJ, ecossistema hipersalino, identificando através de estudos bioecológicos, as principais espécies de peixes marinhas nativas com potencial para cultivo, visando por em prática sistemas de produção sustentável de peixes, que melhor atendam a população local. O projeto será dividido em duas fases: Fase I, inventário ictiofaunístico da Lagoa a cada quatro meses, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, onde serão feitos estudos de ecologia trófica, reprodução e ectoparasitismo; e Fase II, onde será dado início as atividades de formação e manutenção dos peixes em sistemas controlados entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. Os alunos participarão das coletas de peixes na Lagoa de Araruama e analisarão dados de bioecologia de peixes em laboratório.

    Perfil do Aluno: Alunos de qualquer eríodo interessados em atividades de campo e laboratório. Com conhecimentos básicos de informática.

     

    A ictiofauna da lagoa de araruama ao longo de gradientes de salinidade (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Alejandra Filippo Gonzalez Neves dos Santos

    Resumo: Objetiva-se no presente projeto investigar, os padrões de biodiversidade, distribuição e abundância da ictiofauna da Lagoa de Araruama ao longo do gradiente de salinidade, uma vez que esta é considerada uma das maiores lagoas costeiras hipersalina do mundo. Serão realizadas coletas a cada quatro meses da ictiofauna no período compreendido entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012. Os alunos participarão das coletas de peixes na Lagoa de Araruama e analisarão dados de bioecologia de peixes em laboratório.

    Perfil do Aluno: Alunos de qualquer eríodo interessados em atividades de campo e laboratório. Com conhecimentos básicos de informática.

    Adequação Ambiental da Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Luiza Carneiro Mareti Valente

    Resumo: Levantamento da situação das reservas legais e APPs da FECM e mapeamento dos locais e áreas adequados.

    Perfil do Aluno: Alunos com conhecimentos sólidos em informática, interessado em legislação ambiental e adequação de propriedade. Desejável conhecimentos básicos em geoprocessamento.

     

    Grupo de Estudos Zootecnicos (voltar ao topo)

    Professor Responsável: A definir

    Resumo: Participar de discussões sobre assuntos atuais realacionados à produção animal.

    Perfil do Aluno: Alunos de qualquer período que tenham interesse em assuntos relacionados à produção animal.

     

    Avaliação de alimentos utilizados na alimentação animal (voltar ao topo)

    Professor Responsável: CARLA APARECIDA FLORENTINO RODRIGUES

    Resumo: A nutrição tem influencia sobre os aspectos produtivos, reprodutivos e sanitários dos animais, assim é necessária a conscientização de que o manejo nutricional pode ser o responsável pelo sucesso ou fracasso da atividade. Assim torna-se necessário a avaliação dos ingredientes e subprodutos agroindustriais que possam ser utilizados na alimentação animal, bem como dos produtos comerciais que são utilizados para verificar se os níveis nutricionais suprem as necessidades dos animais, em função da fase do estágio fisiológico e produtivo de cada indivíduo. A análise de alimentos é um dos principais pontos a serem observados na nutrição animal, sendo que o objetivo principal é conhecer a composição química.

    Perfil do Aluno: O aluno deverá ter iniciativa, interesse em conhecer a área de produção animal e disponibilidade para participar de atividades na Faculdade de Veterinária, na Fazenda Escola da UFF em Cachoeiras de Macacu e em Propriedades particulares. Alunos que já tenham cursado a disciplina de bioquímica e tenham conhecimento em informática e inglês.

     

    Análise e Interpretação de dados aplicados a produção Animal (voltar ao topo)

    Professor Responsável: RODOLPHO DE ALMEIDA TORRES FILHO

    Resumo: Através de convênios entre o MZO e empresas do setor avícola o Laboratório de Genética Quantitativa e Melhoramento Animal (LGQMA) é gestor de banco de dados de pedigree e de produção de matrizes, frangos e poedeiras. Os bancos de dados são utilizados para cálculo de índices zootécnicos, análise de eficiência produtiva, avaliação de fatores que influenciam a produção, até análises para predição de valores genéticos, os quais são utilizados para seleção de reprodutores de linha pura. Através da criação e realização do Projeto de ensino os alunos participarão do processo de análise de dados, recebendo treinamento relacionado à formação e análise de consistência banco de dados, cálculo de índices zootécnicos, utilização de planilhas e programas de estatística, e por último, seleção de animais baseada em valores genéticos.

    Perfil do Aluno: O aluno deverá ter iniciativa, interesse em conhecer a área de produção animal e disponibilidade para participar de atividades no laboratório de genética quantitativa. Alunos com conhecimento em informática.


     

     

    Atividades de Iniciação Profissional

    SEMANA DE MEIO AMBIENTE (voltar ao topo)

    Professor Responsável: Alejandra Filippo Gonzalez Neves dos Santos

    Resumo: A realização desse evento (que ocorre anualmente na Faculdade de Veterinária da UFF) direcionado a ecologia aplicada à produção animal, tem como principal finalidade proporcionar aos acadêmicos de medicina veterinária, e demais profissionais de áreas afins, através de palestras com temáticas atuais e inovadoras, medidas técnicas que maximizam uma produção animal eficiente, levando em consideração o bem-estar animal, assim como buscando medidas de manejo adequadas que amenizem os impactos que a atividade agropecuária pode vir a causar no ambiente. Os alunos participarão da organização, elaboração folders, cartazes, cadastro das inscrições, entre outros.

    Perfil do Aluno: Alunos com conhecimentos de informática, proativos e interessados em lidar com o público.

    ENCONTRO DE ZOOTECNIA (voltar ao topo)

    Professor Responsável: CARLA APARECIDA FLORENTINO RODRIGUES

    Resumo: O ENCONTRO DE ZOOTECNIA DA FAZENDA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFF EM CACHOEIRAS DE MACACU terá o objetivo de difundir informações aos estudantes de medicina veterinária, produtores e técnicos da região sobre alimentação de ruminantes. Sabe-se que a alimentação pode ser responsável por até 70% dos custos de produção e que para a época seca do ano é necessário produzir e conservar forragens, visando assegurar a boa condição corporal, os níveis estáveis de produção de leite e a reprodução do rebanho. A alimentação de ruminantes com cana-de-açúcar + uréia e enxofre tem o intuito de reduzir o custo de produção viabilizando a lucratividade da pecuária leiteira.

    Perfil do Aluno: O aluno deverá ter iniciativa, interesse em conhecer a área de produção animal e disponibilidade para participar de atividades na Faculdade de Veterinária, na Fazenda Escola da UFF em Cachoeiras de Macacu e em Propriedades particulares. Alunos com conhecimento em informática e inglês.

     

     

     

 

MZO © 2010.
UFF - Universidade Federal Fluminense.

Desenvolvido por NTI - Setor Web.