INSTITUTO DE MATEMÁTICA
HJB --- GMA --- UFF

Projeção Cartográfica: Miller 1 (Cilíndrica Afilática)

Rogério Vaz de Almeida Jr,   Jonas Hurrelmann,   Konrad Polthier   e   Humberto José Bortolossi

Click here to see this page in english.

O applet JAVA

Você precisa ter a versão 1.4 ou superior da linguagem Java para executar este applet. A versão para Microsoft Windows pode ser obtida aqui (arquivo j2re1.4.exe com 10 Mb).

O applet demora algum tempo para ser carregado na primeira vez. Caso não consiga executá-lo, talvez seja necessário modificar a configuração do Java em seu navegador. No Windows XP, acesse a opção “Java Plug-in” disponível no “Painel de Controle”. Escolha a aba “Advanced” e acrescente o parâmetro --Xmx128M na caixa “Java Runtime Parameters”.

Para girar o globo, clique com o botão esquerdo do mouse sobre sua superfície, mantenha o botão pressionado e, então, arraste. Para ampliar ou reduzir o tamanho do globo (efeito zoom), matenha pressionada a tecla “s”, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o globo e, então, arraste.

Para marcar um ponto na superfície terrestre, mantenha pressionada a tecla “i”, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o globo e, então, arraste. Os valores da latitude e longitude correspondentes a este ponto serão apresentados na aba “Posição” do applet. Nesta mesma aba também é possível calcular a distância entre as várias capitais. O arco geodésico correspondente é desenhado sobre a superfície do globo. O programa também desenha a curva loxodrômica ligando as duas localidades.

Para interagir com a projeção cartográfica (o mapa), clique primeiro na projeção (tela da direita). Feito isto, use as teclas “+” e “−” para ampliar ou reduzir e as teclas direcionais para transladar a janela de visualização. Para mudar o centro da projeção, clique com o botão esquerdo do mouse sobre o mapa e, então, arraste.


Se o globo aparecer achatado, por favor, clique no botão de “Atualizar” do seu navegador.
, , A linguagem Java não está disponível em seu navegador.


e-mail