Histórico

Fruto de um esforço conjunto dos professores do Instituto de Química da UFF, coordenado pelas Profas. Maria Cecilia B.V. de Souza (GQO-UFF) e Kátia Zaccur Leal (GQF-UFF), o Laboratório de RMN da UFF foi inaugurado em 1995. Através da aprovação de um projeto FINEP-FNDCT, foi adquirido um espectrômetro Varian Unity Plus 300MHz, configurado para análise de amostras em solução. O início das atividades do laboratório representou um marco importante para a pesquisa da UFF, visto que estimulou um notável crescimento quantitativo e qualitativo da sua produção científica na área de Química, reprimida até então pela dificuldade de acesso às análises de RMN.

 

Desde sua inauguração, o espectrômetro de 300MHz tem operado ininterruptamente, incluindo feriados e finais de semana, com uma equipe de pelo menos dois técnicos especializados. Graças a esse regime de trabalho intenso, em Novembro de 2009 o laboratório alcançou a expressiva marca de 22.000 amostras analisadas. Embora o laboratório tenha recebido a denominação de Multiusuário somente em 2009, desde a sua inauguração, ele vem atendendo, sempre que possível, a diversos outros grupos de pesquisa do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

 

A defasagem técnica do espectrômetro de 300MHz, frente ao rápido avanço da técnica de RMN, aliada à restrição da sua capacidade, imposta pela elevadíssima demanda por análises, motivaram a coordenação do Laboratório a liderar uma ação interinstitucional, coordenada pelo Prof Vitor Francisco Ferreira (GQO-UFF), para aquisição de um segundo espectrômetro de RMN. Em 2007, a compra de um novo equipamento de 500MHz foi aprovada através da chamada Equipamentos Multiusuários da Finep. Participaram dessa iniciativa mais de 120 pesquisadores de 5 diferentes instituições a saber: UFRJ, UERJ, UENF, FIOCRUZ e EMBRAPA.

 

Em 2009, o recém adquirido equipamento de RMN de 500MHz foi instalado, um espectrômetro Varian VNMRS. Além disso, o antigo equipamento de 300MHz, foi completamente atualizado com a nova eletrônica inteiramente digital e equipado com novos acessórios. Para abrigar os dois equipamentos foi necessário construir no Campus do Valonguinho um novo laboratório, denominado LaReMN-UFF (Laboratório Multiusuário de RMN da UFF). Atualmente, o LaReMN-UFF, coordenado pelos Profs. Maria Cecilia B. V. de Souza e Rodrigo Bagueira de V. Azeredo, ambos do GQO-UFF, integra o Núcleo de Caracterização de Materiais da UFF.

 

Patrocinadores