Botão UFFBotão Acesso à Informaçãobarra superior botao brasil

Especialização em Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura

 

O “Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura” é oferecido desde 1997 (30 vagas, duas para estrangeiros). Com duração de 24 meses, tem 285 horas de aulas teóricas, 90 horas de estágio supervisionado e 450 horas de aulas práticas.

Em suas atividades de aprendizagem, os alunos do curso de Especialização prestam assistência médica com técnicas de acupuntura à população em geral, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde, e sob a supervisão dos professores do curso e médicos convidados. 

Atualmente, o curso aborda também o conhecimento da acupuntura alicerçada na neurofisiologia, anatomia e semiologia modernas. Tal prática tem sido denominada Acupuntura Neurofuncional, que incorpora, no seu arsenal terapêutico, outros procedimentos além dos clássicos.

A Coordenação do curso é responsabilidade do Prof. Marcio Dias e a subcoordenação está a cargo do Prof. Marco Antônio Hélio da Silva, ambos do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF. Outros profissionais cedidos pelas Instituições do SUS participam do curso em sua parte teórica e prática. São eles Drº Durval Dionísio Souza Mota (Sec. Municipal de Saúde do Rio de Janeiro), Drª Célia Castro, Drª Marisa Peixoto da Silva e Drª Martha Monteiro (Secretaria de Estado de Saúde). Aulas de técnicas de redação de projetos científicos (orientação de monografia) e de Medicina Baseada em Evidências tem sido administradas , respectivamente, pela profª aposentada da UFF Heloísa Rios Gusmão e pelo Drº Cassius Schnell, da Fiocruz.

sep longo cheio azul

 

Disciplinas e Cargas Horárias

 

Parte teórica e Estágio Supervisionado

  DISCIPLINAS - PRIMEIRO ANO Nº DE CRÉDITOS TIPO DE CRÉDITO CARGA HORÁRIA
1 Med. Ocidental e Med. Primitivas 1 teórico  15
2 Bases Filosóficas da MTC 1 teórico 15
3 Fisiologia em MTC 2 teórico 30
4 Etiopatogenia em MTC 1 teórico 15
5 Morfologia - Meridianos e Pontos de Acupuntura 1 teórico 15
6 Diagnóstico em MTC 4 teórico 60

 

  DISCIPLINAS - SEGUNDO ANO Nº DE CRÉDITOS TIPO DE CRÉDITO CARGA HORÁRIA
1 Tratamento em MTC
3 teórico  45
2 Estudo das Principais Doenças pela MTC e seu Tratamento
6 teórico 90
3 Orientação de Monografia 2 Estágio Supervisionado 90

 

  DISCIPLINA OPTATIVA Nº DE CRÉDITOS TIPO DE CRÉDITO CARGA HORÁRIA
1 Didática do Ensino Superior
4 teórico  60

 

Parte prática

1º ANO: 3 CRÉDITOS PRÁTICOS (à partir da 20ª semana)
90 hs
2º ANO: 12 CRÉDITOS PRÁTICOS
360 hs

 

CARGA HORÁRIA TEÓRICA OBRIGATÓRIA
285 hs
CARGA HORÁRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO
90 hs
CARGA HORÁRIA PRÁTICA OBRIGATÓRIA 450 hs
CARGA HORÁRIA TOTAL OBRIGATÓRIA  825 hs
CARGA HORÁRIA OPTATIVA  60 hs
CARGA HORÁRIA TOTAL (Teórica, Prática, Estágio Supervisionado e Disciplina Optativa) 885 hs

 

Ementas das Disciplinas 

1 - MEDICINA OCIDENTAL E MEDICINAS PRIMITIVAS: Aspectos Filosóficos das Medicinas Primitivas e da Medicina Ocidental. Racionalidades Médicas. O Modelo Científico e a Medicina. Histórico da MTC. A Cosmologia Chinesa, evolução e presente.
2 - BASES FILOSÓFICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: Os elementos de base da MTC. A compreensão da Natureza e os paralelos com a Física Quântica. A Teoria da Polaridade Universal. A Teoria dos 5 Elementos.
3 - FISIOLOGIA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: As Substâncias Vitais. A fisiologia do Qi. A fisiologia dos Órgãos e Vísceras Zang Fu e dos 6 Órgãos Extraordinários. A classificação geral dos Jing-Lou (meridianos e colaterais) e suas funções. A Grande Circulação de Qi e os Seis Níveis Energéticos. A Pequena Circulação do Qi.
4 - ETIOPATOGENIA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: Os Fatores Internos. Os Fatores Externos. Miscelânea. Agressão X Reação. O surgimento da Desarmonia e o Adoecimento.
5 - MORFOLOGIA - MERIDIANOS E PONTOS DE ACUPUNTURA: Os 12 Meridianos Principais e os Meridianos Extraordinários, trajeto superficial e a ligação com Örgãos e Vísceras. A definição de Ponto. Os Principais Pontos de Acupuntura e sua aplicação.
6 - DIAGNÓSTICO EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: A Observação, Audição e Olfação. A Anamnese. A Palpação dos Pulsos Chineses e o Exame da Língua. A Identificação dos Padrões de Desequilíbrio segundo os 8 Princípios, segundo o Qi, Xue e Jin Ye, segundo os Órgãos e Vísceras Internas (Zang Fu), segundo a Teoria dos Meridianos (Jing Luo), segundo os Fatôres Patogênicos, segundo os 5 Elementos, segundo os 6 Estágios, segundo as 4 Camadas Energéticas, segundo os 3 Aquecedores.
7 - TRATAMENTO EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: Princípios Gerais, princípios de combinação dos Pontos. Pontos Específicos. Funções dos Pontos. Noções de Matéria Médica Chinesa. Noções de Dietética Chinesa. As indicações, contra indicações e efeitos colaterais do tratamento. Os efeitos da Acupuntura segundo a Ciência Oficial.
8 - ESTUDO DAS PRINCIPAIS DOENÇAS PELA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: As doenças tratáveis pela Acupuntura segundo a Organização Mundial de Saúde - Vias aéreas superiores, Perturbações dos Órgãos dos Sentidos, Sistema Cárdio-Respiratório, Sistema Gastro Intestinal, Sistema Reprodutor, Sistema Músculo Esquelético. Anestesia e Analgesia em Acupuntura. Metodologia das pesquisas clínico/laboratoriais. Critérios para avaliação dos resultados.
9 - ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA: Análise crítica de trabalho. Reunião e Orientação. Redação Final. Avaliação pela Comissão Examinadora de Avaliação. Publicação. Resumo. Publicação em Revista Científica.
10 - DISCIPLINA PRÁTICA: O raciocínio clínico aplicado. Diagnóstico sindrômico e prescrição. A localização precisa dos pontos, as técnicas de tratamento. 

OBS:
a) Ementa do tema MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS - Introdução à epidemiologia e à medicina baseada em evidências. Medidas de associação. Características do ensaio clínico randomizado. Análise detalhada de um artigo. Título e resumo, Introdução, Métodos, Intervenção, Objetivos, Resultados, Discussão. Fontes potenciais de vieses Tamanho da amostra, análise intermediária e regras para suspender o estudo. Estruturação de um projeto. Pesquisa bibliográfica.
b) O conteúdo de Acupuntura Neurofuncional é administrado em aulas intercaladas nas diversas disciplinas. Sua ementa é: Introdução ao Estudo do Sistema Nervoso. O SN Central e Periférico. A Fisiologia das Emoções. Os sentidos do corpo. Estrutura e função do sistema somestésico e as vias de condução da dor. Os mecanismos de ação da acupuntura. Taxonomia da dor. Conceitos básicos e mecanismos biológicos. Dor fisiológica, nociceptiva, inflamatória, neuropática e visceral. A participação autonômica na dor. Dor aguda e dor crônica. Fibromialgia e dor miofascial. Dor e acupuntura. Distúrbios Funcionais e Acupuntura. 

  • image
  • image
  • image
Previous Next