Botão UFFBotão Acesso à Informaçãobarra superior botao brasil

Departamento de Saúde e Sociedade (MSS)

Apresentação

O Departamento considera que a saúde está enraizada no solo das culturas. Assim, concebe o ser humano não apenas como uma máquina anatômica, determinada pela biologia, e a doença. Para o MSS, o ser humano, a saúde e a doença são também realidades históricas e culturais.

Por isso, o departamento se empenha em oferecer a seus alunos meios para que entendam as relações das teorias e das práticas de suas profissões com a economia, a política, a ciência e a técnica, a arte, a religião, a filosofia, a sociedade e a natureza.

Ao final de seus cursos, os alunos deverão saber reconhecer os terrenos em que suas profissões nasceram e em que se transformaram. Deverão saber distinguir, por exemplo, as noções de "saúde", "doença" e "terapêutica", dos indivíduos e das coletividades, nas várias idades históricas. Deverão saber identificar e entender os momentos de mudança de mentalidade, de rupturas, de aparecimento de novos conceitos.

sep longo cheio azul

Chefia
Professora Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui

Sub-chefia