mec uff Logo LabInfo ICHF

LabInfo ICHF ARTIGOS

Última atualização: 19-Set-2012.

FAVELA: origens e fatos atuais

Texto final: Wellington de Oliveira Teixeira
Fontes:
Texto base - autor desconhecido
Correções históricas: Site Mnemônico (Coré-Etuba M. da Luz)
Site Favela em Memória
Contribua enviando mais informações, correções, fotos, etc. A cultura do RJ agradece.

Favela - Arte: Wellington de Oliveira Teixeira

Há muito tempo, bairros pobres e sem infraestrutura são chamados de favelas. Em sua origem, favela seria um nome indígena, algum estrangeirismo ou algo semelhante? Um texto que percorre a internet tenta dar uma explicação para o nome remetendo a um fato muito interessante, ocorrido no Brasil na passagem do século XIX para o século XX: a Guerra de Canudos. Procuro extrair as principais partes do texto divulgado e acrescento dados revisados.

Na Caatinga nordestina, há um planta muito comum, espinhenta e extremamente resistente, chamada 'favela' (ilustração 1).

A Favela - Cnidoscolus phyllacanthus
1- A Favela (Cnidoscolus phyllacanthus, família das Euphorbiaceae)

Entre 1896 e 1897, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de sertanejos cansados da humilhação e das dificuldades de sobrevivência num Nordeste tomado de latifúndios improdutivos e secas, revoltam-se contra essa situação e criam, no interior da Bahia, a cidadela de Canudos.

Mapa-Canudos-BA
2- Mapa de Canudos-BA

Em Canudos (ilustração 2), muitos sertanejos se instalaram nos arredores do Morro da Favela, batizado em homenagem à planta. Hoje há a estátua Antônio Conselheiro protegendo Nova Canudos (ilustração 3) no local para onde foram transferidos os moradores da Canudos original, alagada pra construção de um açude.

Estátua em Canudos-BA
3- Estátua de Antonio Conselheiro — Canudos-BA

Com medo de que a revolta minasse as bases da República recém instaurada, soldados republicanos foram enviados para Canudos (ilustração 4), onde foi realizado um verdadeiro massacre, com milhares de mortes, torturas e estupros em massa, num dos mais negros episódios da história militar brasileira, feito com maciço apoio popular.

Canudos antigaAlto da favela Canudos-BA
4- Morro da Favela em dois momentos: Guerra de Canudos (esquerda) e atualmente (direita)

Ao retornarem ao Rio de Janeiro, os soldados deixaram de receber seus soldos e, sem condições de vida mais digna, construíram habitações precárias de madeira, começando no atual Morro da Providência (ilustração 5), que passaram a chamar de Favela, relembrando as péssimas condições que encontraram em Canudos. O tipo de sub-moradia que fizeram já era utilizado há alguns anos pelos escravos libertos, que, sem condições financeiras de viver nas cidades, foram para as encostas. A partir daí, todos os agrupamentos desse tipo passaram a ser chamados de favelas.


5- Morro Providência: 1ª favela do Brasil (esquerda) e atualmente (direita)

O Morro da Providência ganhou esse nome poque em frente ao prédio do que hoje é o Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro e que, no final do século 19, era a sede do Ministério da Guerra, a cúpula militar do país, os soldados que regressavam da Bahia, desempregados e sem-teto, acamparam e exigiram, sem sucesso, providências do exército. A favela ainda está no mesmo local onde surgiu.

Alguns fatos sobre as favelas:

1) As maiores favelas do mundo não encontram-se no Brasil. México, Colômbia, Peru e Venezuela lideram o Ranking e nenhuma comunidade brasileira aparece entre as 30 maiores do Mundo (ilustração 6).


6- Trinta maiores favelas do Mundo

Algumas fontes apontam a Favela de Neza (ilustração 7), nas  proximidades da Cidade do México, como a Maior do Mundo, com mais de 2,5 milhões de Habitantes;


7- Neza-México: Maior favela do mundo

2) As favelas não são um fenômeno terceiro-mundista, restrito a países subdesenvolvidos ou emergentes. Apesar de em quantidade bem menor, países desenvolvidos como Espanha também tem suas favelas, chamadas por lá de Chabolas (ilustração 8).

Chabolas-Madrid
8- Chabolas-Madrid

É errado pensar que as favelas crescem independente da ação governamental. O aumento ou a diminuição são reflexos da atenção à área social, isto é de escolhas políticas. A especulação imobiliária e planos governamentais já acabaram com algumas favelas, mesmo no Rio de Janeiro. O caso mais famoso é o da Favela da Catacumba, ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi extinta em 1970. A Favela do Pinto é um outro exemplo.

Origem dos nomes de algumas favelas do rj


9- Babilônia-RJ

Babilônia — A vegetação exuberante e a vista privilegiada de Copacabana levou os moradores a compararem o local com os Jardins Suspensos da Babilônia (ilustração 9).


10- Mangueira-RJ

Mangueira, na Zona Norte do Rio, próxima ao Maracanã ? o morro tinha muitas mangueiras. Lá se instalou a fábrica de chapéus Mangueira (o morro nomeou a indústria, e não a indústria ao morro) e atrás da fábrica surgiu a favela da Mangueira original. Apreciadores do futebol sabem que o Flamengo, um dos times mais populares do Brasil, venceu seu primeiro jogo por expressivos 16x2 contra um clube chamado Mangueira, formado por jogadores que eram os operários daquela fábrica (ilustração 10).

Não confundir com Chapéu-Mangueira, Leme, zonal sul, onde a seria aberta uma filial da Fábrica, na Zona Sul. A placa informando "Em breve neste local, Fábrica de Chapéus Mangueira" foi colocada, mas a fábrica nunca foi construída. Como a placa permaneceu, acabou batizando uma das mais emblemáticas comunidades cariocas que surgiu atrás dela.


11- Morro do Vidigal

Vidigal ? Em homenagem ao dono original do terreno onde hoje se localiza a Favela, o Major Miguel Nunes Vidigal, figura muito influente durante o Império (ilustração 11).


12- Rocinha-RJ

Rocinha — Nos anos 30, após a crise da Bolsa de 1929 que levou vários produtores de café à bancarrota, o terreno da Fazenda Quebra-Cangalha foi invadido e dividido em pequenas chácaras, que vendiam sua produção na Praça Santos Dumont, responsável pelo abastecimento de toda a Zona Sul da cidade. Quando os clientes perguntavam de onde vinham os legumes, diziam: "É de uma tal Rocinha lá no Alto da Gávea" (ilustração 12).


13- Favela Catacumba-RJ - removida

Catacumba — originou boa parte da famosa Cidade de Deus, Jacarepaguá, Zona Oeste. Sua remoção deu esperança a classe média que pretendia acabar com a Rocinha (Gávea-São Conrado), Vidigal (São Conrado), Babilônia (Leme), Chapéu-Mangueira (Leme), Parque da Cidade (Gávea), Chácara do Céu (Gávea-Leblon), Morro Azul (Flamengo), Cantagalo (Ipanema), Tabajaras (Copacabana), Cabritos (Copacabana), Pavão-Pavãozinho (Ipanema-Copacabana), Santa Marta (Botafogo) e todas as outras favelas da Zona Sul (ilustração 13).

Nélson Mandela, na Zona Norte situa-se perto do complexo de favelas chamado Faixa de Gaza (o nome já diz tudo), em Irajá. O nome homenageia o famoso ativista negro sul-africano, líder da luta que acabou com o odioso regime de apartheid implantado na África do Sul, por seus colonizadores, holanda e inglaterra. Uma de suas famosas frases é: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou por sua religião. Pra odiar, as pessoas precisam aprender, e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."


topo


Criado e Administrado por Wellington de Oliveira Teixeira.
Envie mensagem a labinfo_coord@vm.uff.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.