Notícia

  • Feminino e plural: Mulheres no Cinema brasileiro
    06 de outubro de 2017

     

    O livro FEMININO E PLURAL: MULHERES NO CINEMA BRASILEIRO é uma inédita coletânea de textos sobre o cinema feminino brasileiro dos primórdios a hoje, organizada por Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco. Veja o sumário: #LancamentoSocine2017

    SUMÁRIO

    Prefácio
    Heloísa Buarque de Hollanda

    Apresentação
    Karla Holanda | Marina Cavalcanti Tedesco

    Cléo de Verberena e o trabalho da mulher no cinema silencioso brasileiro
    Luciana Corrêa de Araújo

    Gilda Bojunga: caminhos e percalços de uma afirmação
    Sheila Schvarzman

    Cinema brasileiro (moderno) de autoria feminina
    Karla Holanda

    Cineastas brasileiras (feministas) durante a ditadura civil-militar
    Alcilene Cavalcante

    Estéticas e políticas de resistência no "cinema de mulheres" brasileiro (anos 1970 e 1980)
    Ana Maria Veiga

    Helena Solberg: militância feminista e política nas Américas
    Mariana Ribeiro Tavares

    O discurso historiográfico em Mulheres de cinema
    Luís Alberto Rocha Melo

    Articulações feministas no cinema brasileiro nas décadas de 1970 e 1980
    Érica Sarmet | Marina Cavalcanti Tedesco

    Cassandra Rios e o cinema erótico brasileiro: autoria e performatividade
    Alessandra Soares Brandão | Ramayana Lira de Sousa

    Protagonismos experimentais femininos no surto superoitista dos anos 1970
    Rubens Machado Júnior | Marina da Costa Campos

    Identidade, resistência e poder: mulheres negras e a realização de documentários
    Gilberto Alexandre Sobrinho

    Formas de visibilidade e re(existência) no cinema feito por mulheres negras
    Ceiça Ferreira | Edileuza Penha de Souza

    Amor, plástico e barulho: protagonismo e rivalidade femininas como elementos estéticos e narrativos no cinema pernambucano
    Daiany Ferreira Dantas | Isaiana Carla Pereira dos Santos | Renata Izabel de Freitas Nolasco

    Documentário biográfico e o protagonismo feminino
    Denise Tavares

    Do pai ao país: o documentário autobiográfico face ao fracasso das esquerdas no Brasil
    Ilana Feldman

    Dora e a luta histórica contra os fascismos: subversão e limiar em Retratos de Identificação
    Roberta Veiga

    Visite também a página do Facebook

Topo