A disciplina de História da Matemática tem um papel importante na formação do professor de matemática. Segundo Victor Byers, o principal objetivo de se estudar história da matemática talvez seja “lançar alguma luz sobre a natureza e essência do conhecimento matemático”. Assim, é inevitável o vínculo que se põe entre essa disciplina com a tradição matemática. Por outro lado, é possível, no campo didático, resgatar essa tradição de modo criativo e dinâmico, fazendo uso de novas tecnologias e metodologias de ensino, principalmente, no que toca à produção de textos didáticos.

Os textos de História da Matemática – mesmo aqueles encontrados na internet - são apresentados em geral de modo esparso, repletos de fatos históricos, mas com poucas “atividades de matemática”. Em sua grande maioria, prevalece o caráter informativo: fala-se sobre o método de exaustão de Eudoxo, sobre o método fluxional de Newton, mas pouco se investe no esforço do entendimento de tais métodos ou da matemática que se encontra por trás da história narrada.

Outra característica predominante nos textos é o caráter estático de sua apresentação. Mesmo os sites que falam sobre temas da História da Matemática, apresentam o assunto em formato de textos em pdf , com poucos recursos gráficos e de movimento. Apresentação de fotos e filmes do cenário histórico-cultural em que se desenvolve o conhecimento matemático serviriam para enriquecer e despertar o interesse do estudante pelo assunto, além, é claro, de multiplicar o seu potencial de assimilação - afinal, “uma imagem vale mais que mil palavras” - como afirma um propalado jargão.

Assim, com a oportunidade oferecida pelo  Projeto Institucional Incentivo ao Desenvolvimento de Aplicações Tecnológicas para Fins Educacionais, subsidiado pelo MEC e PROAC-UFF, foi elaborado o Projeto Novas Tecnologias no Ensino de História da Matemática, que teve o seu início no ano de 2005.  Tal projeto tem como objetivo:

  • produzir “animações” e textos relacionados a tópicos do conteúdo programático da disciplina;
  • desenvolver e realizar a manutenção do site da disciplina (este site);
  • cadastrar sites relacionados à temas de história da matemática no banco de dados do site da disciplina;
  • orientar estudantes de licenciatura em matemática no uso de novas tecnologias e metodologias no ensino de História da Matemática.