LINHAS DE PESQUISA
1- Controle e Qualidade de Produtos de Origem Animal
2- Higiene Animal e de seus Derivados
3- Modificações post-mortem em animais de abate
4- Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal
Linha de Pesquisa 1 : CONTROLE E QUALIDADE DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
. Projeto -
Avaliação da qualidade e do prazo de conservação de pescado resfriado a partir de análises sensoriais, bacteriológicas e físico-químicas.
. Descrição - Estabelecimento de critérios específicos para a avaliação da qualidade de pescado, associando análises sensoriais, físico-químicas e bacteriológicas. Pretende desenvolver um protocolo de caracterização sensorial pelo Método de Índice de Qualidade que permita a determinação rápida e eficiente do grau de frescor e do prazo de conservação
. Projeto - Estudo da conservação e do processamento de ovos in natura para o consumo humano, a partir da qualidade microbiológica, físico-química e sensorial.
. Descricao - Este projeto tem por finalidade verificar a qualidade de ovos in natura destinados ao consumo humano, bem como testar a eficiência de diferentes tipos de processamento por avaliação das características sensoriais, qualidade interna e externa, propriedades funcionais, microbiológicas e físico-químicas; além da sua classificação para venda no comércio.
. Projeto - Listeria monocytogenes em carnes e seus derivados, isolamento, sorologia e sensibilidade antimicrobiana.
. Descrição - Por causar doenças em grande variedade de espécies de animais silvestres ou domésticos, de sangue frio ou quente, a Listeria monocytogenes é considerada uma zoonose, com grande potencial patogênico para o homem. Desse modo, o controle microbiológico aliado ao controle físico-químico da carne processada, além do teste de sensibilidade antimicrobiana nas cepas de Listeria, apresentam-se como etapas essenciais para o fornecimento de um alimento aceitável e seguro ao consumo.
. Projeto - Enumeração e identificação de Enterococcus e de cepas de E. coli patogênicas em carnes de frango e bovina.
. Descrição - Enumeraração de Enterococcus e cepas de E. coli patogênicas em carnes de aves e bovina, utilizando-se os métodos enzimáticos, rápidos e miniaturizados. Após identificação das características fenotípicas dos microrganismos mencionados e sorologia das cepas de E.coli, procede-se ao teste de sensibilidade antimicrobiana destes microrganismos.
. Projeto - Avaliação higiênico-sanitária do processo de produção e distribuição em estabelecimentos comerciais, unidades de alimentação e nutrição.
. Descrição - Desenvolvido em estabelecimento comercial, visando a implantação e manutenção de boas práticas de fabricação, manipulação, controle de qualidade dos alimentos e procedimento operacional padronizado.
. Projeto - Estudo da qualidade do mel de abelha com o emprego de análises físico-químicas, bacteriológicas e sensoriais, bem como da rotulagem obrigatória.
. Descrição - Estudo da qualidade do mel sob o aspecto higiênico sanitário, microbiológico, físico-químico e sensorial, visando fornecer subsídio científico para a padronização das informações contidas no rótulo, identificação e classificação dos mesmos, além da detecção de fraude e alterações durante a comercialização. O estudo envolve análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais.
. Projeto - Estudo da contaminação por metais pesados em músculo e víscera de pescado.
. Descrição - Determinação do teores de mercúrio e outros metais pesados em brânquias, fígado, rim, cérebro e tecido muscular de pescado e avaliar as alterações histopatológicas nos mesmos órgãos.
. Projeto - Estudo de histamina e de outras aminas biogênicas em músculo de pescado.
.Descrição - Estudo das principais espécies de peixes e frutos do mar envolvidos com a produção de histamina e demais aminas biogênicas que apresentam perigo para o consumidor.
. Projeto - Avaliação do processo de transformação de músculo em carne após o abate em carnes de animais de açougue tradicionais e em carnes não convencionais.
. Descrição - Após o abate dos animais, o tecido muscular passa por uma série de transformações bioquímicas e biofísicas, passando a ser considerado como carne destinada ao consumo humano. Tais transformações variam entre as espécies animais, requerendo estudos para o estabelecimento de padrões específicos.
Linha de Pesquisa2 : HIGIENE ANIMAL E SEUS DERIVADOS - Voltar
. Projeto - Associação da micoplasmose e da salmonelose com a qualidade de carcaças de aves em idade de abate e em aves poedeiras.
. Descrição - Investigação do envolvimento do micoplasma (MG) e da salmonela como fator de risco à saúde do consumidor e na depreciação de carcaças de aves de corte e de postura, por lesões sistêmicas.
. Projeto - Influência de Micoplasma spp. e outras bactérias causadoras de mastite na qualidade do leite, como também o estudo de micoplasmoses em patologias de carcaças de animais destinados ao abate.
. Descricao - O estudo proposto visa à obtenção de um diagnóstico rápido e preciso através da técnica de PCR, assim como a realização de métodos físico-químico e microbiológico para verificar a qualidade do leite, como também em patologias de carcaças de animais ao abate, oferecendo segurança ao consumidor.
. Projeto - Parasitos da ordem Trypanorhynca e da família Anisakidae em peixes comercializados no Brasil.
. Descricao - Pesquisa de parasitoses por larvas de cestóides tripanorrinquídeos e nematóides anisakídeos em peixes, pretende-se determinar as freqüências das infecções causadas por estes parasitas e a identificação das espécies ou gêneros dos helmintos encontrados nas espécies de peixes estudados, correlacionando suas presenças a higiene do pescado.
. Projeto - Microsporideos em peixes marinhos e de água doce.
. Descricao - O projeto visa determinar a ocorrência de Microspporideos em peixes utilizados para o consumo humano, associando sua presença ao possível descarte pelo consumidor.
Linha de Pesquisa 3: Modificações post-mortem em animais de abate. -Voltar
. Projeto - Estudo histopatológico e bacteriológico no diagnóstico da celulite em frango de corte em abatedouro sob inspeção sanitária.
. Descrição - Diagnóstico da celulite em frangos de corte em abatedouro sob inspeção sanitária, através da análise macroscópica e microscópica das lesões em aves condenadas com celulite, além do isolamento e identificação do provável microrganismo envolvido.
Linha de Pesquisa 4: Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal -Voltar
. Projeto - Estudo de novos produtos e processos em alimentos de origem animal.
. Descrição - Desenvolvimento de novos produtos e processos em carnes de animais de açougue, pescado, mel, leite e seus derivados. Visa o estudo de diferentes aditivos intencionais de efeito conservante, tecnológico e/ou nutricional, além de novos processos tecnológicos. Dentre as novas tecnologias, aplica-se a embalagem em atmosfera modificada e a radiação gama na conservação de alimentos.
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA / FACULDADE DE VETERINÁRIA / UFF
Rua Vital Brazil Filho, nº 64 - Niterói - RJ - CEP 24.230. 340 - Fone/Fax (021)- 2629-9529 / 9520 / 9541