|
HISTÓRICO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFF
A Coordenação de Graduação em Psicologia, o Departamento de Psicologia e o Serviço de Psicologia Aplicada estão ligados ao Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF). O Instituto está localizado no Campus do Gragoatá - Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, bloco O, sala 210, São Domingos, Niterói, RJ.
O curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense foi criado pelas resoluções 58/70, do Conselho de Ensino e Pesquisa e 14/70, do Conselho Universitário, tendo sido reconhecido no decreto 78296/76, publicado no Diário Oficial da União em 20/08/1976. O currículo do Curso de Psicologia da UFF foi reformulado em 1994, resultando na Resolução nº 59/96 que trouxe ao curso mudanças substanciais. Tais mudanças foram reavaliadas, em função das Diretrizes para a Reforma Curricular CNE/CES 62/2004, dando origem a estrutura curricular atual, formalizado pelas Resoluções 67/2008 (Habilitação Formação de Psicólogo), 168/2011 (Habilitação Licenciatura em Psicologia) e 69/2008 (Habilitação Bacharel em Psicologia) do Conselho de Ensino e Pesquisa. Mais recentemente, a Resolução CNE/CES 05/2011 institui uma série de mudanças nas Diretrizes Curriculares do Curso de Psicologia, o que demandará novos ajustes na nossa estrutura curricular.
O currículo vigente estrutura-se em acordo com o sistema de carga horária, instituído pela reforma universitária de 1996 e possui três habilitações: Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo. O ingresso no curso se dá através de: 1) vestibular; 2)transferência; 3) mudança de curso; e 4) reingresso, sendo organizados pela Coordenadoria de Seleção Acadêmica (COSEAC). Existe também a modalidade Convênio, onde o aluno estrangeiro obtém vaga no curso através de convênios firmados entre a UFF e instituições estrangeiras. O número de vagas, para o vestibular, fixado para o ano de 2011 será de 100 (50 para o 1º semestre e 50 para o 2º semestre). As vagas para as outras modalidades de ingresso são fixadas anualmente pelo Colegiado de Curso, conforme pesquisas feitas pela Coordenação de Curso. Desde sua criação, o curso e sua Coordenação estão vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) sendo que 10 departamentos oferecem as principais disciplinas Obrigatórias, Optativas e Eletivas da grade curricular, são eles: Antropologia; Biologia; Ciências Sociais; Estatística; Filosofia; Neurobiologia; Morfologia; Psicologia; Psiquiatria e Saúde Mental; Fundamentos Pedagógicos e Sociedade, Educação e Conhecimento. O Departamento de Psicologia oferece, majoritariamente, as disciplinas ao curso. Na atualidade o curso demanda, para sua integralização curricular nas 3 habilitações, 57 professores, alocados nos Departamentos acima mencionados. No momento 509 alunos ativos constituem o corpo discente, destes 508 estão cursando.
As atividades práticas de laboratório do Curso de Graduação em Psicologia são sustentadas por cinco laboratórios de origens diversas, que vão desde laboratórios de anatomia até laboratórios de psicologia experimental. Enumeramos a seguir cada um destes laboratórios.
No Campus do Valonguinho, estão localizados o Laboratório de Anatomia (no Instituto Anatômico) e de Neurofisiologia (no Instituto de Biologia). No Campus do Gragoatá, estão os Laboratórios de Subjetividade e Política (LaSP), e de Estudos do Comportamento Humano e Animal (LECHA). No Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), localiza-se o Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática (LABPFPP).
O LaSP, criado em 1992, é um espaço transdisciplinar de pesquisa voltado para a discussão dos equipamentos teóricos e práticos no campo Psi e para questões do cotidiano brasileiro. Composto por professores dos diversos Setores do Departamento de Psicologia e por pesquisadores de outros espaços acadêmicos, o Laboratório teve trabalho publicizado através da publicação de três Anuários e da promoção de Eventos, Seminários e Palestras. Atualmente o LaSP é um Grupo de Pesquisa certificado pela UFF e ligado à ANPEPP.
O LABPFPP se configura como um espaço de consolidação da clínica psicanalítica na sua interface com a psicossomática, atuando na produção de conhecimento e de material humano na área de Saúde Mental.
O LECHA se caracteriza como um laboratório de ensino e pesquisa preparado para sustentar, na sua vertente didática, o ensino de metodologia de pesquisa de processos psicológicos básicos (aprendizagem, memória, percepção, raciocínio, inteligência, atenção, motivação, emoção, etc.) e de medidas em psicologia com um acervo de testes psicológicos, com testes de inteligência, de personalidade, baterias de testes, testes de psicodiagnóstico, escalas e inventários psicológicos. Composto por diversos ambientes experimentais (Laboratório de Cognição; Laboratório de Percepção Visual; Laboratório de Psicologia Experimental Humana; Biotério Experimental; Sala dos Docentes; e Sala dos Técnicos), sua construção e aparelhamento foi sustentada por projetos de pesquisa financiados por FAPERJ e CNPq, além de recursos provenientes da própria universidade. De outro lado, subseqüentes aquisições de testes e inventários psicológicos culminaram em um adequado acervo de psicometria e avaliação psicológica, que atualmente apóia aulas de Psicometria e Técnicas de Exame Psicológico, além das linhas de pesquisa em Construção de Instrumentos de Medida Psicológica.
Além destes laboratórios, os discentes têm à sua disposição um laboratório de Informática. Ele é um ambiente multiusuário, para atendimento dos alunos dos cursos de Graduação em Psicologia e Pós-Graduação stricto e lato sensu em Psicologia. O acesso é direto, sem restrições, com horário de atendimento de 9 às 20h, sem intervalos. O Laboratório conta com 18 unidades interligados à rede UFF, com conexão à internet sustentada por Servidor próprio. Deste modo, os alunos, tanto de graduação, quanto de pós-graduação, possuem acesso à internet de alta velocidade, e programas de edição de texto, planilhas eletrônicas, e ferramentas de apresentação de dados, essenciais para pesquisa científica, produção bibliográfica, e divulgação científica. Além disso, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTI) disponibiliza login e senhas para acesso à base de dados do Portal Periódicos CAPES (anexo I), que atualmente disponibiliza acesso a mais de 21.500 periódicos científicos, livros e editoras científicas.
A Sala de Informática também abriga aulas específicas de algumas disciplinas, como Metodologia de Pesquisa aplicada à Psicologia I, Aprendizagem e Memória, Percepção, entre outras. Nestas disciplinas, são utilizados os recursos de programas e acesso ao portal Periódicos CAPES para orientação em revisão bibliográfica, planejamento de pesquisa e redação científica, tabulação e análise de dados de pesquisa, e demonstrações de experimentos e fenômenos psicológicos.
No que tange à formação profissional, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é o local onde o aluno de Psicologia exerce a prática de estágio exigida pela legislação em vigor, atende à comunidade, sob orientação dos professores do Departamento de Psicologia da UFF. O SPA atualmente dá suporte 18 projetos de estágio em psicologia, alguns destes realizados em parceria com outras instituições, tais como sindicatos, Associação Fluminense de Reabilitação, Conselho Tutelar, e às redes de Saúde Pública e de Saúde Mental. A rede pública de Ensino se constitui tanto como um espaço para estágios supervisionados quanto para as práticas de ensino associadas à Licenciatura.
|