O Curso de Licenciatura em Educação Física da UFF

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A Educação Física na Univ.Fed. Fluminense

A Licenciatura em Educação Física na UFF

Os Princípios Norteadores do Curso

As Dimensões e Compromissos do Curso

Os Objetivos do Curso de Licenciatura

O Perfil Profissional do Aluno Egresso

A Organização Curricular do Curso

A Duração e Carga Horária do Curso

Estrutura Curricular  do Curso (períodos)

 

 

A  Educação Física na Universidade Federal Fluminense

 

O Curso de Licenciatura em Educação Física da UFF vem à tona quando nosso Departamento completa 30 anos de existência em decorrência de uma maturidade alcançada e de uma necessidade sentida.

Iniciamos nossa trajetória na UFF, em 1975, oferecendo prática desportiva obrigatória a todos os alunos matriculados em seus cursos de graduação na UFF para atender a uma determinação legal do MEC.

Essa experiência docente com alunos adultos, além de nos ter permitido elaborar um método de ensino para essa clientela, nos fez refletir sobre a Educação Física favorecendo a criação e recriação de conceitos desta área de conhecimento, alinhando nossos primeiros estudos e a produção de novos saberes, de forma sistemática, para construir uma concepção de Educação Física cuja base fosse a inclusão.

Naquela época (1975/1976), entendíamos que havia muitas escolas de formação de professores educação física e que a maior carência era de cursos de pós-graduação que permitissem uma continuidade dos estudos e um aprofundamento nos conhecimentos oferecidos na graduação.  Daí a razão de optarmos pela criação de um curso de pós-graduação e não de uma graduação.  Iniciamos, então, um movimento para criarmos uma pós-graduação em educação física  lato sensu” na UFF e, para isso, buscamos qualificar nosso corpo docente para alcançar esse objetivo.

Em 1989, com o retorno de  professores que foram buscar sua qualificação criamos uma comissão para estudar qual a área da Educação Física que deveria ser atendida pelo curso de pós-graduação que pretendíamos lançar.  Desde aquela época, percebemos a necessidade de voltarmos nossa atenção para a educação física realizada no âmbito escolar para atender a uma clientela de professores carentes de cursos nessa área, em todo nosso Estado e, em  março de 1991, tornamos real o curso “lato sensu” na área de educação física escolar.  Estamos neste ano (2006), realizando a XVII edição desse curso.

 

O Curso de Licenciatura em Educação Física na UFF

 

Hoje, a proposta de se criar um Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense, instituição pública de Ensino Superior na cidade de Niterói, tem por base, reflexões e experiências que nos permitiram vislumbrar melhor questões que há muito vínhamos detectando na prática da educação física no decorrer de todos esses anos, além de atendermos uma demanda significativa no Estado do Rio de Janeiro.

Entendemos que o principal problema que a Educação Física enfrenta atualmente é a falta de adoção de um conceito que a caracterize e por este motivo ela vem sendo identificada pelas atividades que lhe são tradicionalmente inerentes, tais como a ginástica, os jogos, os esportes, a musculação, etc.  e com isso, essas atividades tornaram-se independentes e passaram a se justificar por elas mesmas, com base em argumentos mitificados ou mesmo falaciosos.  A nossa proposta é refletir a educação física para um corpo que está no mundo, um corpo que age, que fala e que sente, que deve ser pensado em toda sua dimensão da vida em sociedade.  Não só no esporte ou no lazer, mas também, no trabalho. Entendemos que esta conceituação nos possibilitará construir uma Educação Física que seja mais participativa e menos alienante e contaminada pelo consumismo e que abranja o maior número possível de pessoas. Uma Educação Física que possa ser vista em toda sua plenitude.

Para isso, as disciplinas serão construídas de maneira a trabalhar a teoria e a prática de maneira integrada e insistiremos nas discussões que concorram para construir um conceito que não dicotomize corpo e mente, evitando seu oferecimento de forma fragmentada onde o embasamento de uma disciplina dificilmente é aproveitado para a reflexão de outra.  Buscaremos a autonomia através de metodologia que favoreça a reflexão, a discussão e a análise dos movimentos realizados no esporte e/ou na ginástica; desencorajaremos a tutela e o comando dos movimentos e das atividades; buscaremos a integralidade do currículo e a interdisciplinaridade da proposta. 

É nesse contexto que pretendemos desenvolver o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense.

 

Princípios Norteadores do curso de Educação Física na UFF

 

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense deverá formar profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas da sociedade contemporânea na complexa gama de atividades relacionadas à educação física, com ênfase especial no ensino fundamental e médio, sem, contudo, deixar de atender os demais níveis e modalidades de ensino que ela abriga, tanto nos espaços das instituições escolares como das não-escolares.

Nossa proposta pedagógica deverá ser pautada em ações e atividades “não exclusivas” dos indivíduos, por qualquer tipo de deficiência (técnicas, táticas ou físicas) ou por qualquer tipo de diversidade (cultural, étnica, de classe ou de gênero) e, para isso, torna-se necessário que a formação a ser oferecida seja sólida e de qualidade, tendo como princípio a articulação da teoria com a prática no processo de ensino e de aprendizagem significativos, a integração dos saberes científico-tecnológicos, dos conhecimentos específicos da formação profissional e dos saberes tácitos advindos das práticas sociais e da experiência profissional, para fazer frente aos desafios a serem enfrentados no mundo do trabalho. Competências intelectuais, organizacionais, comunicativas, sociais e gerenciais são exigências postas aos profissionais neste novo contexto.

Para melhor explicitação de nossa proposta oferecemos uma visão sintetizada dos Princípios Gerais e depois uma visão dos Princípios mais Específicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFF. 

a) Princípios Gerais

Princípio da formação para a vida humana, forma de manifestação da educação omnilateral (totalidade) dos homens;

Princípio da docência como base da formação profissional;

A incorporação da pesquisa como princípio de formação;

Sólida formação teórica em todas as atividades curriculares e, ampla formação cultural.

b) Princípios Específicos do curso de Graduação em Educação Física

Inabalável crença na inclusão de todos os alunos, independente da sua competência técnica ou performance física que possua.

A atividade física como forma crescimento e desenvolvimento corporal, com prazer, saúde e qualidade de vida para seus praticantes.

A Educação Física como espaço de relações humanas e sociais, para além da atividade física e da técnica desportiva.

c) Princípios indicados no art. 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais  para os cursos de Graduação em Educação Física

Autonomia institucional;

Indissociabilidade teoria-prática articulando ensino, pesquisa e extensão;

Graduação como formação inicial e Formação continuada;

Ética pessoal e profissional;

Ação crítica, investigativa e reconstrutiva do conhecimento;

Construção e gestão coletiva do projeto pedagógico;

Abordagem interdisciplinar do conhecimento;

Articulação entre conhecimentos de formação ampliada e específica.

 

Dimensões e Compromisso do curso de Educação Física na UFF

 

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense pretende oferecer uma proposta comprometida com mudanças e transformações e espera que seus alunos se comprometam com as seguintes Dimensões:

Dimensão Ético-Política: os alunos deverão aprender a pensar, refletir, analisar e discutir as diversas novas formas de compreensão da realidade, como possibilidade efetiva de construção de um novo homem e de uma nova sociedade. 

Nessa perspectiva, a atuação do professor não pode estar voltada apenas para a dinâmica interna de sua disciplina, mas, articulada com as demais disciplinas num processo de interação, diretamente comprometida com os desafios do seu próprio tempo.  O curso, como um todo, deve ser compreendido como “lócus” privilegiado para se repensar as mais variadas práticas educativas da sociedade contemporânea.

Dimensão Político-Pedagógica: o aluno deve assumir uma postura crítica e reflexiva, coerente com os princípios norteadores da sua prática, na busca constante de formulação de mecanismos de democratização das relações e dos espaços sociais, através da especificidade de seu trabalho docente, ou seja, preocupado com os processos contextualizados de construção e reconstrução de saberes.

Dimensão Epistemológica: o aluno deve fazer da sua prática pedagógica um objeto constante de investigação, enfrentando os desafios do cotidiano escolar e não-escolar, com vistas a alcançar novas formas de apreensão do real e, conseqüentemente, dos processos educativos.

Assim, a capacitação permanente na busca de novos conhecimentos e de novas inter-relações, para fazer frente aos desafios que esse tipo de ação pedagógica impõem, tornam-se imperativos.

Dimensão Estético-Cultural: o aluno deve assumir a prática pedagógica como um processo desprovido de preconceitos, predisposto à construção de uma interpretação aberta às diferenças e de incontestável respeito e tolerância nas relações humanas.

Ao Professor, torna-se necessário, senão fundamental, a busca de um olhar amplo que incorpore à formação docente “a boniteza e a decência de estar no mundo, com o mundo e com os outros [...] não há prática docente verdadeiramente que não seja ela mesma um ensaio estético e ético...” (FREIRE, 1996).

Para isso, os aspectos culturais regionais devem ser valorizados no processo de aprendizagem, re-significando os conteúdos através da sua contextualização, estabelecendo pontes e relações entre o aprendido e o já conhecido, capacitando-o para a prática da cidadania.

 

Objetivos do curso de Educação Física na UFF

 

Pretendemos oferecer subsídios aos futuros graduados em Educação Física para que possam enfrentar “os desafios das rápidas transformações da sociedade, de mercado de trabalho e das condições de exercício profissional [através do] desenvolvimentos intelectual e profissional autônomo e permanente” (CNE/CES nº 776/97).

Para isso, pretendemos:  

Adequar a estrutura curricular do Curso às novas demandas de formação do Licenciado em Educação Física, mantendo a proposta de formação teórica e metodológica sólida;

Construir um corpo de conhecimentos em Educação Física que permita atuar em todos os níveis de ensino que constituam tanto de capacitação pedagógica quanto de capacitação e conhecimento de teorias gerais e específicas abrangentes nessa área, de forma a conhecer o corpo nas várias situações da vida humana em sociedade;

Substabelecer a compreensão e reflexão da Educação Física na conjuntura de cada momento histórico, no contexto econômico, político, social e educacional da sociedade brasileira, tendo em vista uma atuação do profissional crítico e criativo que contribua para o aperfeiçoamento dos sistemas de ensino;

Compreender Educação Física como fenômeno social e cultural em seu dinamismo e diversidade com preocupação de incluir a maioria da população brasileira sem, no entanto, discriminar as minorias, quer de portadores de deficiência, quer de atletas;

Possibilitar ao licenciando em Educação Física experiências docentes e atividades de extensão ligadas ao ensino, em especial o ensino público, formando professores cuja ação pedagógica tenha como lócus a articulação entre as teorias, conhecimentos e saberes determinados e originados na prática e elaborados na pesquisa educacional;

Adquirir conhecimento das atividades físicas, esportivas, de lutas, etc, utilizando diferentes linguagens e tecnologias na promoção da aprendizagem, contextualizando o conhecimento e mantendo o processo dialético da ação-reflexão-ação, num processo relacional entre ciência, tecnologia e sociedade;

Com isso o Curso buscará oferecer ao graduando de Educação Física da UFF, uma formação generalista, humanista e crítica, fundamentada no espírito científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

 

Perfil do Profissional Egresso do curso de Educação Física na UFF

 

Desses profissionais, enquanto cidadãos do mundo contemporâneo, são requeridas competências e habilidades de saber pensar, escutar e aprender a lidar com as novas tecnologias, considerar a investigação como princípio de aprimoramento profissional, ter iniciativa para resolver problemas, poder decisório, criativo e estar sempre em sintonia com o dinamismo da realidade social, orientando-se sempre para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Além disso, as Competências e Habilidades buscadas serão:

   Domínio da bibliografia teórica e da metodológica básica da Educação Física;

   Domínio de procedimentos de ensino e de aprendizagem;

   Autonomia intelectual;

   Capacidade de análise e de síntese, assim como de exposição oral;

   Competência na articulação entre teoria, pesquisa e práticas de ensino.

Considera-se que o Compromisso Social deva ser inerente ao professor da área da Educação Física e será estimulado em todas as etapas do curso.

 

A Organização Curricular do curso de Educação Física na UFF

 

Pretendemos que a Organização Curricular articule os conhecimentos de formação específica com as de formação pedagógica e ampliada, assim como, a complementação dos conhecimentos que assegurem a indissociabilidade da teoria com a prática através das atividades de “prática pedagógica”, de “estágio supervisionado” e das “atividades acadêmicas curriculares”.  Além disso pretendemos iniciar o aluno na pesquisa com a disciplina "trabalho de conclusão de curso" para assegurar a formação do profissional com o perfil almejado. 

Para isso propomos uma distruição das disciplinas em Eixos que se interligam:  

EIXOS e DISCIPLINAS

 

  EIXO ESPECÍFICO: conhecimentos identificadores da Educação Física. Devem  contemplar as seguintes áreas e disciplinas:

a)   Cultura do Movimento Humano;

b)  Técnico-instrumental;  

c)   Metodologia específica da Educação Física.  

  EIXO PEDAGÓGICO – Os conhecimentos desse Eixo são estabelecidos pela Base Comum para os Cursos de Licenciatura que indica as áreas e disciplinas a seguir como obrigatórias.  Além dessas indica mais uma disciplina optativa obrigatória na área da Educação:

a)    Didática;  

b)    Política Educacional e Organização da Educação;  

c)    Psicologia da Educação.  

 EIXO AMPLIADO - As disciplinas desse Eixo deverão contemplar dimensões que ampliem os conhecimentos do graduando, nas seguintes áreas:

a)    Relação – Ser Humano e Sociedade;  

b)    Biologia do Corpo Humano;  

c)    Produção do Conhecimento Científico e Tecnológico.  

 EIXO COMPLEMENTAR – Este Eixo será composto das Práticas Pedagógicas,  do Estágio Supervisionado e das Atividades Acadêmicas Curriculares.

*  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: devem contemplar a “prática como componente curricular” e  ser “vivenciada em diferentes contextos de aplicação acadêmico- profissional, desde o início do curso”, procurando uma reflexão sobre a prática em busca de contextualização e significância, através das seguintes disciplinas:  

*  ESTÁGIO SUPERVISIONADO - deve oferecer um momento em que o graduando possa “vivenciar e consolidar as competências exigidas para seu exercício acadêmico-profissional”, buscando a maior diversidade possível dos campos de intervenção. Serão oferecidas com uma carga horária de 400 horas pelas disciplinas:

*  ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES (200 horas) - essas atividades serão incrementadas ao longo do curso para aproveitar os conhecimentos e experiências vivenciadas pelos alunos no decorrer do processo de sua formação.   Serão compostas de “estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, sob a forma de monitorias, estágios extracurriculares, programas de iniciação científica, programas de extensão, estudos complementares, congressos, seminários e cursos”.

  *  TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC – é o ápice da formação do graduando e apresenta-se como uma atividade que possibilita ao aluno construir, redigir, apresentar e argumentar sobre um trabalho metodologicamente proposto e pensado sob a orientação acadêmica de um professor qualificado. 

 

A Duração e Carga Horária do Curso de Educação Física na UFF

 

 

CARGA HORÁRIA e DURAÇÃO do CURSO

 

CARGA HORÁRIA

OBRIGATÓRIAS

OPTATIVAS

ATIV.COMPLEMENT.

TOTAL CARGA HORÁRIA

2.740 480 200 3.420

 


 

DURAÇÃO do CURSO em SEMESTRES

MÍNIMA

MÉDIA

MÁXIMA

7 (sete) semestres 8 (oito) semestres 16 (dezesseis) semestres

 


 

COMPOSIÇÃO das TURMAS - As TURMAS serão MISTAS

No de ALUNOS por TURMA - 30 (TRINTA) ALUNOS

O CURSO será oferecido nos TURNOS DA MANHÃ E TARDE

 

 

 

Estrutura Curricular do Curso - Períodos Letivos

 

Universidade Federal Fluminense

Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos

Instituto de Educação Física

Departamento de Educação Física

Curso de Licenciatura – Educação Física

 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO (SEQÜÊNCIA  ACONSELHADA)

PERÍODO CÓDIGO DA DISCIPLINA DISCIPLINAS DESDOBRADAS

CARGA HORÁRIA

Pré-requisitos Co-requisitos

1o

GGJ00004

Introdução à Educação Física

68      
GGJ00005

O Corpo no Mundo

68  

F GGJ00004

Introdução à Educação Física
GGJ00006

Cultura Popular e Movimento

68   F GGJ00004 Introdução à Educação Física -
GGJ00008

Esporte & Jogos I

68   F GGJ00004 Introdução à Educação Física -
GGJ00022

Oficina de Leitura e elabor. de Textos I

34   F GGJ00004 Introdução à Educação Física -
GCO00251

Linguagens e Técnicas Audiovisuais

30   F GGJ00004 Introdução à Educação Física -
 

Optativa

60      

Carga Horária Semestral

396

Pré-requisitos

Co-requisitos

2o

GGJ00009

Esporte & Jogo II

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00032

Linguagem Corporal - ritmo e expressão

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00007

História da Educação Física

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
MMO00056

Anatomia VII

60 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
SFP00087

Psicologia da Educação

60 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00023

Oficina de Leitura e Elabor. de textos II

34 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
 

Optativa

60      

Carga Horária Semestral

418

Pré-requisitos

Co-requisitos

3o

GGJ00010

Esporte & Jogo III

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00030

Lutas I

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
SSE00229

Didática

60 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00020

Biomecânica

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00013

Estudo das Prop. Pedag. da Educação Física

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00018

O Corpo Humano e a Atividade Física

68

F GGJ00004

F MMO00056

Introdução à Educação Física -

Anatomia VII -

 
GGJ00024

Oficina de Formação Cultural

34 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
 

Optativa

60      

Carga Horária Semestral

494

Pré-requisitos

Co-requisitos

4o

GGJ00011

Esporte & Jogo IV

34

F GGJ00004

F GGJ00020

Introdução à Educação Física -

Biomecânica -

 
GGJ00031

Lutas II

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -

 
GSI00319

Psicologia Social, Corpo e Subjetividade

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
SSE00228

Organização da Educação no Brasil

60

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
GGJ00019

Atividade Física e Promoção da Saúde

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
 

Optativa

60

 

   

Carga Horária Semestral

358

Pré-requisitos

Co-requisitos

5o

GGJ00028

Atividades Aquáticas I

68 F GGJ00004 Introdução à Educação Física -  
GGJ00021

Crescimento e Desenvolvimento

68

F GGJ00004

F MMO00056

F GGJ00018

Introdução à Educação Física -

Anatomia VII -

O Corpo Humano e a Ativ.Física -

 
GGJ00034

Atividades Extramuros

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
GGJ00037

Epistemologia da Educação Física

34

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
GGJ00012

Avaliação em Educação Física

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
SSE00230

Pesquisa e Prática de Ensino I

100

F GGJ00004

F SSE00229

F SFP00087

F SSE00228

Introdução à Educação Física - Didática -

Psicologia da Educação -

Organiz. da Educação no Brasil -

F
 

Optativa

60      

Carga Horária Semestral

466

Pré-requisitos

Co-requisitos

6o GGJ00029

Atividades Aquáticas II

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
GGJ00033

Acrobacia e Malabarismo

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
GGJ00014

Educação para o Lazer

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
GGJ00035

Atividades Físicas para Crianças

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
SSE00231

Pesquisa e Prática de Ensino II

100

F GGJ00004

F GGJ00013

F SSE00230

Introdução à Educação Física -

Est. das Prop. Pedag. Ef. Fís. -

Pesquisa e Prática de Ensino I -

 
GGJ00015

Tópicos em Educação Física   I

34

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
 

Optativa

60

 

   

Carga Horária Semestral

466

Pré-requisitos

Co-requisitos

7o GGJ00036

Educação Física Escolar  

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
GGJ00001

Trabalho de Conclusão de Curso I - Monogr. 

68

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
SSE00232

Pesquisa e Prática de Ensino III  

100

F GGJ00004

F SSE00231

Introdução à Educação Física - Pesquisa e Prática de Ensino II -

 
GGJ00016

Tópicos em Educação Física   II  

34

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -  
 

Optativa  

60

 

   

Carga Horária Semestral  

330

Pré-requisitos

Co-requisitos

8o GGJ00002

Trabalho de Conclusão de Curso II - Monogr.  

68

F GGJ00001

F GGJ00004

TCC - Monografia -

Introdução à Educação Física -

 
SSE00233

Pesquisa e Prática de Ensino IV  

100

F GGJ00004

F SSE00232

Introdução à Educação Física - Pesquisa e Prática de Ensino III -

 
MEM00062

Primeiros Socorros em Situações Emergenciais

30

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -

 
GGJ00017

Tópicos em Educação Física   III  

34

F GGJ00004

Introdução à Educação Física -

 
 

Optativa  

60

 

   

Carga Horária Semestral

292    

DISCIPLINA OPTATIVAS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Código Disciplinas Optativas C. H. teórico C. H. prática C. H. especial

GGJ00026

A escola Preparando para o Envelhecimento Saudável

40

28

0

GAP00137

Antropologia e Educação I

60

0

0

MMI03015

Desenvolvimento Infantil *1

30

30

0

SSE00224

Educação de Jovens e Adultos

60

0

0

SSE00238

Educação Especial

60

0

0

MNS00025

Educação Nutricional

60

0

0

GGJ00041

Educação Física Escolar e Educação de Jovens e Adultos

34

34

0

SFP00095

Filosofia da Educação V

60

0

0

SFP00096

Filosofia da Educação VI

60

0

0

GGJ00027

Gênero e Sexualidade na Escola

68

0

0

SFP00093

Historia da Educação V

60

0

0

SFP00094

Historia da Educação VI

60

0

0

GCO00243

Historia dos Meios de Comunicação

30

0

0

TCC00161

Introdução a Informática

38

30

0

GGJ00043

Introdução aos Estudos do Gênero na Educação Física

68

0

0

GGJ00039

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

34

34

0

GCO00326

Jornalismo Esportivo

30

0

0

MMI02014

Neuropsiquiatria Infantil*2

30

0

0

GGJ00042

Planejamento e Currículo em Educação Física Escolar

68

0

0

GGJ00038

Prática Desportiva I

0

34

0

GGJ00040

Prescrição de Exercícios para a Promoção da Saúde

34

34

0

SSE04133

Relações na Escola e na Sociedade

60

0

0

SFP00092

Sociologia da Educação I

30

0

0

GSO00118

Sociologia III

60

0

0

GSO00119

Sociologia IV

60

0

0

GGJ00025

Teoria das Atividade Físicas Escolares de Jogos de Lutas e de Exp

24

44

0

SSE00227

Tópicos Especiais em Educação, Saúde e Sociedade

60

0

0

SSE00225

Tópicos Especiais em Educação Especial

60

0

0

MSS00018

Tópicos Especiais em Inclusão Social

40

20

0

GGJ00044

Tópicos em Educação: aspectos históricos e filosóficos da educação (século XIX e XX)

68

0

0

*1 e *2

 As disciplinas NEUROPSIQUIATRIA INFANTIL e DESENVOLVIMENTO INFANTIL só serão inscritas no 1ºSEM2011, período de ajuste 915/03 a 15/04).  Serão oferecidas dez (10) vagas em cada disciplina. Os interessados devem procurar a Coordenação do Curso para ver os dias, horários e locais das disciplinas e fazer sua reserva de vaga.

 

  • CARGA HORÁRIA da Estrutura Curricular do Curso de Licenciatura 

3.220

  • Carga Horária das Disciplinas + Atividades Complementares (Carga TOTAL)

3.420

 

Obs.- As Atividades Complementares totalizarão 200 horas aulas

 

 

 

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