Eventos hoje!

Macaé
Quando Tipo de evento Descrição do evento Local de Realização
16/05/2019 - 18:00 até 08/11/2019 - 17:00
Café com RH na Acim: Cronograma de Eventos Palestra

O Projeto Café com RH/LAPEEX PSOT iniciará no dia 16 de maio de 2019 uma série de eventos na Acim – Associação Comercial e Industrial de Macaé, com temas sobre Liderança, Cultura de Alto Desempenho, Gestão por Competências, Assédio, Qualidade de Vida no Trabalho e muito mais.
Inscrições pelo site http://www.caferhuffmacae.com.br/eventos.php

Av. Rui Barbosa, 270, Macaé, RJ, BR
Niterói
Quando Tipo de evento Descrição do evento Auditório Local de Realização
09/05/2019 - 09:00 até 30/05/2019 - 18:30
Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: Física Nuclear e Aplicações (INCT-FNA) Simpósio

Onde: 
Auditório Prof. Paulo Roberto Silveira Gomes
Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF-UFF)
Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº
Campus da Praia Vermelha
Niterói - RJ

Quando: 
Seg., 27/05/2019 - 09:00 até qui, 30/05/2019 - 18:00
Descrição: 
O Simpósio reúne onze palestrantes internacionais e mais dezessete palestrantes nacionais, refletindo assim um amplo perfil científico da comunidade de Física Nuclear & Aplicações.

As atividades previstas destinam-se a:

    • Traçar um panorama da comunidade brasileira de NP & A “INCT - Física Nuclear e suas Aplicações” nas atividades de pesquisa em Física Nuclear no Brasil.
    • Realizar uma análise crítica das realizações atuais, sua visibilidade internacional e perspectivas científicas.
    • Elaborar relatórios de assuntos científicos de ponta em várias áreas do INCT-FNA.
    • Estabelecer uma estratégia para a próxima década, das novas gerações de excelentes cientistas, para estabelecer um futuro científico sólido com os mais altos padrões internacionais.

O evento conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro-FAPERJ.

De 27 a 30 de maio de 2019.
Local: Auditório Prof. Paulo Roberto Silveira Gomes
Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, IF-UFF, Campus da Praia Vermelha, Niterói - RJ.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no e-mail https://symposium2019.inct-fna.if.uff.br/ ou acessando o link Inscrição do Simpósio (INCT-FNA Symposium 2019) 

A programação completa do evento está disponível em https://symposium2019.inct-fna.if.uff.br/program/

Telefone de contato: 
21 26295844
Email institucional: 
inct.fna@id.uff.br

 

Auditório do Instituto de Física Av. Gal. Milton Tavares de Souza,, S/N, Niterói, RJ, BR
14/05/2019 - 09:00 até 24/05/2019 - 17:00
III Semana de Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos & Meio Ambiente - INSCRIÇÕES Semana Científica

 

A Semana de Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos e Meio Ambiente é uma iniciativa do TER (Departamento de Eng. Agrícola e Meio Ambiente, Escola de Engenharia – UFF), inaugurada no ano de 2017, e que propõe para a edição de 2019 o tema Setor Agrícola e Ambiental no estado do Rio de Janeiro e suas oportunidades. No contexto da crise sociopolítica atual, a carência de postos de trabalho impõe um atraso na retomada econômica. A alta taxa de desemprego medida pelas agências governamentais e as condições de renda média das famílias em deterioração completam o cenário a ser enfrentado. Dessa forma, a motivação para a escolha do tema é a preocupação em apresentar aos alunos vinculados ao Departamento como sua formação poderá se encaixar no mercado de trabalho, especialmente na busca por vagas de estágio, mas também no longo prazo, após a formatura.
Sendo assim, a III Semana da Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos e Meio Ambiente é direcionada a todos os profissionais e alunos atuantes nas áreas agrícola e ambiental, sendo que a temática escolhida desde ano almeja dar visibilidade às novas oportunidades que estão surgindo nestes meios. O público alvo são alunos de graduação e pós-graduação, docentes e empresas da região.

Site: http://ter.sites.uff.br/iii-semana-de-engenharia-agricola-recursos-hidri...

 

Auditório do Instituto de Física Auditório do Instituto de Física – Campus Praia Vermelha, Niterói, RJ, BR
19/05/2019 - 09:00 até 26/05/2019 - 18:00
Curso de capacitação de voluntários para o CVV Comunidade Curso

O Curso para capacitação de voluntários desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com a DASE/PROAES ocorrerá nos dias 19 e 26 de maio, no Campus do Gragoatá.

As vagas são limitadas e o curso é gratuito. As inscrições serão até o dia 11 de maio.

Para se inscrever mande e-mail para cvvcomunidade.niteroi@cvv.org.br

R. Alexandre Moura, 8, Niterói, RJ, BR
20/05/2019 - 17:30 até 20:00
IV Meetup R-ladies Niterói Encontro

Uma boa apresentação, em geral, precisa ser informativa, organizada e, considerando o cenário da ciência reprodutível, autocontida. Sob o contexto de programação em R, a combinação entre os pacotes RMarkdown e Xaringan nos oferece uma elegante forma de criar slides usando R e RStudio. O Xaringan é um pacote criado por Yihui Xie, e tem como objetivo possibilitar a criação de apresentações em HTML no R utilizando a linguagem de marcação RMarkdown e a biblioteca em JavaScript “remark.js”. Com isso, a proposta deste minicurso consiste no ensino da criação de apresentações usando os pacotes mencionados. A primeira parte do minicurso abordará uma introdução sobre o markdown e suas diferentes possibilidades. A partir desta introdução, procederemos para o ensino e uso do pacote Xaringan como ferramenta de criação de apresentações.
Público-alvo/ target audience
Pessoas de todas as áreas, que tenham interesse em aprender como criar slides inteiramente reprodutíveis usando R. Nível de conhecimento necessário: básico.

Instrutoras
Beatriz Milz é co-organizadora do R-Ladies São Paulo, bacharel em Gestão Ambiental (EACH/USP), mestre em Ciências (UNIFESP) e atualmente doutoranda em Ciência Ambiental (IEE/USP). É pesquisadora no Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática” (Processo: 2015/03804-9), e Assessora Editorial da Revista Ambiente & Sociedade.

Haydee Svab é co-fundadora dos grupos RLadies-São Paulo, do PoliGNU (Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP) e da PoliGen (Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP). É Engenheira Civil, mestra em Engenharia e Planejamento de Transportes (Poli-USP), especialista em Democracia Participativa, Repúblicas e Movimentos Sociais (UFMG) e doutoranda em Smart Cities pelo IME-USP. Atualmente é consultora do Banco Mundial, CEO da ASK-AR (consultoria em análise de dados), membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) e da comunidade Transparência Hacker.

Instruções aos participantes
Computador com os softwares R e RStudio instalados, e os pacotes xaringan, knitr, rmarkdown. Recomendável possuir google Chrome ou Chromium instalados. Tidyverse e noções de HTML são recomendáveis.

O evento ocorre no dia 20/5/2019 a partir de 17:30h

http://ser.uff.br/rladiesniteroi/

Inscreva-se já!!! As vagas são limitadas!

Auditório da Escola de Engenharia Campus Praia Vermelha, Bloco D - auditório, Niterói, RJ, BR
Niteroi / Volta Redonda
Quando Tipo de evento Descrição do evento Local de Realização
20/05/2019 - 19:00 até 22/05/2019 - 21:30
Pint Of Science 2019 Palestra

Festival chega a 4ª edição e tem 85 cidades participantes nos dias 20, 21 e 22 de maio. Confira a fórmula do sucesso!

O Pint of Science cresceu exponencialmente. A fórmula do sucesso é simples: bons cientistas, excelente organização e um bar! Sim, o bar pode ser um local para discutir algo tão importante quanto a Ciência e de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade. O objetivo do festival é este: derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa.

Entretanto, a organização é complexa. Por trás do festival há uma equipe nacional de 10 pessoas, sete coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e ainda os coordenadores de cada estabelecimento que recebe o festival. São voluntários, muitos estudantes de pós-graduação e envolvidos com na área científica das melhores Universidades do país com o objetivo de explicar para a população como a Ciência funciona e suas novas descobertas.

Neste ano o festival acontece em 24 países e o Brasil é o campeão, com 85 municípios. Os temas continuam diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em marte, modificação genética de bebês e por aí vai.

Histórico do crescimento

O festival acontece ao longo de três dias consecutivos todo mês de maio e chegou ao Brasil como um projeto piloto na cidade de São Carlos, em 2015. Logo, o evento conquistou as pessoas pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, foram sete municípios; em 2017 o festival esteve em 22 cidades e em 2018, foram 56 participantes! Este ano, 2019, estamos em primeiro lugar com 85 cidades recebendo o festival; em segundo está a Espanha, com 72.

Nascido em 2012, da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College que realizavam encontros em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, o festival logo conquistou os cinco continentes. Os pesquisadores Michael Motskin e Pavreen Paul recebiam pacientes e pessoas interessadas em suas pesquisas e com o sucesso do encontro se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas. Assim começava o Pint of Science; o maior festival de divulgação científica do mundo.

Se você tem sede de Ciência, não perca o Pint 2019!

Em Niterói/RJ e Volta Redonda/RJ, a organização e a realização ficam por conta da Universidade Federal Fluminense. Confira a programação:

Site Niterói: https://pintofscience.com.br/events/niteroi

Site Volta Redonda: https://pintofscience.com.br/events/voltaredonda

Facebook Niterói: https://www.facebook.com/events/867959006878474/

Facebook Volta Redonda: https://www.facebook.com/events/2590855510929343/

Niteroi / Volta Redonda, Niteroi / Volta Redonda, RJ, BR
Rio de Janeiro
Quando Tipo de evento Descrição do evento Local de Realização
20/05/2019 - 07:00 até 24/05/2019 - 18:00
33rd IEEE International Parallel and Distributed Processing Symposium - IPDPS 2019 Congresso

Prezados,

Gostaria de informá-los da grande oportunidade de participação para docentes e estudantes de Instituições de Ensino Brasileiras, e pesquisadores de centros de P&D, com taxas de inscrição super-reduzidas, no evento 33rd IEEE International Parallel and Distributed Processing Symposium - IPDPS 2019, como pode ser visto em http://www.ipdps.org/ipdps2019/2019-registration.html (Special Registration Fees). A conferência (Qualis A1) é um das principais conferências da área e está sendo realizada, pela primeira vez no hemisfério sul, de 20 a 24 de maio de 2019, no Hotel Hilton Copacabana, Rio de Janeiro.

Com uma programação imperdível, além da trilha principal de mais de 100 artigos, haverá também a oportunidade de assistir o keynote speaker Ian Foster (Argonne National Laboratory and University of Chicago) ganhador do IEEE Charles Babbage Award, e também os keynotes de Lawrence Rauchwerger (Texas A&M University) e de Luiz DeRose (Cray Inc.), além de participar de 17 workshops especializados.

Como de costume, será realizado o PhD Forum, onde 22 estudantes selecionados terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos, além de receber treinamento especial em pesquisa. No entanto, outros estudantes que venham participar da conferência, estão convidados a assistir sessões abertas do fórum (a ser anunciado no programa). Também terá um tutorial promovido pela NVidia. Estudantes ainda têm tempo de solicitar ajuda de custos para suas viagens e hospedagem graças o apoio da Comissão Especial de Arquiteturas de Computadores e Processamento de Alto Desempenho(CE-ACPAD) da SBC.

Nesta edição, por estar acontecendo fora dos EUA, temos uma novidade para IPDPS: O Showcase Brazil – um evento na sexta feira dia 24 de maio para incentivar colaborações  e destacar pesquisa brasileira nas áreas de interesse da conferência. Motivado pela presença dos participantes internacionais, em particular dos países BRICS, e as editais internacionais de pesquisa com EU, NSF, BRICS e da chamada recente PrINT da CAPES, o objetivo desta proposta é de dar visibilidade às nossas pesquisas, expondo universidades, empresas, e centros de pesquisas brasileiros para pesquisadores internacionais e suas redes de contato. O evento também vai contar com a participação de empresas e agências de fomento para discutir oportunidades e como podemos melhorar colaborações e produção entre grupos dentro e fora do país.

Dada a relativa raridade de ter as conferências top no Brasil, nós organizadores gostaríamos de contar com uma forte participação brasileira para mostrar que somos uma comunidade de pesquisa ativa e próspera e somos abertos a colaborações com nossos colegas internacionais.

Assim, esperamos que possam tirar proveito desta oportunidade!  

 

Um abraço a todos,

Vinod Rebello (coordenador geral)

 

Avenida Atlântica, 1020, Rio de Janeiro, RJ, BR