Tecnologia das Fermentações - Enzimo

Curso de Especialização em Tecnologia Farmacêutica

O Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia cria novo curso de especialização em Tecnologia Farmacêutica


O Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia inicia no dia 5 de março o novo curso de especialização em Tecnologia Farmacêutica, que foi criado em conseqüência do constante crescimento do setor industrial farmacêutico. Na sua primeira edição o curso será oferecido a 50 Farmacêuticos da Gerencia Geral de Medicamentos da Agência de Vigilância Sanitária - Anvisa.


Os módulos teóricos serão realizados em Brasília e o módulo prático ocorrerá na Faculdade de Farmácia da UFF e em Laboratórios conveniados como o Laboratório Universitário Rodolpho Albino, o Instituto Vital Brasil e o Laboratório Farmacêutico da Marinha.


O curso que tem um forte enfoque nas áreas de desenvolvimento, produção e controle de qualidade, englobando a cadeia produtiva de medicamentos, é coordenado pela Professora Yanina Calvette, com apoio técnico das professoras Elizabeth Valverde e Samanta Mourão.

http://www.noticias.uff.br/noticias/2012/02/faculdade-farmacia-tecnologia-farmaceutica.php

 
Principal

As Disciplinas

As Disciplinas: Enzimologia e Tecnologia das Fermentações e Tecnologia Enzimática e das Fermentações pertencem ao Departamento de Tecnologia das Fermentações - MTC, um dos três Departamentos da Faculdade de Farmácia da UFF.

Link: http://www.uff.br/tecnologiafarmaceutica

 

As Disciplinas são ministradas através de aulas teóricas e práticas em laboratório, realização e acompanhamento de experimentos e realização de relatórios com participação interativa de todos os alunos da disciplina.

MTC04004 - Enzimologia e Tecnologia das Fermentações: carga horária: 90 horas (30 Teóricas e 60 Práticas)

Para o Curso de Farmácia da UFF, a disciplina faz parte obrigatória do currículo do Farmacêutico dentro do sistema de habilitações. Neste caso, a inscrição é obrigatória para a habilitação - FARMACÊUTICO INDUSTRIAL.

Dentro das Referencias Curriculares do MEC e SESU atuais e também por indicação do CFF, a disciplina (teórica e prática) consta como sendo indispensável à formação do farmacêutico.

 

MTC00041 - Enzimologia e Tecnologia das Fermentações: carga horária: 72 horas (30 Teóricas e 42 Práticas)

A partir do primeiro semestre de 2009 a Faculdade de Farmácia da UFF iniciou a oferta de Disciplinas dentro das propostas das Diretrizes Curriculares (CNE/CES 2002), onde a disciplina Enzimologia e Tecnologia Farmacêutica faz parte das disciplinas Optativas. A disciplina será oferecida pela primeira vez no primeiro semestre de 2012.

A escolha da disciplina será Preferencial para todos os alunos que escolherem o Eixo Tecnologia Farmacêutica.

 

MTC00018 - Tecnologia Enzimática e das Fermentações: Para os cursos Química - Licenciatura e Química Industrial

É disciplina obrigatória para Química Industrial

É disciplina optativa para o Curso de Química – Licenciatura

Objetivo das Disciplinas:

A Disciplina pretende dar aos alunos conhecimentos gerais e específicos sobre microrganismos e suas enzimas que agem transformando substâncias químicas em produtos de interesse econômico e o emprego industrial destes microrganismos dentro do contexto atual, ressaltando a importância destes processos no campo da Biotecnologia, além de oferecer informações sobre as diferentes etapas dos processos fermentativos bem como associar estes conhecimentos com o universo dos Fármacos e Medicamentos.

O laboratório

As disciplinas trabalham com elementos vistos em diversas disciplinas. Para dar continuidade são necessários conhecimentos básicos de Microbiologia, Bioquímica, O laboratório das disciplinas contém equipamentos relacionados com o estudo dos microrganismos e também equipamentos de controle e avaliações química e físico-química. O fermentador, estufas e “Shaker” são os principais instrumentos dentro do laboratório.

As aulas práticas não estão vinculadas às aulas teóricas e constam de uma introdução teórica que inclui a descrição do procedimento prático seguida do desenvolvimento que pode ser acompanhado por uma apostila.

Dentro do Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, a disciplina será contemplada com um laboratório no novo Prédio da Faculdade de Farmácia que será construído, em breve, no Campus da Praia Vermelha. Para compor o laboratório, vários equipamentos foram solicitados para compra e o processo encontra-se em fase de licitação.

Pré-requisitos

No Curso de Farmácia dentro do Currículo com habilitações a Disciplina será cursada normalmente no 8º período e são pré-requisitos: Física Industrial Farmacêutica, Física Industrial Farmacêutica, Química Farmacêutica

No Curso de Farmácia Generalista, a disciplina poderá ser normalmente cursada no 8º período

 

Votação

Sobre o site de enzimo você o considera?
 
Copyright © 2014 Tecnologia das Fermentações - Enzimo. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.