Densidade ou Taxa de Incidência

É a medida de incidência para populações abertas ou dinâmicas; mede a velocidade ou a intensidade do processo de adoecimento de uma população.
Da mesma forma como se pode medir a velocidade instantânea de queda de um corpo em função da força da gravidade (lembrar física do 2º grau), a taxa de incidência mede a velocidade instantânea de ocorrência de casos ou episódios novos de uma doença em uma população.
Para isso, a DI leva em conta, no denominador, o tempo de seguimento, variável, de cada indivíduo.


                        número de casos novos de uma doença
   DI ou TI = -------------------------------------------------------------
                        total de pessoas-tempo de observação

Como a IA, a DI utiliza no denominador o número de casos novos da doença na população. O denominador, contudo, é o total de Pessoas-Tempo de observação, que é o somatório dos períodos de tempo nos quais cada indivíduo permaneceu sob observação.
Esta medida de pessoa-tempo parte da constatação de que o pesquisador é incapaz de saber o que ocorre com os indivíduos da população antes de sua entrada ou depois de sua saída do estudo. Ou seja, não há como saber se, antes ou depois do estudo, os indivíduos estavam sob risco: tudo que se pode garantir é o período de observação.
Ao apresentar uma DI, é importante especificar qual a escala de pessoa-tempo está sendo utilizada: pessoa-ano, pessoa-mês, pessoa-dia etc. Isso dependerá do tempo de seguimento (vários anos, vários meses, vários dias etc.).


Clique aqui para ver uma imagem dinâmica da idéia de Pessoa-Tempo

Na Densidade de Incidência, o numerador conta as Pessoas e o denominador conta as Pessoas multiplicadas pelo seu Tempo de Seguimento. Isso significa que o que é contado no numerador da Densidade de Incidência é diferente do que é contado no denominador. Por isso esta medida é também conhecida como Taxa de Incidência.
Por ser uma Taxa, a Densidade de Incidência não pode medir diretamente o risco de ocorrência de uma doença, pois a medida direta do risco deve ser uma proporção. Isso significa que a Taxa de Incidência mede o risco indiretamente, pois deve ser transformada em Incidência Acumulada.


Relação entre Incidência Acumulada e Densidade de Incidência

Voltar para o Índice