VERIFICAÇÃO DOS SINAIS VITAIS EM PEDIATRIA

 

 Texto elaborado por: Jorge Luiz Lima da Silva

 

 

 

I) IMPORTÂNCIA:

 

        O funcionamento dos sistemas orgânicos mais importantes para a manutenção da vida é expresso por determinados sinais: temperatura, respiração, pulso, pressão arterial. A mensuração destes sinais vitais e identificação de tendências, diferenças e desvios revelam  ao observador  as alterações físicas e funcionais que estão se processando naqueles sistemas.

 

A) Respiração: Consiste na sucessão rítmica de movimentos de expansão e de retração pulmonar com a finalidade de efetuar as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente promovendo absorção de O2 e eliminação de CO2.

 

- Características:

 

*Tipo: abdominal ou diafragmática

            torácica

*Ritmo: irregular

              regular

OBS: nos prematuros e lactentes pequenos, o ritmo é irregular, os movimentos são mutantes, em geral superficiais.  

*Freqüência:  -normal ou eupineica

                      -bradipneica

                      -taquipneica

 

OBS: varia de acordo com esforço, excitação, digestão, idade. 

 

    No lactente, e sobretudo no recém-nascido prematuro os movimentos respiratórios podem ser irregulares, arrítmicos, intermitentes e ainda com alternância da profundidade. Devido a este fato deve-se  contar os movimentos por  1 minuto para que haja precisão.

 

Atenção!

 

-         Verificar a respiração durante 1 minuto nos lactentes e pré –escolares, 30 segundo nos escolares.

-         Verificar a respiração antes dos outros S.V. em decorrência das alterações provocadas pelo choro.

-         Observar dificuldade respiratória, presença de secreção.

-         Efetuar o registro das condições respiratórias, anotando as condições da criança durante a verificação.

 

 

B) Pulso: É a expansão e a retração de uma artéria, produzida pela onda de sangue, forçada através da mesma pela contração cardíaca.

 

*Freqüência: número de batimentos por minuto

 

OBS: a freqüência varia de acordo com sexo, esforço, biotipo, emoções, choro, sono.

 

* Ritmo:   -normal

               -arrítmico

 

*Força da batida: -cheia e forte

                            - fracas

 

Métodos para verificação do pulso

 

-Por palpação: -artéria femoral;

                        -artéria temporal ;

                        -artéria pediosa.

 

-Nas crianças maiores: -artéria braquial;

                                    -artéria radial ; 

                                    -artéria femoral;

                                    -artéria carótida;

                                    -artéria temporal;

                                    -artéria pediosa.

 

OBS: Ausculta do pulso apical: método utilizado freqüentemente com lactentes, onde normalmente é difícil a verificação de pulso por palpação. O estetoscópio deve ser colocado entre o mamilo esquerdo e o externo, e a freqüência  verificada durante 60 segundos. Observar se o aparelho esta  frio, para que a criança não se assuste estimulando o choro e alternando os dados.

 

C)Temperatura: Indica o calor do organismo e expressa o equilíbrio entre o calor produzido e eliminado.

-         Material: termômetro de mercúrio. Deve ser lavado com água e sabão a cada uso, secado e colocado em solução anti-séptica. Cada criança hospitalizada deve possuir o seu próprio termômetro, guardado em recipiente individual. Antes da tomada de temperatura a coluna de mercúrio deve ser baixada até o nível mínimo.

 

-         Preparo do paciente:

a)      Sempre que possível obter a temperatura com a criança calma, em repouso pelo menos meia hora antes.

b)      O local da verificação da temperatura deve estar seco e o termômetro livre de solução desinfetante.

c)      Desde que a criança compreenda, explicar o procedimento e fazê-la  conhecer o equipamento.

d)      Os locais onde se verifica a temperatura não devem estar expostos à ação do calor ou frio.

e)      Nunca deixar o lactente e pré escolar sozinhos ao tomar a temperatura.

 

-         Registro:

Registrar o local e o método utilizado para verificação da temperatura.    

 

-         Locais para verificação:

 

local

Vantagens

Desvantagens

Axila

Acesso fácil e seguro.

Pouco risco de traumatismo psicológico.

Influenciado facilmente por temperatura

ambiente e fluxo de ar.

Período de tempo grande para obtenção

do resultado exato.

Reto

Não é diretamente influenciado pela

Ingestão de líquidos quentes ou

frios, temperatura ambiente, etc.

Fidedignidade dos resultados.

Menos tempo de verificação que os

outros métodos.

Contra indicado em pacientes com diarréia,

doenças do reto e submetidos a

cirurgias retais.

Risco de traumatismo psicológico.

Risco de danos à mucosa retal.

Difícil colocação.

Estimula a evacuação.   

Boca

Fácil acesso.

Fácil colocação.

Leitura em menor tempo que a temperatura.

axilar.

Não pode ser usado em crianças

pequenas pelo risco de morder e

quebrar o termômetro.

Contra indicado em afecções ou

cirurgias orais.

Sofre interferência de vários fatores, como

Ingestão de líquidos quentes e

frios, oxigenoterapia, etc. 

 

 

D) Pressão arterial : É a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, quando este é impulsionado pela sístole cardíaca. A pressão sistólica é o ponto mais alto da pressão arterial e acontece no momento da sístole cardíaca. A pressão diastólica é o ponto mais baixo da pressão arterial, acontecendo no momento da diástole cardíaca.

 

·        Tipos:

 Casual: pode ser verificada a qualquer hora do dia, sem que exija um preparo prévio do paciente.

  Basal é aquela que é verificada com repouso absoluto prévio de no mínimo 12h . O paciente deve estar preparado física e psicologicamente.

 

·        Material:

          -Esfignomanômetro.

          -Estetoscópio.

 

          A pressão arterial também pode ser medida utilizando-se dispositivos eletrônicos que empregam técnicas oscilométricas ou Doppler. 

 

·        Atenção durante a verificação

-         A pressão arterial deve ser tomada quando a criança estiver descansando e em uma posição confortável. Deve ser tranqüilizada. O processo deve ser antes explicado à criança.

 

-         Se necessário repetir a mensuração: aliviar totalmente a pressão, desinsulflando o aparelho. Aguardar 3 minutos para nova verificação, já que as alterações circulatória locais alteram os resultados.

 

·        Métodos de verificação da pressão arterial

-         Método auscultatório.

-         Método palpatório.

-         Método ausculto-palpatório.

 

·        Locais para medição da P.A em pediatria

-         artéria braquial.

-         artéria radial.

-         artéria poplítea.

-         artéria tibial posterior.  

 

FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA:

IDADE

VALORES

PREMATUROS

50 irp/m

LACTENTES

30-40irp/m

1ANO

25-30irp/m

PRÉ- ESCOLAR

20-25irp/m

10 ANOS

+20irp/m

 

 

 

FREQÜÊNCIA CARDÍACA NORMAL:

IDADE

PULSAÇÃO

MÉDIA NORMAL

RECÉM- NATO

70-170

120

11 MESES

80-160

120

2 ANOS

80-130

110

4 ANOS

80-120

100

6 ANOS

75-115

100

8 ANOS

70-110

90

10 ANOS

70-110

90

ADOLESCENTES

60-110

+70-65

 

 

TEMPERATURA:

                    -ORAL: 35,80C-37,20C

                                   - RETAL: 36,20C-380CF

                                                    -AXILAR:35,90C-36,70C

 

MÉDIA DOS VALORES DA PRESSÃO ARTERIAL:

IDADE

MÉDIA VALORES- SÍSTOLE/DIÁSTOLE

 

0-3 MESES

75/50mmhg

3 MESES-6 MESES

85/65 mmhg

6 MESES-9 MESES

85/65 mmhg

9 MESES-12 MESES

90/70 mmhg

1 ANOS-3 ANOS

90/65 mmhg

3 ANOS-5 ANOS

95/60 mmhg

5 ANOS-7 ANOS

95/60 mmhg

7 ANOS- 9 ANOS

95/60 mmhg

9 ANOS- 11 ANOS

100/60 mmhg

11 ANOS- 13 ANOS

105/65 mmhg

13 ANOS- 14 ANOS

110/70 mmhg

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

SCHMITZ, Maria Edilza e cols. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura .  São Paulo: Atheneu,1995.

 

WONG, Dona L. Enfermagem Pediátrica.  Rio de Janeiro:  Guanabara Koogan, 1999.

Caixa de texto: