Eventos

Inauguração da Unidade de Educação Infantil
 
No dia 13 de junho, também aconteceu a inauguração da nova ala da Unidade de Educação Infantil. O evento recebeu a Coordenadora Geral da Unidade Tania de Vasconcellos, o Pró-reitor Renato Crespo e o Reitor Roberto Salles, além das crianças, pais e funcionários. O novo espaço é composto por um auditório, área administrativa e uma nova sala para o AG1, e foi comemorado por todos que frequentam e acompanham o trabalho pedagógico da UEI. A inauguração da nova ala organizará melhor o espaço, atendendo melhor as necessidades das crianças e fortalecendo a proposta educacional da Unidade. 
 
 DSC06652  DSC06675 
 
Festa Junina
 
No dia 13 de junho, a Unidade de Educação Infantil estava em clima de festa. Recebendo as crianças e seus pais, realizou a Festa Junina. Durante o evento, os convidados puderam se deliciar com as diversas comidas típicas e também se divertir com as danças e brincadeiras, como a pescaria e a boca do palhaço. 
 
 DSC06221 DSC06238
DSC06257 DSC06284
Veja mais fotos. Clique aqui.
 

Formação Continuada

         
            A formação continuada de professores, técnicos e estudantes acontece uma vez por mês na Unidade de Educação Infantil. Neste ano os temas tratados visam preparar o Projeto Político Pedagógico da Unidade a ser publicado ao final deste ano.
        Coordenado pela prof. Tania de Vasconcellos, o encontro de março teve como tema "Crianças e infâncias". Tendo em vista a importância desses conceitos para o nosso trabalho. A formação continuada de abril privilegiou o próprio conceito de "projeto" e trouxe à tona as palavras-chaves que revelam os princípios da Unidade de Educação Infantil.
           A reunião de maio retomou a perspectiva teórica adotada por Vera Vasconcellos ao início da Creche UFF: A teoria Histórico-Cultural. Para tanto este último encontro contou com a participação da Professora Zoia Prestes, que lidera o "Núcleo de de Tradução, Estudos de Interpretação das Obras dos Representantes da Teoria Histórico-Cultural" e que vem reconfigurando conceitos fundamentais de Vigotski, a partir de tradução direta da língua russa.
2014-05-27 09.45.30 
           A formação contou ainda com a palestra de Rachel Polycarpo intitulada "Biblioteca Para quem não sabe ler?", com base em sua dissertação recém-defendida, realizada a partir da experiência vivida na Biblioteca Flor de Papel. 
   2014-05-27 14.15.11
 
       Abrindo espaço também à formação cultural do nosso grupo, seguiu-se a apresentação de Fernanda Bortone que lançou seu livro de poesias "Coração disponível para o seu sim".  
coracao-disponivel-para-o-seu-sim  
 

  Palestra Dmitri Leontiev

No dia 9 de maio, a Unidade de Educação Infantil recebeu o Professor Doutor Dmitri Leontiev para o Encontro de Pesquisadores, mediado pelos grupos de pesquisa liderados pela Professora Zoia Prestes (Núcleo de Tradução, Estudos de Interpretação das Obras dos Representantes da Teoria Histórico-Cultural), Tânia de Vasconcellos (Núcleo de Estudos de Infância e Cultura) e pelo Professor Jader Janer (Grupo de Pesquisa em Geografia da Infância).

 DSC05943 DSC05906 

O professor também pesquisador, apresentou aos presentes do Encontro a paletra "A personalidade mutável no mundo em mudança". O eventou contou também com a presença de professores e bolsistas da Unidade, alé de estudantes e profissionais interessados no universo da Psicologia e Educação.

         DSC05902 DSC05975 DSC05982 

 A Unidade de Educação Infantil agradece à todos que compareceram e fizeram deste evento um sucesso.

       DSC06066     
 
 Encontro de Pesquisadores
 
             Aproveitando a passagem de Dmitri Leontiev pelo Brasil, reunindo esforços dos grupos de pesquisa liderados por Tânia de Vasconcellos (Núcleo de Estudos de Infância e Cultura), pelo Professor Jader Janer (Grupo de Pesquisa em Geografia da Infância) e pela Professora Zoia Prestes (Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das Obras dos Representantes da Teoria Histórico Cultural), estamos trazendo à UFF uma palestra deste importante pesquisador que será realizada no novo auditório da Unidade de Educação Infantil (antiga Creche UFF) no dia 09 de Maio, às 9h00min. O palestrante se pronunciará em russo e será acompanhado de tradução consecutiva. Dmitri Leontiev é neto do mesmo Leontiev que junto com Vigotski e Luria formaram o grupo conhecido como "troika" que recriou a Psicologia com base em uma perspectiva Histórico-Cultural.
 
             Abrindo as portas a este evento a Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense mais uma vez se afirma como espaço de formação, pesquisa, extensão e, principalmente, de diálogo.

convite

 

Busca

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next

Fique Atento!

Fique Atento!

Enquanto isso, na Creche UFF...                                                  ...

Read more

Fique Atento!

Fique Atento!

Enquanto isso, na Creche UFF...                                                  ...

Read more

calendario