Introdução

      Desde sua criação em 1997, a Unidade de Educação Infantil se define como uma unidade acadêmica de Educação Infantil e desenvolve uma política que articula ensino, pesquisa e extensão. Alinha-se, assim, com as Diretrizes Institucionais para as Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil, estabelecidas em 2003 pela ANUUFEI – Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil.

      A esse respeito, vale a pena lembrar que a inauguração da Unidade de Educação Infantil é parte de um movimento maior envolvendo a criação, entre os anos 1970 e 1990, de várias unidades de Educação Infantil em universidades federais do país. Funcionando em condições extremamente diversas, embora enfrentando problemas semelhantes, estas unidades decidiram fundar a ANUUFEI que, atualmente, reúne 20 unidades.
    A ANUUFEI, reconhecendo o lugar diferenciado de unidades universitárias de Educação Infantil, estabelece Diretrizes Institucionais que definem a identidade acadêmica destas unidades. De acordo com a Plenária do III Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil, 27 de junho de 2003:
Art. 2º – São as seguintes as Diretrizes Institucionais para as Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil:
I – Os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil devem respeitar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e além delas incluir os seguintes fundamentos norteadores:
A. Princípio Público de realização de um trabalho que busque responder às demandas e desafios colocados para a educação infantil pública.
B. Princípio Acadêmico de caracterizar-se não apenas como campo para educação de crianças, mas também como espaço de formação profissional que produz e socializa conhecimentos.
      O compromisso acadêmico da Unidade de Educação Infantil, ao longo dos seus 15 anos de funcionamento, faz da unidade uma referência nacional e local. Por exemplo, todos os anos, a Unidade de Educação Infantil recebe entre 350 e 500 visitantes, entre estudantes e profissionais, tanto da UFF como de outras instituições de educação básica, média e superior, para visitas guiadas. Também desenvolve uma política acadêmica de produção de textos e publicações relacionadas à Educação Infantil, destacando-se, por exemplo, Cadernos Creche UFF: Textos de Formação e Prática, publicados pela EDUFF em 2011.

 

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