Histórico
A criação de uma unidade universitária de Educação Infantil
A Creche UFF surgiu a partir da demanda da comunidade universitária e pela mobilização de alguns de seus componentes, entre os quais uma Comissão de Creche e o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 anos. O objetivo – o sonho –era criar um campo de investigação e prática que possibilitasse a formação profissional e acadêmica em Educação Infantil de estudantes de graduação e pós-graduação. Para isso, também era necessário organizar uma proposta de Educação Infantil para crianças até seis anos.
Antecedentes
A inauguração da Creche UFF foi precedida de vários movimentos importantes que se iniciam em 1982. Já em 1987, um grupo que contava com a participação dos professores Vera M. R. Vasconcellos e seus monitores, Angela Fernandes e Luis Ferreira e de servidores, como Maria da Penha, começou a discutir e a dar forma ao Projeto Creche UFF.
Em 1989, o então reitor da Universidade Hildiberto de Albuquerque Jr. nomeou a Comissão de Creche (BS/UFF nº 98 de 16/10/1989) com os seguintes integrantes: as assistentes sociais Maria da Penha (coordenadora), Tânia Flores e Jovina Barros do DAS; a psicóloga Joseane Tavares de A. Silva; a assistente de Administração Roseane Romão Juliano; Paulo Cezar Lara, Maria Clara Militão e Ciléia da Matta, representantes da Associação de Servidores; Mônica Neves Barreto, representante do DCE (diretório Central de Estudantes) e a Profª. Vera Vasconcellos, como consultora.
Mais tarde, junto ao Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 anos - NMPEEC, coordenado pela Profª Vera Maria Vasconcellos, o projeto da Comissão foi atualizado e retomado, com a organização de uma Comissão Gestora, formada por Vera Vasconcellos e Ângela Maria D. Fernandes (Departamento de Psicologia), Mônica Bezerra de Menezes Picanço, Angela Meyer Borba e Maria Vittoria Pardal Civiletti (Faculdade de Educação), Jairo Werner Jr. (Departamento Materno-Infantil, Faculdade de Medicina), Maria Cristina Gramling (Escola de Serviço Social). A Comissão Gestora viabilizou o começo dos trabalhos e, ao mesmo tempo, prestava assessoria às creches públicas e comunitárias de Niterói. Nos anos 90, a construção da Creche UFF foi iniciada e depois abandonada até que, em 1996, o reitor Luiz Pedro Antunes determinou a retomada das obras.
Inauguração e primeiros passos
Após cerca de 10 anos de luta e mobilização, avanços e recuos, a Creche UFF foi finalmente inaugurada em 13 de outubro de 1997. A localização da Creche no Campus do Gragoatá foi definida pelo Diretor do Escritório Técnico do Campus, Carlos Alberto da S. Campos, e o projeto arquitetônico inicial teve a assinatura da Arquiteta Márcia Pinheiro. Entretanto, por falta de recursos, apenas 40% da planta original foi concluída até a inauguração.
Entre outubro e dezembro de 1997, foram oferecidas 10 sessões semanais de funcionamento - pela manhã, de 8 às 12h, e/ou à tarde, de 14 às 18h -, atendendo 22 crianças, filhas de funcionários, professores e alunos da Universidade. Nessa primeira fase, as atividades com as crianças ficaram sob a responsabilidade de “estagiários avançados” e profissionais do próprio NMPEEC. Foi o momento chamado “mutirão”.
A criação da Creche UFF foi formalizada no ano seguinte com a Norma de Serviço nº 488/98, que determinou que a Creche UFF fosse vinculada administrativamente ao Gabinete do Reitor - GAR, e tecnicamente vinculada ao NMPEEC. Em junho de 1999, esta situação foi alterada pela Norma de Serviço Nº 499/99, que estabeleceu que a Creche não mais se subordinasse administrativamente ao GAR, mas à PROEX - Pró-Reitoria de Extensão, mantendo o vínculo com o NMPEEC, bem como os demais termos e determinações da Norma 488/98. Estava assim definida a primeira configuração institucional da Creche UFF, como Programa de Extensão.
Em 1999, ocorreram novas mudanças: a Profº Mônica B. M. Picanço, da Faculdade de Educação da UFF, é nomeada coordenadora da unidade (Portaria nº 27.199, de 01/06/1999). A equipe começa a ser formada, com duas professoras - uma proveniente da Fundação Municipal de Educação e outra contratada pela universidade -; um auxiliar de cozinha e um auxiliar de creche contratados, e um auxiliar administrativo e de um recepcionista do quadro de funcionários da universidade.
As limitações administrativas e acadêmicas inerentes a um Programa de Extensão levam a novas mudanças. Com a criação do Colégio Universitário Geraldo Reis em 2007 (Resolução N° 312/09), a Creche UFF passa a integrar esta nova unidade da universidade, tornando-se o Departamento de Educação Infantil do COLUNI.
A identidade acadêmica de uma unidade univeristária de Educação Infantil
Como unidade universitária de Educação Infantil integrante da UFF, a Creche UFF desenvolve uma política acadêmica que articula ensino, pesquisa e extensão. Com o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança – agora NUMPEC, grupo de pesquisa do Diretório CNPq, realizamos pesquisas sobre a infância e a Educação Infantil. As atividades de ensino visam à formação inicial e continuada de profissionais que irão atuar em Educação Infantil, recebendo graduandos e pós-graduandos de diversos cursos da UFF, bem como profissionais em exercício. Finalmente, a Creche UFF busca integrar-se a movimentos sociais de debate e formulação de políticas públicas para a Educação Infantil, como o Movimento Interfóruns de Educação Infantil Brasileiro – MIEIB e a Associação Nacional de Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil - ANUUFEI, entidade esta dirigida pela Creche UFF durante o biênio 2005-2006.