Gestão
A organização e gestão da Creche UFF adota um modelo participativo e colegiado. A Coordenação Geral conta com o apoio do Grupo Gestor, formado atualmente por professores da Faculdade de Educação e do Instituto de Psicologia, bem como um representante do corpo técnico-administrativo e um representante das famílias, para todas as decisões institucionais relativas à unidade.
O modelo de gestão adotado se baseia no proncípio da participação, reconhecendo que uma unidade de educação infantil conta com três protagonistas centrais, a saber: equipe, crianças e famílias. Cada um destes protagonistas é então convidado a participar da organização e gestão da unidade e isso se faz por meio de reuniões e comissões, conforme descrito a seguir.
Em seu dia-a-dia, a equipe da Creche UFF se organiza a partir das reuniões semanais de Planejamento Participativo, visando integrar as diversas áreas de atuação da equipe, tais como saúde e biblioteconomia, psicologia e educação, serviço social e administração. Nestas reuniões a equipe, formada de bolsistas e estagiários (de vários cursos), educadores e funcionários técnico-administrativos, planeja e discute as ações necessárias para assegurar a qualidade das ações de educar e cuidar ali desenvolvidas.
A participação das famílias se dá por meio da representação junto ao Grupo Gestor, da formação da Comissão de Pais com reuniôes quinzenais, das reuniões gerais semestrais de pais e, ainda, por meio de convites à participação na rotina diária da unidade.
A participação das crianças baseia-se principalmente no princípio de respeito à voz das crianças. É incentivada de diversas maneiras, que incluem desde a rodinha para discutir o planejamento e definir as atividades diárias, ou ainda para debater questões do cotidiano, até a solicitação de reuniões com a coordenação geral para apresentar pedidos.