Início

Aniversário de 17 anos 
 
Hoje, dia 13 de outubro, a Unidade de Educação Infantil está em festa. Há 17 anos atrás surgia uma instituição de educação infantil, a qual foi esperada e desejada por muitos. Desde então, a Unidade atende crianças e é referência no campo da Educação. 
 
Agradecemos à todos que fizeram parte dessa história linda que foi construída durante todos esses anos. Foi com muito amor e dedicação de pessoas que acreditam na educação, que ela se transformou no que é hoje. 
2014-10-13 03.56.38 1 
 
 
EDITAL PARA VAGAS 2015
 
O edital de sorteio para vagas disponíveis em 2015 será realizado pelo COLUNI.
 
Aguarde informações em http://www.coluni.uff.br/ 
 
 
Ateliê 
 (Juliana Araujo)
 
No Ateliê, as crianças estão explorando vários materiais diferentes nas suas produções. Hoje, descobriram que podemos desenhar sem utilizar papel, canetinha, giz de cera e lápis. A técnica que foi utilizada é a e desenho com areia e luz. Para isso, usamos um retroprojetor e areia.
 
P1300434
 Veja mais fotos. Clique aqui.
 
 
IV Seminário de Infância e Cultura
 
 
 
     O IV Seminário de Criança e Cultura ocorreu na Unidade de Educação Infantil durante os dias 29 e 30 de julho, cuja realização foi estabelecida pelo grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Infância e Cultura, coordenado por Tania de Vasconcellos. Os seminários apresentados no evento foram trabalhos que tiveram como tema "Teatro, Bebês e Educação". O evento recebeu professores da própria Unidade, além de educadores da UERJ vinculados à criança e da Creche da Fiocruz interessados em educação infantil e Pedagogia. A abertura do IV Seminário foi comandada pela professora Tania de Vasconcellos, Ana Lucia Goulart e o pró-reitor Renato Crespo. 
     20140729 094014
      Oficina Garatujas:     
Dentre as atividades ocorridas no dia 29 de junho, teve a professora Ana Lucia Goulart da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas que relatou aos presentes sua experiência na área da Pedagogia da infância. Ana Lucia comandou a oficina realizada pelas educadoras italianas Elisabetta Martineli (Nido San Donato, Comune di Bologna) e Maurizia Querciagrossa (Nido Vigano, Comune di Bologna), as quais possuem um trabalho de teatro com crianças. Elas realizaram a performance Jardim Zen, que quando é apresentada às crianças faz com que elas interagem com as educadoras. Segundo elas, esse tipo de trabalho pedagógico proporciona o desenvolvimento corporal e faz com que os pequenos telespectadores absorvam a proposta oferecida e modifiquem a seu modo, fazendo com que o teatro seja colaborativo.
     20140729 095945 20140729 100720 20140729 103328
     A formação Estética dos Bebês:
Luiz Miguel, doutorando da UFF, apresentou sua defesa de mestrado o qual abordou o tema "Teatro para bebês" e buscou responder o que é esse teatro. Segundo Miguel, fazer teatro para bebês é sair de um mundo e entrar em outro, é uma comunhão entre estar em si e estar com o outro. Junto à Miguel, Lucia  Maria Lombardi, graduada em Artes Cênicas com licenciatura em Educação Artística, complementou a mesa e falou de sua experiência com a primeira infância e com a linguagem corporal para berçário. Além de pertencer ao curso de Pedagogia da UFSCar, Lucia Maria é líder do Grupo de Pesquisa de Arte na Pedagogia (GPAP) no Mackenzie. 
 20140729 161323 20140729 1527450
     Educação de Bebês: Os primeiros passos
No dia 30 de junho, a Unidade de Educação Infantil recebeu Lucilaine Reis, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Durante o IV Seminário de Infância e Cultura, Lucilaine apresentou sua tese de doutorado o qual teve tema "Acalantos, embalos que encantam: as primeiras práticas de educação da criança" e que teve como orientadora Elizabeth Gomes Venâncio. Dentre os subtemas abordados, Lucilaine relatou as memórias do acalanto, além de fazer atividades dinâmicas divertidíssimas com os presentes. 
 20140730 100128 20140730 102917

Busca

  • 1
  • 2
  • 3
Prev Next

Fique Atento!

Fique Atento!

Enquanto isso, na Creche UFF...                                                  ...

Read more

Fique Atento!

Fique Atento!

Enquanto isso, na Creche UFF...                                                  ...

Read more

outubro