Disciplinas
Calendário 2010/2  Download do Calendário

               Inscrições em Disciplinas - Alunos do PCGA: 23 a 24 de agosto de 2010 - das 9hs às 14 hs.

                                                          Alunos Especiais: 26 a 27 de agosto de 2010 - das 9hs às 14 hs.


Lista das Disciplinas do Módulo Integrador de Áreas Temáticas (Obrigatórias)

               Desenvolvimento e Meio Ambiente
               Ecologia e Processos Ambientais
               Epistemologia das Ciências
               Estágio de Campo do Módulo Integrador das Áreas Temáticas
               Gestão Ambiental
               Seminários de Dissertação I e II
               Sociedade e Meio Ambiente

Lista das Disciplinas Eletivas - No Mínimo 7 disciplinas devem ser cursadas

     Linha 1: Ciências Humanas e Sociais
               Cultura, Realidades Virtuais e as Estranhezas
               Cultura Político-Educacional do Ambiente
               Direito Ambiental
               Estudos Regionais
               Saúde Ambiental
               Turismo e Sustentabilidade
     Linha 2:  Ecologia, Ciências Biológicas e do Ambiente
               Ecologia da Paisagem
               Ecossistemas Aquáticos Continentais
               Ecossistemas Brasileiros
               Radioatividade no Meio Ambiente
     Linha 3:  Gestão Ambiental
               Estudos de Caso em Gestão Ambiental
               Gestão de Biodiversidade
               Resíduos Sólidos
     Linha 4:  Instrumentais
               Análise e Interpretação de Dados Ambientais
               Cartografia para Geoprocessamento
               Metodologia da Pesquisa Ambiental
               Redação Científica
               Sistemas de Informação Geográfica
               Sensoriamento Remoto
               Mudanças Globais
     Linha 5:  Outras
               Tópicos Especiais em Ciência Ambiental
               Tópicos Especiais Aplicados em Ciência Ambiental
               Docência Supervisionada

 

I. DISCIPLINAS DO MÓDULO INTEGRADOR DE ÁREAS TEMÁTICAS - (OBRIGATÓRIAS)

Disciplina

Créditos CHA Professor

DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

O Desenvolvimento como conceito em disputa: paradigmas e concepções em curso. Trajetória sócio-histórica do conceito no Brasil. Conceito de sustentabilidade ambiental, modelo de desenvolvimento e relação de padrões de políticas públicas atuais com os direitos humanos, com a democracia e com o papel do Estado.

 

02

 

30 h/a

 

Tatiana Dahmer Pereira (Serviço Social)

ECOLOGIA E PROCESSOS AMBIENTAIS

Introdução à Ecologia: visão histórico-conceitual. Teoria de Sistemas e níveis organizacionais. Ecossistemas: produtividade, processos tróficos e transformações energéticas. Adaptações ao meio físico: nicho ecológico; Processos de regulação populacional e de comunidades: mecanismos de controle. Processosantrópicos: regulação ecossistêmica.

 

02

 

30 h/a

 

M.Elaine Oliveira

(Geografia)

EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS                                                      

Modernidade e separação homem-natureza. Séc. XVII: neutralidade/objetividade das ciências naturais. Ciência como método a-histórico: 1) método empírico-indutivo. Fatos independentes de teorias. 2) método hipotético-dedutivo; Popper. Fatos dependentes de teorias. Ciência: teorias como estruturas complexas. Dependência da história da ciência. 1) metodologia dos programas de pesquisa científica; Lakatos. 2) Paradigmas; Kuhn. Epistemologia ambiental; preliminares. Rearticulação sociedade-ambiente: 1) via teorias sistêmicas/complexidade; Prigogine, Morin etc. 2) via economia ecológica: economia e termodinâmica.

 

 

02

 

 

30 h/a

 

 

Glauco Tostes

(UENF)

ESTÁGIO DE CAMPO DO MIAT

Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas em trabalho de campo, em ecossistemas diversificados. O trabalho permite o desenvolvimento na prática de trabalho interdisciplinar.

 

02

 

90 h/a

 

GESTÃO AMBIENTAL

Desenvolvimento sustentável e tipos/dimensões de sustentabilidade. Integração de indicadores ambientais e socioeconômicos na avaliação e planejamento. Avaliação Ambiental Estratégica e a Estrutura Pressão-Condicionamento-Impacto-Resposta. Análise de risco (ecológica e à saúde humana) e a modelagem de processos naturais e das contaminações. Operação de análises custos-benefícios sem necessidade de valoração do meio ambiente. Sistema de Gestão Ambiental. Análise de estudos de casos práticos. Trabalhos dirigidos.

 

 

02

 

 

30 h/a

 

 

Edison Bidone

(Geoquímica)

SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO I E II

Defesa preliminar de projeto de dissertação perante banca examinadora. Prática de comunicação escrita e oral de dissertação de mestrado.

     

SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE 

As etapas do pensamento sociológico e o meio ambiente: encontros e desencontros. Paradigma da complexidade, uma nova sociologia? Cultura e meio ambiente - ética e natureza. Práticas espaciais e conflitos ambientais. A sociedade de risco. A lógica da ação coletiva em contextos regionais.

02

 

 

30 h/a

Helio Evangelista

(Geografia)


II. DISCIPLINAS ELETIVAS

1. Ciências Humanas e Sociais

Disciplina

Créditos CHA Professor

CULTURA, REALIDADES VIRTUAIS E AS ESTRANHEZAS

Conjecturas oriundas da Teoria das Estranhezas, para uma análise não-fisicalista do impacto tecnológico sobre a biosfera, a noosfera e a tecnosfera. A artificialização tecnocrática da cultura e seu impacto sobre as mentes: a incompatibilização humana e as alternativas das estranhezas.

 

02

 

30 h/a

 

Ued Maluf

(Aposentado)

CULTURA POLÍTICO-EDUCACIONAL DO AMBIENTE

A educação brasileira no contexto globalizado e o papel do professor / educador ; A função da universidade frente às questões ambientais; Visão integrada dos condicionantes socioambientais; Visões polissêmicas do meio ambiente ; A política nacional de Educação Ambiental (a lei 9795/99); O meio ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais ; Interdisciplinaridade e transversalidade; As “ diferentes correntes da Educação Ambiental; Releitura da Educação Ambiental na rota do contexto sociopolítico mundial.

 

02

 

30 h/a

 

Joel Araujo

DIREITO AMBIENTAL

Uma abordagem regional para o estudo das  questões ambientais segundo diferentes escalas de abrangência. Formação territorial tendo em  conta as inter-relações entre história, economia e política que se refletem nos problemas ambientais da área/território de estudo, podendo (mas não necessariamente) se limitar a um estado da federação. Grandes corporações e grau de abrangência de atuação. Impactos ambientais . População e processos de adaptação e reação. Estado e as políticas públicas. Unidades conservação (idéias e práticas). Perspectivas.

 

02

 

 

 

30 h/a

 

Mônica Paraguassú

(Direito Público)

ESTUDOS REGIONAIS                      

Uma abordagem regional para o estudo das  questões ambientais segundo diferentes escalas de abrangência. Formação territorial tendo em  conta as inter-relações entre história, economia e política que se refletem nos problemas ambientais da área/território de estudo, podendo (mas não necessariamente) se limitar a um estado da federação. Grandes corporações e grau de abrangência de atuação. Impactos ambientais . População e processos de adaptação e reação. Estado e as políticas públicas. Unidades conservação (idéias e práticas). Perspectivas.

 

02

 

 

 

30 h/a

 

Helio Evangelista

(Geografia)

SAÚDE AMBIENTAL

Organizações Internacionais ; Tratados,  Convenções e Aspectos Constitucionais ; Epidemiologia ; Sistema de Informações Geográfica ; Agentes químicos, físicos e biológicos ; Mudanças ambientais ; Doenças de veiculação pelo solo, hídrica, alimentar e aérea ; OGMs ; Doenças emergentes, reemergentes e novas.

 

02

 

30 h/a

Célio Mauro Viana

(Tecnologia de Alimentos)

TURISMO E SUSTENTABILIDADE

Turismo : um fenômeno de caráter socioespacial; Análise evolutiva do Turismo ; As diferentes manifestações do Turismo nos Espaços Artificiais e nos Espaços Naturais Adaptados; Conjunto das relações ambientais do Sistema Turístico – SISTUR; Turismo e Inclusão Social ; Turismo e Sustentabilidade; Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC e suas diretrizes ao uso turístico.

 

02

 

30 h/a

 

Marcello Machado (Turismo)

 


2. Ecologia, Ciências Biológicas e do Ambiente

Disciplina

Créditos CHA Professor

ECOLOGIA DA PAISAGEM

Ecologia, paisagem, conceitos e métodos. Relações topológicas, corológicas e fluxos de matéria, energia e informações. Modelo matriz-mancha/fragmento-corredor. Estrutura e dinâmica da paisagem. Análise quantitativa e métrica da paisagem. Modelagem ambiental. Ecologia da Paisagem aplicada ao planejamento.

 

02

 

30 h/a

Claudio Belmonte Bohrer

(Geografia)

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Biogeografia das águas continentais: aspectos básicos; Propriedades da água. Lagos: gênese, distribuição, morfologia, morfometria. Balanço térmico: estratificação, tipos climáticos. Balanço de substâncias: critérios de classificação trófica, balanço de oxigênio, balanço de nutrientes,composição iônica. Comunidades: relações tróficas em ecossistemas aquáticos. Rios: hidrodinâmica, tipologia morfológica e climática, zonação biogeográfica. Bioindicadores: métodos de avaliação, sistema de sapróbios, déficit de espécies, monitoramento ativo e passivo, índices de diversidade.

 

02

 

30 h/a

 

M.Elaine Oliveira

(Geografia)

ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

O Domínio da Mata Atlântica. Composição e estrutura das comunidades nos ecossistemas de Mangue, Restinga e Mata Atlântica. Ambientes de transição.  Macrófitas aquáticas. Costões rochosos. Ambientes insulares. Interações fauna/flora. Influência dos fatores ambientais sobre a biodiversidade.  Reflexos da interface social e econômica sobre os ecossistemas. Implicações da expansão urbana sobre os ecossistemas costeiros.  Recuperação e Manejo de áreas degradadas. Estratégias para a conservação dos ecossistemas. Caracterização do meio físico e biológico dos ecossistemas Pantanal, Cerrado, Caatinga, Banhado, Campos Rupestres e Floresta Amazônica. Adaptações e interrelações de animais e plantas. Diagnostico de ambientes impactados. Conseqüências dos impactos ambientais sobre biodiversidade. Questões sócio ambientais segundo escalas de abrangência biológica e ecológica. Unidades conservação e a proteção dos recursos naturais. Visitas técnicas.

 

 

02

 

 

30 h/a

 

 

Janie da Silva

(Biologia Geral)

RADIOATIVIDADE NO MEIO AMBIENTE                                     

Radioatividade. Radionuclídeos. Radiações ionizantes. Raios-X. Radiometria. Efeitos biológicos das radiações ionizantes. Princípios básicos de radioproteção. Aplicações de radionuclídeos. Radioatividade natural e artificial. Usinas nucleares. Acidentes nucleares. Tópicos especiais.

 

02

 

30 h/a

Alphonse Kelecom

(Biologia Geral)


3. Gestão Ambiental

Disciplina

Créditos CHA Professor

ESTUDOS DE CASO EM GESTÃO AMBIENTAL

A disciplina visa aplicar , sob a forma de Trabalhos Dirigidos, exercícios práticos baseados em estudos de casos reais . Estes estudos de casos serão desenvolvidos em diferentes contextos metodológicos que permitem equacionar problemas e soluções pertinentes , tanto às fases estratégicas de concepção , planejamento e avaliação de políticas públicas, planos e programas , quanto àquelas fases referentes ao ‘ ciclo de vida ’ de empreendimentos individuais ( estudo de viabilidade , projeto , obra , operação , monitoramento, auditoria ). O foco é a abordagem operacional do conceito de ' desenvolvimento sustentável ’.

 

02

 

30 h/a

 

Edison Bidone

(Geoquímica)

GESTÃO DE BIODIVERSIDADE

O conceito de biodiversidade : evolução e distintas acepções ( científica , política e legal ); o conceito de gestão e as distintas abordagens ; a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB): estrutura , funcionamento , desdobramentos; quadro político-institucional da gestão da biodiversidade no Brasil: o PRONABIO, o PROBIO, a PNB, o Funbio, entre outros ; a geração do conhecimento biológico como base para a gestão ; instrumentos para a gestão : conservação in situ e ex situ, monitoramento, mecanismos de acesso e repartição dos benefícios , instrumentos econômicos , entre outros ; análise do conhecimento disponível sobre a biodiversidade brasileira ; visita técnica .

 

02

 

30 h/a

 

Rodrigo Medeiros (Ciências Ambientais – UFRRJ)

RESÍDUOS SÓLIDOS

Aspectos históricos da limpeza urbana . Estigmas e tabus relacionados ao lixo . Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos. Educação ambiental e resíduos sólidos .

 

02

 

30 h/a

Emílio Eigenheer

(Aposentado)


4. Instrumentais

Disciplina

Créditos CHA Professor

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS AMBIENTAIS

Padrões e processos básicos em populações e comunidades; Dinâmica espacial e temporal: causas e conseqüências; Método estatístico nas questões ambientais: dados geográficos, amostragem, estatística indutiva e descritiva; Estatística básica: análises bivariadas e multivariadas; Avaliação e interpretação de dados práticos; Uso de aplicativos para análise estatística.

 

02

 

30 h/a

 

M.Elaine Oliveira

(Geografia)

CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO

A Relação entre Cartografia e Geoprocessamento. Mapeamento sistemático do Brasil A base cartográfica do país: a carta topográfica. Utilização das propriedades cartográficas (projeção, sistemas de referência, escala, articulação, sistemas de coordenadas, representação altimétrica). O recurso da representação gráfica no SIG e  a semiologia gráfica na cartografia ambiental. Integração de dados de diversas fontes: o sensoriamento remoto, a questão da correção geométrica e do registro de imagens; noções básicas e uso do GPS e entrada de dados no SIG.

 

02

 

30 h/a

 

Angelica Di Maio (Análise Geoambiental)

METODOLOGIA DA PESQUISA  AMBIENTAL

Os principais conceitos que envolvem as atividades de pesquisa e sua relevância com relação às questões socioambientais; as fases da pesquisa; pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa; as lógicas dos diversos processos de pesquisa e suas múltiplas abordagens; a construção do projeto; elaboração dos instrumentos da pesquisa; construção, leitura e análise de textos; discussão/construção de projetos; desenvolvimento de atividades teórico-práticas voltadas ao Módulo Integrador de áreas Temáticas (MIAT).

 

03

 

45 h/a

 

Joel de Araujo

REDAÇÃO CIENTÍFICA                                                             

A escrita científica. Figuras, gráficos e tabelas: organização dos dados. Estrutura de um texto científico. Tipos de texto científico e sua estrutura. “Layout” do texto: a escolha de ilustrações. Revisar um texto científico.

 

02

 

30 h/a

Alphonse Kelecom

(Biologia Geral)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Sistemas de Informação Geográfica (SIG): definição, estrutura e aplicações. Aquisição dos dados geográficos. Modelos da distribuição espacial dos dados. Representação geométrica dos dados. Métodos de digitalização das bases cartográficas. Funções dos SIG para estudos ambientais.

 

03

 

45 h/a

Cristiane Francisco (Análise Geoambiental)

SENSORIAMENTO REMOTO

Princípios físicos fundamentais.  Natureza e função de radiação eletromagnética na natureza . Espectro eletromagnético . Definição e funcionamento de sistemas sensores usuais . Interação dos alvos naturais com os sensores .  Resolução : espectral , espacial e radiométrica. Visão integrada : orbital , aérea e campo .  Interpretação visual e digital de imagens . Aplicações no mapeamento e monitoramento ambiental.

 

02

 

30 h/a

 

Ivan Pires

(Análise Geoambiental)

MUDANÇAS GLOBAIS

Propriedades químicas do carbono. Ciclo e estoques geoquímicos. Ciclo antrópico do carbono. Definições de Mudanças Climáticas e Mudanças Globais. Tratado de Quioto. Instituições internacionais de mudanças do clima e suas regulações. Mercado de carbono. Neutralizações voluntárias. O ciclo de um projeto MDL. Cálculo de emissões relacionadas aos resíduos, fontes energéticas, uso do solo, indústrias e produtos industrializados.

 

02

 

30 h/a

 

Kenny T. Fonseca

(Análise Geoambiental)


5. Outras                                                                                                         

Disciplina

Créditos CHA Professor

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA AMBIENTAL

Abordagem de temas relevantes à formação do discente em Ciência Ambiental.

02

30 h/a

 

TÓPICOS ESPECIAIS APLICADOS EM CIÊNCIA AMBIENTAL

Aplicação de métodos abordando temas relevantes à formação em Ciência Ambiental.

02

30 h/a

 

DOCÊNCIA SUPERVISIONADA

Participação do discente como assistente em disciplina ministrada na Graduação ou Pós-Graduação de áreas correlatas ao tema de sua Dissertação, visando à capacitação como docente; disciplina obrigatória para bolsistas da CAPES.

 

02

 

30 h/a