Introdução


Nesta atividade apresentamos um programa que permite que se armazenem os dados de uma pesquisa estatística. Ao clicar na aba "Faça Sua Pesquisa", aparecerá uma mensagem sobre a assinatura digital da aplicação. Isso ocorre porque o programa permite que arquivos externos sejam acessados (leitura ou gravação). Clique em Run para permitir a execução do aplicativo. Aparecerá, em seguida, a tela do programa.

Descrevemos a seguir as linhas gerais do programa. Para maiores detalhes, veja o filme explicativo sobre o seu uso.
  • Inicialmente definem-se as variáveis da pesquisa, especificando nome e tipo. Para as variáveis qualitativas, é necessário definir as suas categorias e para as variáveis quantitativas (discreta ou contínua), os valores mínimo e máximo. É possível também criar novas variáveis quantitativas a partir de transformações simples de outras variáveis quantitativas já existentes.

  • O passo seguinte consiste em digitar os valores das variáveis para cada unidade ou indivíduo de investigação. Para as variáveis qualitativas, deve-se selecionar a categoria a partir de um menu que exibe os valores definidos na etapa anterior. Para as variáveis quantitativas, digita-se o valor e o programa confere se está dentro dos limites pré-definidos.

  • A análise dos resultados para cada tipo de variável se faz em duas etapas: primeiro, selecionam-se as variáveis e os resultados desejados. Em seguida, exibem-se os resultados solicitados. Essas etapas devem ser repetidas para cada tipo de variável. Para apresentação das tabelas de frequência de variáveis quantitativas, é obrigatório agrupar, em classes, os dados de variáveis contínuas ou de variáveis discretas com mais de 20 valores diferentes.

  • Para imprimir as tabelas, é necessário copiá-las, via PrintScreen (cópia da tela), para o PaintBrush e recortar a parte desejada. Os gráficos podem ser salvos e impressos a partir do menu de comandos que surge ao se clicar sobre eles com o botão direito do mouse.

  • É possível salvar o arquivo de dados para uso posterior. Para isso, selecione a opção Salvar ao final das etapas e especifique o diretório e o nome do arquivo.





Creative Commons License
Responsável: Ana Maria Lima de Farias
Idealização: Rafael Machado Alves e Ana Maria Lima de Farias
Programação: Rafael Machado Alves.
Revisão: Vera Regina Lima de Farias e Flores

Faça Sua Pesquisa - Versão 26/11/2009
Atualizações desta atividade estarão disponíveis nos seguintes endereços:
http://www.uff.br/cdme/
http://www.cdme.im-uff.mat.br/

Dúvidas? Sugestões? Nós damos suporte! Contacte-nos pelo e-mail:
conteudosdigitais@im.uff.br.