Histórico

O Instituto Biomédico foi fundado em 1968 sendo a sua criação regulamentada pelos Decretos Leis nº 53 de18/11/66 e nº 252 de 18/11/67 em conformidade com o Plano de Reestruturação da Universidade Federal Fluminense à época, sendo constituído de três Departamentos: Fisiologia e Farmacologia (MFL); Microbiologia e Parasitologia (MIP) e Morfologia (MMO) que agrupam entre outras as disciplinas de Fisiologia e Farmacologia; Bacteriologia, Micologia, Parasitologia e Virologia; Anatomia, Embriologia, Histologia e Morfologia, respectivamente.

O prédio sede do Instituto Biomédico foi cedido em 1931 a Faculdade Fluminense de Medicina albergando esse curso até 1968. Com a fundação do Instituto Biomédico, a Faculdade Fluminense de Medicina passou a ser denominada Faculdade de Medicina da UFF sendo transferida para o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), onde funciona até hoje, ficando o prédio para o recém-criado Instituto.

Originalmente a sua administração era composta por um Diretor; um Vice-diretor; uma Secretária Executiva e uma Coordenação de Extensão; e contava com diversos setores ente eles: Biotério, Almoxarifado, Eletrônicos e Audiovisuais, Reprografia e Fotografia. Atualmente sua administração é composta pelo Diretor, Vice-diretor e secretária executiva e encontram-se em atividade os setores de biotério e almoxarifado tendo sido criado diversos outros setores.

O Instituto Biomédico dispõe de um Colegiado que é regido por um Regimento Interno aprovado pela Resolução n.º 69/75 do Conselho Universitário da UFF. O Colegiado teve seu primeiro Regimento aprovado pela Resolução n.º 84/75, e o Regimento atual foi aprovado pela Resolução n.º 125/85 de 25 de setembro de 1985 do Conselho Universitário da UFF, sendo composto por professores dos três departamentos com mandatos de 2 anos. Um novo regimento para o Instituo Biomédico vem sendo discutido para apreciação e aprovação do colegiado da unidade.

O Diretor e o Vice-diretor têm mandato de quatro anos, sendo os cargos eletivos e a nomeação pelo Sr. Ministro da Educação.

Foram diretores da unidade desde a sua fundação:

Prof. Hiss Martins Ferreira - de janeiro de 1968 à abril de 1969;

Prof. Mário Ulysses Gean Vianna - de abril de1969 à 1971;

Prof. José Hermínio Guasti - de1971 à 1975;

Prof. Luíz Raymundo Tavares de Macedo (pró tempore), de janeiro à abril de 1976;

Prof. Celso de Resende Ferreira Filho - de 1976 à 1980;

Prof. José Otílio Leite Machado - de 1980 à 1983;

Prof. Bernardino Alves de Souza Neto (pró tempore), de janeiro à abril de 1983;

Prof. Renato Coelho Falcão - de 1983 à 1987;

Prof. José Bullos Seba - de 1987 à 1991;

Prof. Jorge Mamede de Almeida - de 1991 à 1995;

Prof. Alexandre Sampaio De Martino - de 1995 à 1999;

Prof. Tarcisio Rivello - de 1999 à 2002.

Prof. Otilio Machado Pereira Bastos – de 2002 a 2006

Prof. Luiz Carlos Nogueira – (pro-tempore) – 2007

Prof.ª Rita Leal PAixão - Atual diretora

Os departamentos que compõem o Instituto Biomédico têm por função o ensino das disciplinas básicas para todos os cursos da área de Saúde. Além disso, seus professores estão oferecendo disciplinas em nível de graduação e pós-graduação para os diversos cursos da Universidade Federal Fluminense. Também é encargo desses departamentos desenvolverem atividades de Pesquisa e Extensão, criando oportunidades para a formação de discentes bem como inserindo a universidade na comunidade da zona metropolitana do Rio de Janeiro. O instituto possui linhas de pesquisa na área básica e aplicada envolvendo desde tecnologias simples até metodologias de ponta.

No ano de 2002 foi criado o Curso de Graduação em Biomedicina, passando o Instituto Biomédico a ser considerado como Unidade de Ensino Plena, por ter o seu próprio curso de graduação. A primeira turma deste curso teve sua colação de grau no final de ano de 2006.

Entendendo que Eventos Científicos são os principais veículos na apresentação das descobertas, dada a rapidez com que esses conhecimentos são repassados, o Instituto Biomédico vem, ao longo dos anos, realizando o seu Encontro Científico, com a caracterização da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Assim cada 2 anos, o Instituto Biomédico abre suas portas para a Comunidade criando um canal permanente de comunicação, de forma a permitir a divulgação e troca de experiências geradas não só neste Instituto como, também, em outras Unidades da UFF e outras Instituições de Ensino e Pesquisa.

A partir de 2004 esse evento passou a contar com as atividades da Jornada Científica de Biomedicina que e WorkShops de Microbilogia e Parasitologia Aplicadas aumentando a oferta de conhecimentos para os corpo discente e público visitante.