






|
Diretório Acadêmico Luiz Andrade(DALA) |
|
Curso de Graduação em Ciências Biológicas |


|
Definição: O DALA é uma entidade estudantil que representa os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Fluminense. Suas funções são diversas incluindo: a organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros. O DALA é composto de alunos do curso de Ciências Biológicas eleitos pelo corpo discente, sendo uma entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional e que interage com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), e outros Diretórios estudantis.
Quanto ao trote: “...O Diretório Acadêmico Luiz Andrade (D.A.L.A) tem participado há muito tempo do Projeto Trote Cultural da UFF, sempre fiel as propostas deste programa que repudia a violência e o bulling, sendo inclusive premiado pela sua programação que contribui para a interação dos novos alunos (calouros) com os alunos antigos (Veteranos). Acreditamos que a entrada na faculdade seja algo complicado, já que se trata de uma grande mudança na vida de uma pessoa, que hora é um simples aluno escolar de ensino médio e de repente já é um “adulto” responsável agora por construir uma carreira, que escolheu, às vezes sem muita noção do que estava fazendo, ou simplesmente passou para algo “por sorte”. Exatamente nesse momento, nessa virada, se dá o trote, que pode tanto ser um facilitador como um evento traumático. Na Biologia sempre vimos o trote como um instrumento para integração e aceleração da adaptação dos novos alunos ao ambiente universitário, e tal atitude pode ser vista claramente na estrutura social do curso, onde não existem hierarquizações forçadas entre “veteranos” e “calouros”. Todos os alunos interagem, convivem e até trabalham juntos, mesmo sendo de turmas, períodos e anos diferentes. Além disso, o momento do trote pode (e é por nós) ser utilizado para realizar ações diversas, tais como doação de sangue, coleta e doação de alimentos, ocupação verde (que se trata do plantio de mudas em certas áreas), limpeza de praias, vivências ecológicas, dinâmicas, etc. É estranho se pensar que estudantes universitários, que vivem e vêem um mundo tão confuso e deturpado, ainda insistam em usar o momento do trote para humilharem ou se aproveitarem de alunos vulneráveis em atos de covardia, afinal o grupo deles já está formado e eles já dominam o ambiente, situação completamente oposta a dos calouros, solitários e em um ambiente ainda hostil...” “...A imagem do Trote Cultural deve se manter limpa e...muitas coisas boas são feitas sempre. A Biologia continua seguindo (e acreditando) nos princípios propostos pelo projeto Trote Cultural na UFF e repudia o uso do trote como uma ferramenta de submissão e humilhação de novos alunos....” Atenciosamente, Diretório Acadêmico Luis Andrade (D.A.L.A.)
Localização: Diretório Acadêmico Luiz Andrade (D.A.L.A). Instituto de Biologia, UFF -Campus Valonguinho, Centro, Niterói CEP: 24210-130, RJ, Brasil |
|
Sites interativos do DALA: Blog -> http://dalabio.wordpress.com Twitter ->http://twitter.com/dala_biouff |
|