Caixa de texto:

Curso de Graduação em Ciências Biológicas

1 - O que é o ENADE?

 

  O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE ), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Resumindo, ele avalia a instituição através do rendimento dos alunos do curso, dentre outros fatores, sendo este o mais importante.

 

2 - Se convocado, sou obrigado a fazer o ENADE ?

 

SIM, VOCÊ É! O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Esta avaliação é obrigatória e de cunho irrevogável, ou seja enquanto não fizer, isso fica registrado em seu nome impedindo de obter o diploma na UFF ou como tem sido visto em alguns casos, não assumindo empregos públicos.

 

3 - O que acontece imediatamente se eu não comparecer ao exame ?

 

Você entra para a lista de alunos irregulares da instituição, sendo impedido de obter seu diploma. Isto também prejudica ao curso, pois não é avaliado com o número de alunos adequado e em caso de boicote recebe uma nota  baixa que o põe em risco a longo prazo de fechamento. Por isso, pense bem se você realmente quer ter, um diploma de um curso que poderá ser fechado por uma ineficiência que não é real, mas causada por sua escolha equivocada. Enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE , o aluno não recebe o diploma haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação já que o ENADE é componente curricular obrigatório).

 

4 - O que acontece se eu comparecer ao exame mas não fizer a prova com responsabilidade (não marcar nada ou fazer a revelia) e não me empenhar?

Você prejudica imediatamente o curso e diretamente a você mesmo. Do ponto de vista prático, como você compareceu, esta prova é considerada válida e é computada junto com as outras notas. Esta nota compromete a nota final do curso que irá orientar a forma como essa instituição é vista e como ela deve ser tratada e/ou considerada. A verba que a instituição recebe, o apoio federal, a definição de vagas para professores, tem sua orientação pautada nesta avaliação inclusive. A longo prazo, a nota baixa representa uma ineficiência que se não for melhorada levará ao fechamento do curso pelo MEC.

 

5 - Se fizer a revinculação no curso para fazer outra modalidade, continuo obrigado a comparecer mesmo que já tenha feito o exame uma vez?

SIM, VOCÊ É! O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Esta avaliação é obrigatória e de cunho irrevogável, ou seja enquanto não fizer, isso fica registrado em seu nome impedindo de obter o diploma na UFF ou como tem sido visto em alguns casos, não assumindo empregos públicos. Assim a cada modalidade que você cursa, existe o ENADE, que é componente curricular obrigatório para ser cumprido

 

6 - O estudante que trancou a matrícula ou está afastado da UFF também é obrigado a comparecer no ENADE?

O estudante que estiver vinculado no curso, independente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da UFF), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá fazer o ENADE. O estudante que esteve afastado da UFF e retornou para cumprir os créditos também deve fazer o ENADE já que é um componente curricular obrigatório).

 

7-Se eu não realizar a prova, por motivo de força maior como poderei regularizar minha situação junto ao ENADE?

O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá aguardar nova edição do ENADE para o próprio curso para participar da prova. O ENADE para os cursos é realizado com periodicidade trienal, mas nos últimos anos tem se permitido a inscrição de alunos irregulares de forma anual . O aluno deve procurar a coordenação para garantir a realização de sua inscrição.

 

 

Mais informações no site do ENADE