
O estudo do perfil socioeconômico e cultural dos vestibulandos e ingressados é um trabalho realizado pela PLAV, com o apoio e participação da PROAC (Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos) e da COSEAC (Comissão de Seleção Acadêmica). E para quê ele serve? Sua finalidade é conhecer o perfil dos alunos da UFF, como contribuição para a formulação de diretrizes e metas que possibilitem a renovação dos cursos de graduação, atendendo as exigências de um novo tempo.
A nossa universidade tem desafios a vencer. Um deles é a reformulação pedagógica dos seus Cursos de Graduação, à luz das perspectivas apresentadas pela “nova” legislação, que estabelece a flexibilidade curricular, obedecidas as correspondentes diretrizes curriculares. O conhecimento do perfil cultural e socioeconômico do corpo discente é fator relevante, uma vez que pode contribuir para o processo de reformulação curricular.
O conhecimento do perfil do corpo discente não é importante somente para a reformulação dos currículos dos Cursos de Graduação. Conhecer os alunos também permite a formulação de políticas administrativas e acadêmicas que viabilizem, por exemplo, a adequada utilização dos escassos recursos em favor da melhoria da qualidade do ensino.
A primeira publicação desse trabalho deu-se em maio de 2002 e compreendeu o estudo dos dados dos vestibulandos e ingressados no período de 1998 a 2001. Este é o segundo relatório publicado e compreende o estudo dos dados referentes ao período de 2000 a 2003. Como se vê, o objetivo é o de criar uma sistemática de avaliação dos dados obtidos com as informações prestadas por aqueles que manifestam o desejo de ingressarem na UFF, bem como por aqueles que efetivamente o fazem.
Para a realização do presente estudo foram analisadas as informações prestadas por todos os candidatos ao vestibular da UFF no período de 2000 a 2003, considerando, neste universo, os candidatos aprovados que efetivamente efetuaram a sua matrícula e realizaram a inscrição em disciplinas. A intenção, com isso, é conhecer as características tanto dos candidatos (vestibulandos) quanto daqueles que realizaram a matrícula e a inscrição em disciplinas (ingressados).
O instrumento utilizado foi o questionário sóciocultural respondido pelos candidatos, na inscrição ao vestibular. Esse instrumento sofreu alterações, no conteúdo e na forma de algumas questões, no sentido do seu aperfeiçoamento. Houve também a extinção e a criação de novos cursos, no período estudado. Nos casos em que isso ocorreu, as informações apresentadas referem-se ao período disponível. Para efeito de apresentação, optamos por incluir tanto as questões suprimidas no período estudado, quanto aquelas acrescentadas.
As questões foram listadas conforme apresentadas no questionário. Isso facilita os agrupamentos para análise de informações como idade, sexo, isenção da taxa de inscrição no vestibular, principais cidades e escolas de origem, nível de renda familiar, ocupação e escolaridade dos pais, dentre outras.
Perfil
2002-2005 |