Skip to main content

Ministério da Educação

Atividades Complementares

 As Atividades Complementares (AC) do Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF são as previstas pelo Projeto Pedagógico do Curso e entendidas como componentes curriculares obrigatórios vinculadas à Coordenação do Curso, que possibilitam a permanente e contextualizada atualização profissional

 A norma que estabelece a operacionalização das Atividades Complementares (AC) do Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental  corresponde a  Resolução GCB n° 01/2011

  • As ACs estão distribuídas nos grupos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, as quais estão divididas em modalidades, sendo ao todo onze.   Segundo art. 8° dessa resolução, para integralização do Curso é necessário cumprir 240 horas de ACs, participando de pelo menos quatro modalidades que devem ter documentos comprovatórios.
  • No Anexo 1 da  Resolução são apresentadas, na forma de quadro, o máximo de carga horária para cada modalidade a ser contabilizada para o cumprimento das 240h. Baseado nesse quadro do Anexo 1, foi elaborado um formulário em que o aluno preenche as horas cumpridas nas células destacadas em vermelho.  O formulário preenchido, devidamente comprovado junto com respectivos comprovantes das ACs preenchidas, é entregue pelo estudante para providências de registro pela Secretaria do Curso no sistema acadêmico.
  • Foi elaborado também um Protocolo em reunião do NDE no dia 27/02/2014, que define a quantidade de horas a serem contabilizadas para cumprimento das ACs, segundo o tipo de modalidade. A necessidade de elaboração desse protocolo surgiu principalmente devido às situações em que as insituições emitem documentos para comprovação de determinada atividade sem apresentar a carga horária da mesma.

Regulamento das Atividades Complementares

Protocolo explicativo das ACs

Planilha para Registro de Carga Horária por AC