| Ciências Exatas |
|
Especializado em estruturas, o engenheiro Fernando Lobo Carneiro foi pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) por 33 anos. Dentre seus trabalhos mais importantes está o ensaio que tornou-se referência internacional na determinação da resistência dos concretos à tração dos ventos. Desenvolveu ainda, um método de dosagem experimental de concretos, além de participar de construções como a do edifício da Faculdade de Arquitetura da UFRJ.
José Leite Lopes era físico e previu, em 1958, a existência de uma partícula mediadora neutra nas interações fracas no núcleo do átomo, colaborando para o estabelecimento das bases da chamada unificação eletro - fraca. Este conceito permite compreender com mais facilidade, as interações ocorridas entre as partículas que compõem o átomo e tem aplicação, por exemplo, na área de Energia Nuclear. A atuação de José Leite é considerada essencial para a introdução da Física Teórica e para a consolidação da Física Moderna no Brasil.
Famoso por seus estudos em holomorfia em espaços infinitos - funções polinômicas em espaços desiguais, usadas nos cálculos de integrais (na engenharia, física, química e matemática aplicada), Leopoldo Nachbin, é considerado o mais representativo matemático brasileiro. Alcançou respeito internacional mediante atuações em diversas áreas dessa Ciência. Sua maior contribuição foi a teoria de "Espaços Hewitt-Nachbin", usada na Matemática Pura.
De sua geração, Giuseppe Cilento foi um dos primeiros químicos a se dedicar aos estudos interdisciplinares, adaptando a Química às pesquisas nas áreas de Mineralogia, Biologia e Física. Reconhecido, mundialmente, estudando a existência de substâncias e moléculas químicas modificadas em suas características físicas por efeito de radiação em sistemas biológicos.Estudou ainda, a atividade química de células cancerígenas, além de ter sido pioneiro nas pesquisas referentes à fotobiologia sem luz (possibilidade das plantas realizarem processos fotoquímicos sem a presença de luz). |