| Ciências da Terra |
|
O mais respeitado geomorfologista brasileiro, Ab’Saber foi um grande estudioso da geografia aliada à natureza. Um dos autores da teoria dos refúgios, que explica a formação das chamadas linhas de pedra na geografia brasileira, este expoente teve sua vida dedicada ao estudo das diferentes regiões do Brasil. Seu trabalho é considerado fundamental para o conhecimento da história geoecológica do País e da formação do ecossistema. Demonstrou-se sempre preocupado com a preservação das reservas naturais brasileiras, as relações entre homem e meio-ambiente também permearam as pesquisas do cientista que não vê a Geografia como uma disciplina isolada.Publicou trabalhos sobre o Nordeste brasileiro e é idealizador do projeto Floram, que prevê ações de reflorestamento nas quais sejam consideradas as necessidades de cada região.
Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon ficou conhecido pelo lema que dá a dimensão do seu caráter pacificador: "Matar nunca, morrer se preciso for”. Explorador e também geógrafo, o bacharel em Ciências Físicas e Naturais, foi professor de astronomia, mecânica e matemática. Abandonou o magistério para dedicar-se à construção de linhas telegráficas pelo interior do Brasil, atendendo à solicitação do governo federal. Pacificador dos índios Bororó, Botocudo, Kaingang, Xokleng, Nambikuára, Xavante e Umotina, implementou a ligação telegráfica entre Brasil, Paraguai e Bolívia. Levantou a Carta Geográfica do Estado do Mato Grosso por meio de sucessivas expedições. De 1927 a 1930, inspecionou toda a fronteira brasileira desde as Guianas à Argentina. Em 1938, promoveu a paz entre Colômbia e Peru. Propôs a fundação do Parque Indígena do Xingu e inaugurou o Museu Nacional do Índio. Foi nomeado, em 1955, pelo Congresso Nacional brasileiro com o título de Marechal, além de ter recebido como homenagem o nome Rondônia no território de Guaraporé.
O geógrafo Milton Santos foi o único estudioso fora do mundo anglo-saxão a receber o que pode ser considerado o Nobel da Geografia pelo conjunto de sua obra: o prêmio Vautrin Lud. Dedicou-se a dissecar a globalização da economia, ressaltando seu efeito devastador no Brasil, e propor saídas para que a população carente não seja mais parte desse jogo apenas enquanto vítima. |