Seminário de Iniciação Científica

O Seminário de Iniciação Científica, provavelmente, é o primeiro congresso no qual o estudante de graduação participa, apresentando seu trabalho de iniciação à pesquisa e conhecendo o trabalho dos colegas de sua e área, assim como de outras.

Através de palestras e debates com pesquisadores de renome, o aluno é motivado a aspirar à carreira científica. Ao final, os alunos participantes concorrem por meio do relatório final e da apresentação de seu trabalho, ao Prêmio Vasconcellos Torres. Cabe ressaltar que a publicação do resumo de seu trabalho, frequentemente, é sua primeira publicação, o que também é altamente motivador.

De acordo com as normas da Universidade, deverão submeter trabalhos ao Seminário de Iniciação Científica, em caráter obrigatório, os estudantes com bolsas de iniciação à pesquisa e seus respectivos orientadores, participantes dos programas gerenciados pela PROPPI (PIBIC/CNPq, bolsa UFF).

A realização do Seminário conta com a contribuição dos comitês Assessores de Pesquisa da PROPPI e pesquisadores externos constituídos por pesquisas reconhecidas em suas áreas de atuação.

A aceitação para apresentação dos trabalhos inscritos, decorrentes de projetos de iniciação científica aprovados, preliminarmente, pela PROPPI, com concessão de bolsas PIBIC e UFF, estará condicionada à entrega do relatório final das atividades. Para os demais, ocorrerá uma avaliação dos resumos pelos membros dos Comitês Assessores de Pesquisa.

A apresentação dos trabalhos durante o Seminário também se divide pelas oito grandes áreas do conhecimento, com modalidade de exposição condicional à área do trabalho.

 
Desenvolvido pelo NTI Setor - Web/Setor de Imprensa e Comunicação - Tainá Soares Teixeira (CPIEX-PROEX)