| Abertura da Agenda Acadêmica UFF e SNCT 2009 |
|
O Teatro da UFF estava lotado na noite da segunda-feira, 19 de outubro, para a abertura da Agenda Acadêmica e SNCT 2009. O evento contou com a presença do Reitor da UFF, Prof. Roberto Salles; do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, José Raimundo Martins Romeo; do Pró-Reitor de Extensão, Fábio Barboza Passos; do Pró-Reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Luiz de Matos Mello; do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega; da Coordenadora do Comitê Gestor da Agenda Acadêmica, Maria Lúcia Melo Teixeira de Souza; do Presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck; da Professora da Escola de Enfermagem, Sidênia Alves Sidrião, e do Professor do Instituto de Física, Paulo Murilo Castro de Oliveira.
A cerimônia começou com o coro de câmara do projeto de extensão, “Centro de Estudos e Iniciação Musical”, que apresentou um programa com músicas brasileiras. José Raimundo Romeo falou sobre a importância da Universidade e lembrou do sucesso da primeira Agenda Acadêmica da UFF, que na época, recebeu 25 mil visitantes em apenas uma semana.
O Prof. Paulo Murilo Castro falou sobre o desenvolvimento da Ciência no Brasil na conferência de abertura e, citou diversos cientistas que contribuíram para o avanço das pesquisas no país. Ressaltou ainda a importância da graduação - “Precisamos formar mais e melhor” - enfatizou. O Reitor, Prof. Roberto Salles, destacou a importância da pesquisa científica para a sociedade, em especial aquela realizada em instituições públicas - “95% da pesquisa no Brasil é feita em instituições públicas” - frisou.
No encerramento foi feita uma homenagem a 22 cientistas brasileiros, indicados por Unidades de Ensino da UFF. A Profª. Izabel Paixão do Instituto de Biologia da UFF, uma das homenageadas, fez questão de falar sobre a qualidade da Ciência desenvolvida no Brasil. Lembrou ainda do cientista Carlos Chagas Filho, que acreditava que “na Universidade só se ensina porque se pesquisa”.
|