Abertura da Agenda Acadêmica UFF e SNCT 2009

fotos agenda academica 145

 

O Teatro da UFF estava lotado na noite da segunda-feira, 19 de outubro, para a abertura da Agenda Acadêmica e SNCT 2009. O evento contou com a presença do Reitor da UFF, Prof. Roberto Salles; do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, José Raimundo Martins Romeo; do Pró-Reitor de Extensão, Fábio Barboza Passos; do Pró-Reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Luiz de Matos Mello; do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega; da Coordenadora do Comitê Gestor da Agenda Acadêmica, Maria Lúcia Melo Teixeira de Souza; do Presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck; da Professora da Escola de Enfermagem, Sidênia Alves Sidrião, e do Professor do Instituto de Física, Paulo Murilo Castro de Oliveira.

 

A cerimônia começou com o coro de câmara do projeto de extensão, “Centro de Estudos e Iniciação Musical”, que apresentou um programa com músicas brasileiras. José Raimundo Romeo falou sobre a importância da Universidade e lembrou do sucesso da primeira Agenda Acadêmica da UFF, que na época, recebeu 25 mil visitantes em apenas uma semana.

 

O Prof. Paulo Murilo Castro falou sobre o desenvolvimento da Ciência no Brasil na conferência de abertura e, citou diversos cientistas que contribuíram para o avanço das pesquisas no país. Ressaltou ainda a importância da graduação - “Precisamos formar mais e melhor” - enfatizou. O Reitor, Prof. Roberto Salles, destacou a importância da pesquisa científica para a sociedade, em especial aquela realizada em instituições públicas - “95% da pesquisa no Brasil é feita em instituições públicas” - frisou.

 

No encerramento foi feita uma homenagem a 22 cientistas brasileiros, indicados por Unidades de Ensino da UFF. A Profª. Izabel Paixão do Instituto de Biologia da UFF, uma das homenageadas, fez questão de falar sobre a qualidade da Ciência desenvolvida no Brasil. Lembrou ainda do cientista Carlos Chagas Filho, que acreditava que “na Universidade só se ensina porque se pesquisa”.

 

Mesa com autoridades Coral do CEIM

 
Desenvolvido pelo NTI Setor - Web/Setor de Imprensa e Comunicação - Tainá Soares Teixeira (CPIEX-PROEX)