Revista Virtual de Química

A Revista Virtual de Química é uma publicação eletrônica (ISSN 1984-6835) bimestral, sem fins lucrativos, com difusão gratuita na Internet via a World-Wide Web da Sociedade Brasileira de Química e visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgação na língua portuguesa ou inglesa para alunos e professores de graduação e pós-graduação.


A Revista Virtual de Química tem classificação no extrato B3 do Qualis (CAPES) e é indexada nas seguintes bases de dados:

Notícias

 

DOI nos artigos da RVq

 
A Revista Virtual de Química (RVq) agora tem o número DOI em seus artigos.
O DOI (Digital Object Identifier ou Identificador de Objeto Digital) é um identificador de conteúdos em ambiente digital.
O DOI é a certeza de que o artigo científico foi publicado eletronicamente em um periódico.
No Brasil, a plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus currículos Lattes.
 
Publicado: 2014-02-08 Mais...
 
Mais Notícias...

Vol. 7, No 3 (2015): Revista Virtual de Química (Ensino de Química)

Sumário

Capa, Corpo Editorial, Sumário

Capa, Corpo Editorial, Sumário PDF
  i-vi

Editorial

Número Especial em Ensino de Química Resumo PDF
Marcia Narcizo Borges 793

Artigos

As Contribuições do Subprojeto de Química do PIBID-UEMS na Formação Inicial dos Estudantes de Licenciatura da UEMS na Unidade de Dourados: Um Estudo de Caso Resumo PDF
Débora Antonio da Silva, Noé de Oliveira, Edemar Benedetti Filho, Antonio Rogério Fiorucci 794-810
Panorama dos Cursos de Licenciatura em Química Ofertados pelas Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná Resumo PDF
Daiana Marafão, Adriana Cristina Gluitz, Larissa Macedo dos Santos 811-822
Ensino da Tensão Superficial na Graduação Através de Experimentos Fáceis que não Requerem Infraestrutura Laboratorial Resumo PDF
Samantha Husmann, Elisa S. Orth 823-834
Jornal Virtual para a Educação em Química: Itinerário para sua concepção, Fundamentos e Estrutura Resumo PDF
Clayane C. Santos, Hawbertt R. Costa, Cícero W. B. Bezerra 835-848
Construção de um Modelo Molecular: Uma Abordagem Interdisciplinar Química-Matemática no Ensino Médio Resumo PDF
Florence M. C. de Farias, Renata R. Del-Vecchio, Fernanda Regina R. Caldas, João Augusto M. Gouveia-Matos 849-863
Integração entre Internet e Prática Docente de Química Resumo PDF
Luiz Gustavo R. Rolando, Roberta Flávia R. R. Vasconcellos, Esteban L. Moreno, Daniel Fábio Salvador, Maurício Roberto M. P. da Luz 864-879
A Química como Vocação: Basta Melhorá-la no Ensino Médio Resumo PDF
Bárbara V. da Silva, Michelle Jakeline C. Rezende, Lidilhone Harmerski, Márcia Rosa de Almeida, Leandro Damiano Saldanha, Lucas T. S. A. Azevedo, Gabriel S. Abreu, Maria Angélica N. T. Santiago, Ricardo B. de Alencastro, Angelo C. Pinto 880-892
Basicidade e Acidez, da Pré-História aos Dias Atuais Resumo PDF
Esteban L. Moreno, Eduardo M. Martins, Krishnaswamy Rajagopalc 893-902
O Laboratório Didático de Química (LaDQuim): Um Espaço não-Formal de Ensino do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a Promoção do Letramento Científico e da Formação Cidadã Resumo PDF
Antonio Carlos O. Guerra, Cássia C. Turci, Tatiana V. Francisco, Fabiana L. dos Santos, Ursula S. A. Rodrigues, Fernanda R. de Souza, Bruno C. Collin, Marcos Anderson A. S. Santos, Felipe D. da Conceição, Marcelo T. Lima, Edson D. Nóbrega Júnior, Paula M. L. dos Santos, Joaquim Fernando M. da Silva 903-914
A Construção de uma Concepção Mais Ampla sobre a Natureza das Ciências em uma Turma do 9º ano: Um Estudo de Caso Resumo PDF
Roberto Dalmo V. L de Oliveira, Lucidéa G. R. Coutinho, Maura V. Chinelli, Glória Regina C. P. Queiroz 915-927
Proposta de Pesquisa: Detectar o Nível de Competências em Química e Habilidades de Estudo de Ingressantes da Escola de Ciências da Saúde Resumo PDF
Flavia C. Zacconi, Leonor Marambio 928-934
Análise dos Percursos Teórico-Metodológicos dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Química da Universidade Federal Fluminense após 10 anos da Reforma Curricular: 2003 - 2013 Resumo PDF
Carlos Magno R. Ribeiro, Márcia N. Borges, Eluzir P. Chacon 935-949
Revista Digital como Recurso Tecnológico para o Ensino de Bioquímica na Educação Básica Resumo PDF
Luciana Maria J. B. Gomes, Jorge C. Messeder 950-961
Contribuições da Educação de Jovens e Adultos para a Formação Inicial de Professores de Química Resumo PDF
Adriana V. Rossi, Silvana Maria C. Zanini 962-976
A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão Resumo PDF
Laís J. Callegario, Cassiana B. Hygino, Vanessa Leandro O. Alves, Fernando José Luna, Marília L. Paixão 977-991
Ensino de Química no PROEJA: Uma Proposta Integradora das Relações entre a Sala de Aula e um Fórum Virtual Resumo PDF
Nilcimar S. Souza, Cherrine K. Pires, Marília P. Linhares 992-1006
Intervenção Problematizadora no Ensino de Química: um Relato de Experiência Resumo PDF
Vanessa C. Leite, Márlon Herbert F. B. Soares 1007-1029
A Videoaula “Cromatografia em Camada Delgada” e a Motivação da Aprendizagem nas Disciplinas Experimentais de Química Orgânica dos Cursos de Química, Engenharia Química e Farmácia da UFF Resumo PDF VideoAula CCD
Carlos Magno R. Ribeiro, Alessandra Leda Valverde, Mariana M. J. Ribeiro, Thiago S. G. Souza, Thayssa S. F. Fagundes, Lívia B. Bittencourt, Karen D. B. Dutra, Rosângela de A. Epifanio 1030-1055


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online